quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Xadrez

Olá pessoal,

Nesta postagem estou indicando a vocês duas apostilas que lhes serão de grande utilidade para aperfeiçoarem seus conhecimentos referentes ao xadrez.
Façam bom uso e treinem bastante.
Abraços.

http://www.cex.org.br/html/ensino/Apostilas/pdf/apostila_completa.pdf

http://pt.scribd.com/doc/51887546/curso-de-xadrez-basico

35 comentários:

  1. Poor luana casagrande 1º ano- comércio

    A lenda de sissa

    Outra famosa lenda atribui a criação do xadrez ao filósofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.

    O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à subtração de 2 elevado à 64 de uma unidade, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615 grãos.

    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  2. O xadrez surgiu na Índia com o nome Chaturanga e acabou se dissemindo pelo mundo por causa das guerras, após este período ele foi sendo modificado até chegar no modelo atual, suas táticas ficam tão conhecidas que o xadrez passou a ser utilizado nas escolas por ser um jogo onde se desenvolve o raciocínio lógico. Um dos mitos mais famosos sobre a criação do xadrez é o do jovem indiano Lahur Sessa, que na tentativa do reanimar o poderoso Rajá que perde seu filho na guerra, Sessa resolve apresenta para Rajá o jogo que deu origem ao xadrez.

    Aluna: Géssica Lazzarotto
    1° ano de comércio
    6ª da lista de presença.

    ResponderExcluir
  3. Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C.[1]
    O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.[2]
    Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr.[3] (ou xadrezistas pt.). O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso[4]. Essa teoria é suportada por um grande número de estatísticas,[5][6][7] embora alguns especialistas não aceitem a existência de tal vantagem.[7]
    A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário.[8] Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
    As competições enxadrísticas oficiais tiveram início ainda no Século XIX, sendo Wilhelm Steinitz considerado o primeiro campeão mundial de xadrez. Existe ainda o campeonato internacional por equipes realizado a cada dois anos, a Olimpíada de Xadrez. Desde o início do Século XX, duas organizações de caráter mundial, a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal vêm organizando eventos que congregam os melhores enxadristas do mundo. O atual campeão do mundo (2007) é o indiano Vishy Anand e a campeã mundial (2008) é a russa Alexandra Kosteniuk.[9]
    O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001,[10] tendo sua olimpíada específica e campeonatos mundiais em todas as suas categorias.
    O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez instituiu o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Ricardo Pires
    2º Ano de Agropecuária
    1ª- Há milhares de anos, uma jovem deusa resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, entre um exército branco que confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei.Ocorreu uma maldição sobre as peças menos a dama por que era representada por ela.Ela queria guardá-lo em um local seguro, então resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade. Mas pela ausência de regras houve muita discordância entre os jogadores.
    2ª- Atribui a criação do xadrez ao filósofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. O rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa e ele pediram um grão de trigo por cada casa do tabuleiro e o rajá cedeu e no final todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.

    ResponderExcluir
  5. Existem lendas diferentes sobre o inicio do xadrez , uma destas é a lenda de Sissa em que um filosovo criou o jogo afim de acabar com a agonia do rajá, pela perda de seu filho em batalha, o rajá gostou muito do jogo e disse ao filosovo que podia fazer um pedido de agradeçimento, o filosovo pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, 2 pela segunda e assim sucessivamente, o rajé concordou com o filosovo e aceitou o pedido, quando foi contabilizar quantos grãos de trigo se surpreendeu , pois todas as riquezas da india não supriam o pedido de grãos do filosovo, o resultado era 18.446.744.073.709.551.615 grãos.

    ResponderExcluir
  6. Mayara Fernanda-1º ano "A" comércio10 de novembro de 2011 às 07:22

    A lenda de Sissi
    Sissi criou o xadez para acabar com a agonia de um rajá, pois ele havia acabo de perder seu filho.E para amanizar a tristeza desse rajá, ela apresento o jogoo para ele.
    O rajá pergunto para sissi o que ela queria em troca, e ela pediu um grão de trigo pela primeira casa, e assim por diante ela foi dobrando ate dar as 64 casas.
    Com isso ela conseguiu18.446.744.073.709.551.615 grãos.
    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  7. Maria Clara Cardoso zanco 1°B Meio Ambiente10 de novembro de 2011 às 07:33

    Nesta lenda da criação do xadrez, conta sobre uma jovem deusa que fazia previsões de como seria o futuro. Está deusa resolveu criar um jogo de estratégia baseada numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro, denominando o jogo de xadrez.

    Na outra lenda que diz que o xadrez foi inventado para distrair um rei que estava enfermo, nos mostra como o xadrez para o nosso raciocínio lógico, principalmente quando estamos em alguma situação em que precisamos usar a matemática. Essa lenda nos conta que esse rei muito entusiasmado disse ao sábio criador do jogo do xadrez que pedisse o que quisesse de recompensa.Então o sábio pediu uma moeda de prata para a primeira casinha do tabuleiro, e que a cada casinha aumentada dobrasse o numero de moedas.A principio o rei achou muito pouco, mas pediu que seus súditos dessem o que ele pediu, mas na hora de calcular eles descobriram que o que o sábio havia pedido era muito maior do que se podia imaginar, e que seria impossível paga-lo acabou .E o jovem acabou abrindo mão do pedido, o rei o nomeou seu conselheiro.

    ResponderExcluir
  8. Lorraine Souza 1 ª "a" Meio Ambiente integral10 de novembro de 2011 às 07:40

    A lenda de Sissa

    Diz a lenda de Sissa que o filósofo indiano Lehur Sissa , criou o xadrez para acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha , Sissa apresentou a raja informando que a sua pratica traria um enorme conforto espiritual ,Logo Raja , ofereceu a Sissa a recompença que ele queresse , Sissa simplesmente pediu um grão de trigo pela primeira casa , dois pela segunda , quatro pela terceira e assim sussivamente , dobrando a quantidade em cada progressão até chegar na ultima casa de numero sessenta e quatro , o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que pagassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida pelo o poderoso raja.
    Assim Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    Lorraine Souza Silva , 1ª "a" Meio Ambiente integral

    ResponderExcluir
  9. lucivaldo rupolo bertoncello (agropecuaria 1º B)10 de novembro de 2011 às 07:52

    Realmente é dificio saber como surgio o jogo de xadres;tem varias lendas uma delas que eu mais acredito é que o jogo tenha surgido de tatica de guerrilha já que o jogo lembra uma guerra onde o mais estrategista vence ,onde os maiores tem mais poder e lembra um campo de batalha onde as peças são os guerreiros e o tabuleiro é o campo de batalha.

    ResponderExcluir
  10. Jose Aparecido da Silva Junior 1b Agropecuaria10 de novembro de 2011 às 07:57

    Entre as lendas que lí uma que chamou muita minha foi a lenda de síssa.
    Bom síssa era uma deusa que previa o futuro,e resouvel criar um jogo como se fosse uma guerra entre peças bracas e negras.
    Ela jogou o xadrez na India para seus pais não quebrarem o jogo e os indianos acharam e começaram a jogar e inventar novas regras, e quando caíssa resouveu pegar seu jogo de vouta para mostrar a seus pais, mais o jogo ja estava muito conhecido na terra e para protege-lo resolveu deixa-lo na terra e assim tor nou-se tão tradicional até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  11. Valteir Barreto Mariano. Meio Ambiente 2 ano "b"10 de novembro de 2011 às 07:59

    O xadrez no longo da historia vem sendo colocado como o jogo que exercita o cerebro. À varios tipo de lenda e mito sobre a mesma que faz a gente entender que o xadrez surgiu para alegrar, pois tudo era igual e não tinha diferença por isso,que o xadrez hoje é considerado como um dos jogos mais jogados no mundo.

    ResponderExcluir
  12. Renata Campos Yaoita nº21
    Curso Técnico em Meio Ambiente 2º ano "B"

    Existem vários mitos que envolvem o xadrez entre eles está a de um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa que habitava numa província indiana chamada Taligana onde havia um rajá que acabara de perder seu filho em uma batalha e estava muito triste, então Lahur Sessa lhe ofereceu o jogo de xadrez, em que ele jogou e aceitou a proposta que lhe foi oferecida e se encantou com tamanha inteligencia do criador,pois este deu-lhe conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

    ResponderExcluir
  13. Claudemir Bierhals
    Curso Técnico em Meio Ambiente 2º ANO "B"

    Não se sabe ainda aonde ocorreu a criação do xadrez e não há dados históricos que confirmem a origem do jogo. Alguns historiadores atribuem sua criação ao Rei Salomão, que governou Israel de 961 AC a 922 AC;mas existem outras pegadas na história que deixam a duvidar desta hipótese.
    Um dos mitos mais conhecidos é o do indiano
    Lahur Sessa que apresentou o jogo ao poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha e lhe disse que o jogo iria tirá-lo da depressão que estava e lhe apresentou uma proposta que este viera a aceitar,Sessa apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria o principal seria o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

    ResponderExcluir
  14. Aluno: Ruberto Fernndo
    Turma: Agro 1 "B"

    Diz a lenda de Caissa há milhares de anos, uma jovem dizia que fazia varias previsões como seria o futuro. Ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo era uma guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei.
    Os oito peões podiam andar duas casas na primeira jogada, as duas torres podem fazer o roque, os dois bispos foram espelhados nos do tempo da inquisição, os dois cavalos podem saltar por cima das muralhas inimigas ou de suas próprias, A dama foi feita como referência à própria deusa e o rei foi feito como os grandes generais.
    Mas todos receberam um tipo de maldição e os peões não podia captura a peça adversária que estava na frente, as torres tiveram que se movimenta em horizontal e vertical, os bispos não poderiam se movimenta horizontal e vertical mais sim diagonal, os cavalos só poderiam anda em L, a dama não sofreu nenhuma maldição e o rei não pode se aproxima uma casa do rei adversário.

    ResponderExcluir
  15. O Xadrez é um esporte que abrange muitas áreas do conhecimento humano. O jogo em si, não passa de algumas peças de diferentes tamanhos e formatos, que são colocadas sobre um tabuleiro quadriculado com 64 casas, sendo elas claras e escuras, alternadamente. No entanto, não é tão simples jogar, pois requer uma capacidade de raciocínio rápido, agilidade mental e também percepção, fatores que exercitam de forma saudável e competitiva, o cérebro do homem.
    O esporte vem sendo praticado há muitos anos. Porém, não se sabe ao certo como surgiu. Há várias lendas de como pode ter surgido, mas historiadores acreditam que tenha mais de 3.000 anos a.C, pois existe uma pintura que retrata duas pessoas jogando algo parecido com o xadrez, sendo este, o mais antigo registro. Apesar disso, a lenda do Sessa, é a mais aceita.
    De acordo com a lenda, o xadrez foi inventado a cerca de 1950 anos, por Sessa, um hindu que inventou o jogo a fim de distrair seu Rei. O Rei por sua vez, ficou tão animado, e concedeu ao homem a liberdade de escolher o que ele quisesse, como recompensa. O jovem, ao invés de pedir grandes riquezas, pediu ao rei, grãos de trigo, onde receberia um grão pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda casa, e assim sucessivamente, dobrando o valor de grãos a cada casa, até chegar a casa 64, conforme o tabuleiro. Seu pedido surpreendeu o Rei. Então ele ofereceu um grande saco de grãos de trigo ao jovem Sessa. O jovem recusou o pedido, e disse que queria receber o que tinha pedido. Depois de muito tempo, os responsáveis por fazer os cálculos para o Rei, conseguiram terminar as contas, para determinar a quantidade de grãos que Sessa iria receber. A quantidade determinada foi de dezoito quintrilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinqüenta e um mil e, seiscentos e quinze, grãos. O Rei percebeu que seria praticamente impossível cumprir com a promessa, então, conversou com Sessa, propondo-o uma nova recompensa. Entretanto, o jovem apenas perdoou a dívida, pois seu real objetivo era fazer com que o Rei percebesse o cuidado que deve ter ao tomar decisões. Por fim, Sessa tornou-se conselheiro do Rei.

    ResponderExcluir
  16. Tatiane de Lima Giuriti Agropecuária 1 "B"

    Na lenda que eu li contava a história de um rajá que estava cansado de jogar os jogos de sorte e queria um jogo que usasse mais a inteligência e a sabedoria,então ele pediu pra um sábio do seu reino criar um jogo assim, e isso foi feito, ai o rei queria gratifica-lo pelo serviço mas ele não queria aceitar,até que depois do rei insistir bastante, ele disse que queria um tabuleiro de Xadrez cheio de grãos de trigo, sendo que a primeira casa deve ter um grão, a segunda deve ter dois, a terceira deve ter quatro, a quarta deve ter oito, e assim sucessivamente, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes, o raja pediu pra isso ser feito pelos seus melhores matemáricos, depois de um tempo eles descobriram que não dava pra ceder ao sábio esse desejo, porque nem todo o grão de trigo da Índia não era suficiente, ai o sádio disse que já sabia disso.
    Depois de ler essa lenda, eu entendi que os criadores do xadrez foram pessoas sábias, muito inteligentes com grande capacidade matemática, lógica e mental

    ResponderExcluir
  17. Conta uma lenda que a milhares de anos uma jovem deusa que fazia previsões de como seria o futuro. Resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez .O jogo é baseado em uma guerra entre um exercito branco contra um exercito negro. Cada exercito é formado por 8 Peões, 2 Cavalos, 2 Torres, 2 Bispos, 1 Dama e 1 rei.Cada peça recebeu habilidades e maldições.
    Os pões recebeu a habilidade de andar duas casas na primeira jogada e maldição de não poder atacar os adversários que estivessem em sua frente, podendo atacar apenas na diagonal.
    Os cavalos receberam a habilidade der pular as muralhas inimigas e suas próprias e a maldição de andar e atacar sempre em L.
    As torres receberam a habilidade de fazer o roque e a maldição de só poder se movimentar em diagonal.
    Os bispos por serem muito cruéis receberam a maldição de só se movimentar em diagonal.
    A dama foi feita em homenagem a deusa, por isso não recebeu nenhum maldição.
    O rei foi criado para ser o general, e recebeu a habilidade do roque e a maldição de não poder se aproximar da casa do rei adversário.
    Com o jogo feito, a deusa deveria arrumar um local para esconder o jogo pra que seus pais não o destruicem.então a deusa resolveu jogar o jogo e em um lugar qualquer da terra.O xadrez foi parar na Índia onde ganhou grande popularidade,e estava trazendo muitas discordância com isso foi criadas as regras, que deveriam ser seguidas por todos que pratica-sem o jogo.Depois de muito tempo Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar para seus pais.Mas ela percebeu que o xadrez era um jogo muito conhecido e jogado e resolveu deixa-lo pra Terra pra sempre.As lendas sobre o xadrez de certa forma contribuíram bastante por exemplo no processo de ensino e aprendizado.Daniely Camila 1ªB Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  18. Jéssica Estéfani Lima 'meio ambiente 1° a10 de novembro de 2011 às 16:33

    o xadrez é um jogo de estratégia, que requer muita atenção. existe várias lendas que contam como o xadrez foi inventado.
    hoje em dia o xadrez é o segundo esporte mais praticado no brasil, logo após do futebol, apesar de ser um jogo brilhante, ele não tem o status que merece.
    o xadrez é um jogo constituído por 16 peças brancas e 16 negras, sendo um rei branco e um negro,uma dama branca e uma negra, duas torres brancas e duas negras, dois cavalos brancos e dois negros, dois bispos brancos e dois negros, oito peões brancos e oito negros.
    o xadrez é um esporte muito bom pra mente, ele nos faz pensar mais e raciocinar melhor, com ele agente tem mas noção de tempo e espaço, sendo assim um esporte sadio à nossa mente.

    ResponderExcluir
  19. Everson Souza (meio ambiente 1º A10 de novembro de 2011 às 16:44

    O xadrez surgil a mais de Mil e quinhetos anos na Índia e com o passar dos tempos foi se modificando cada veis mais ate que chegol no jogo que conhesemos hoje.
    O xadrez é um jogo de estratégia e tem que tre muito raciosinio muito logico para se ganhar a pratida e cada tipo de peça tem seu movimento e assim fica mais defisio o raciosinio logico.
    A varias maquinas que um grupo de pessoas criarão para ter um nivio mais avansado de jogo
    Mais ainda tem varias pessoas que consegem ganhar dela.

    ResponderExcluir
  20. LENDAS DO XADREZ
    Aluno: Weverthon José Neto Lopes Santos
    Profº: Claudionor Nunes Cavalo
    corso: Meio Ambiente B
    a lenda de caíssa
    Nessa lenda diz que cada pessa tinha um triunfo mais tinha uma maldição também. o Jogo era formado por 8 Peões, 2 Cavalo, 2 Torres, 2 Bispo, uma Dama e um Rei.
    Os Peões receberão a abilidade de pular duas casa na primeira jogada mais recebeu também uma maldiçãao que nao podia comer os adversario que tivesem na sua frente podedo entao so comer para as diagonais.
    Os Cavalos receberão a abilidade de saltar qualquer peça mais ganhou uma maldiçao que so podia andar em L.
    As Torres recebeu uma abilidade de fazer o Roque mais quanhou uma maldição que só podia andar na vertical e na horizontal.
    Os bispo foram espalhados pelo tabuleiro podendo mais foi amaudiçoado nao podia andar na horizontal e nem na vertical podendo assim so andar nas diagonais.
    A Dama foi feita perfeita nao recebendo nenhuma restiçãose espelhando na deusa que criou o jogo.
    O Rei recebeu uma maldiçao de nao poder chegar perto do outro Rei adiversario.
    Após termina o jogo a deusa pensou em mostra para seus pais mais ficou com mede deles trestuirem o jogo entao pegou o jogo e mandou para a china onde recebeus novas regras depois que o jogo foi reconhecido a deusa ia levalo para mostra para seus pais mais deixou ali mesmo ja que estava tao reconhecido.

    A Lenda De Malba Tahan
    A lenda diz que um caro homen chamado Malba Tahan criou o jogo para o seu Rei que estava muito triste com a perda de seu filho na querra o rei chamou o homen para mostra o jogo o homen mostrou e ensinou as regras tendo feito isso o rei gostou muito e disse que ele podia pedir qualquer reconpensa que quiser o homen falou que queria somete um grau de trigo pela primeira casa, dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, dezesseis pela quinta, e assim sucessivamente, até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro. O rei ficouadimirado com tanta humildade no seu pedido mais depois o rei pedio para os matematicos que fisecem a conta para ele pagar o pobre home muitos dias depois chegou os matematicos com o resultado disse assim rei nao temos o suficiente para pagar o homen o rei disse como assim nao os matematicos disseram que deram 18 446 744 073 709 551 615 mil grões de trigo o homen umilde retirou seu pedido e o rei pagou 100 sequins de ouro para o homen.

    ResponderExcluir
  21. Existem varias lendas sobre o xadrez, mas a mais interessante delas é aquela que atribui a um jovem brâmane indiano que inventou um jogo para o seu rajar que tinha perdido seu filho em uma guerra e estava meio deprimido. E um dia o raja foi visitado por Sessa que lhe apresentou um tabuleiro com 64 casa brancas e negras que representava a infantarias, e Sessa explicou que a pratica do jogo iria lhe trazer conforto espiritual. O rajar contente com o jogo resolveu dar uma recompensa ao jovem, que pediu que ele o pagasse com graus de trigo, que na 1º casa do tabuleiro e colocasse um grau de trigo, na 2º dois graus, na 3º quatro graus e assim suscetivelmente, e o raja ordeno aos seus contadores que calculasse e pagassem o jovem Sessa, mas ao terminarem de fazer as contas viram que não poderia paga-lo, pois o resultado seria suficiente para cobri todo o reino do rajar. Impressionado com a inteligência de Sessa ele convidou o para ser seu principal vizir e ele foi perdoado da divida dos grãos.


    Aluno: Roniel Lobo da Silva
    Serie: 1º B meio ambiente

    ResponderExcluir
  22. Existem varias lendas sobre o xadrez, mas a mais interessante delas é aquela que atribui a um jovem brâmane indiano que inventou um jogo para o seu rajar que tinha perdido seu filho em uma guerra e estava meio deprimido. E um dia o raja foi visitado por Sessa que lhe apresentou um tabuleiro com 64 casa brancas e negras que representava a infantarias, e Sessa explicou que a pratica do jogo iria lhe trazer conforto espiritual. O rajar contente com o jogo resolveu dar uma recompensa ao jovem, que pediu que ele o pagasse com graus de trigo, que na 1º casa do tabuleiro e colocasse um grau de trigo, na 2º dois graus, na 3º quatro graus e assim suscetivelmente, e o raja ordeno aos seus contadores que calculasse e pagassem o jovem Sessa, mas ao terminarem de fazer as contas viram que não poderia paga-lo, pois o resultado seria suficiente para cobri todo o reino do rajar. Impressionado com a inteligência de Sessa ele convidou o para ser seu principal vizir e ele foi perdoado da divida dos grãos.


    Aluno: Roniel Lobo da Silva
    Serie: 1º B meio ambiente

    ResponderExcluir
  23. LENDA DO XADREZ
    prof:claudionor aluno:jhon keslley agro:1°"B"

    A muito tempo atrás uma deusa fazia previsões de como seria a guerra no futuro...por isso que o xadrez parece que está acontecendo uma guerra no decorrer do jogo, com cavalos,reis, dana, bisto, torre, e os pião
    E eles trava um combate ate que o rei seja capturado

    ResponderExcluir
  24. Emerson Felipe Bernacz Meio Ambiente11 de novembro de 2011 às 03:19

    Lenda da origem do xadrez
    "Conta-se que o rajá entediado com jogos em que a sorte acabava prevalecendo sobre a perícia e a habilidade do jogador, pediu a um sábio de sua corte,que inventasse um jogo que valorizasse qualidades nobres, como a prudência, a diligência, a lucidez e a sabedoria.
    Passado algum tempo, o sábio se apresentou ao rajá com sua invenção. Tratava-se de um tabuleiro quadriculado, sobre o qual se movimentavam peças de diferentes formatos, correspondendo cada formato a um elemento do exército indiano: Carros (Bispos), Cavalos, Elefantes (Torres) e Soldados (Peões), além de um Rei e um vizir (Rainha.O sábio explicou que escolheu a guerra como tema porque é a guerra onde mais pesa a importância da decisão.
    O rajá ficou encantado com o jogo e concedeu o direito a pedir o que quisesse como recompensa:
    Desejo, como recompensa, um tabuleiro de Xadrez cheio de grãos de trigo, sendo que a primeira casa deve ter um grão, a segunda deve ter dois, a terceira deve ter quatro, a quarta deve ter oito, e assim sucessivamente, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes.
    Então o rajá ordenou aos seus matemáticos que calculassem a quantia exata que deveria ser paga, e descobriu, para sua consternação, que todo o trigo da Índia não era suficiente, aliás, todo o trigo cultivado no mundo, durante dezenas de anos, não seria suficiente! A quantia era 264 - 1 grãos de trigo, que corresponde à soma da série:

    1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32 + 64 + 128 + 256 + 512 + 1.024 + 2.048 + 4.096 + ... + 9.223.372.036.854.775.808, isto é, 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo!
    E o sábio disse que já sabia que sua recompensa não poderia ser paga, pois aquela quantidade daria para cobrir toda a superfície da Índia com uma camada de quase uma polegada de espessura."

    ResponderExcluir
  25. Daniely Camila 1ªB Meio Ambiente11 de novembro de 2011 às 05:19

    As lendas contribuiram para o processo de ensino e aprendizado.
    Conta uma lenda que a milhares de anos atrás uma jovem deusa que fazia previsões do futuro. Decidiu fazer um jogo que era baseado em uma guerra de um exercito branco contra um exercito negro.Cada exercito era formado por 8 Peões, 2 Cavalos, 2 Torres, 2 Bispos, 1 Dama e 1 Rei.Cada uma dessas peças recebeu habilidades e maldições.
    Os peões receberam a habilidade de andar duas casas na primeira jogada e a maldição de não poder atacar os adversários que estiverem em sua frente, podendo atacar apenas na diagonal.
    Os cavalos receberam a habilidade de pular as muralhas de seus adiversários e ou de suas próprias e a maldição de andar e capturar sempre em L.
    As torres receberam a habilidade de fazer o roque e maldição de só andar na vertical e na horizontal.
    Os bispos por serem muitos cruéis receberam a maldição de só andar na diagonal.
    A dama foi feita em homenagem a própria deusa por isso não recebeu nenhum maldição.
    O rei foi feito pra ser o general e recebeu a habilidade de fazer o roque e a maldição de não poder se aproximar da casa do rei adversário.
    Com jogo feito, ela tinha que esconder o jogo de seus pais pra que não o destruicem, o jogo foi jogado na terra e foi parar na Índia onde ganhou popularidade, so que estava trazendo discordânia, então foi criadas as regras que deveriam ser seguidas por todos os jogadores de xadrez.Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar para seus pais, mas ela pode percebe que o xadrez era um jogo muito conhecido e jogado e decidiu deixa-lo pra sempre na terra.

    ResponderExcluir
  26. Larisa Camila Grapiuna Turma: Comercio11 de novembro de 2011 às 06:35

    Lenda de xadrez




    Esta é uma das lendas sobre o surgimento do xadrez, mostrando um lado mais místico para o surgimento desse antigo e interessante jogo que fascina milhões de pessoas pelo mundo.

    "Conta-se que o rajá indiano Balhait, entediado com jogos em que a sorte acabava prevalecendo sobre a perícia e a habilidade do jogador, pediu a um sábio de sua corte, chamado Sissa, que inventasse um jogo que valorizasse qualidades nobres, como a prudência, a diligência, a lucidez e a sabedoria, opondo-se às características de aleatoriedade e fatalidade observadas no nard (antigo jogo indiano com dados).

    Passado algum tempo, Sissa se apresentou ao rajá com sua invenção. Tratava-se de um tabuleiro quadriculado, sobre o qual se movimentavam peças de diferentes formatos, correspondendo cada formato a um elemento do exército indiano: Carros (Bispos), Cavalos, Elefantes (Torres) e Soldados (Peões), além de um Rei e um vizir (Rainha). Sissa explicou que escolheu a guerra como tema porque é a guerra onde mais pesa a importância da decisão, da persistência, da ponderação, da sabedoria e da coragem.

    O rajá ficou encantado com o jogo e concedeu a Sissa o direito a pedir o que quisesse como recompensa. Sissa tentou recusar a recompensa, pois a satisfação de ter criado o jogo, por si só, já lhe era gratificante. Mas o rajá insistiu tanto que Sissa concordou em fazer um pedido:

    - Desejo, como recompensa, um tabuleiro de Xadrez cheio de grãos de trigo, sendo que a primeira casa deve ter um grão, a segunda deve ter dois, a terceira deve ter quatro, a quarta deve ter oito, e assim sucessivamente, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes.

    O rajá se recusou a satisfazer um pedido tão modesto, e tentou persuadir Sissa a escolher uma recompensa mais valiosa. No entanto, Sissa disse que para ele bastava que lhe fosse conferida aquela recompensa, e nada mais.

    Diante disso, o rajá ordenou que lhe dessem um saco de trigo, julgando que nele haveria pagamento de sobra, mas Sissa se recusou a aceitá-lo. Disse que não queria nem um grão a mais nem a menos do que lhe cabia receber.

    Foi só então que o rajá ordenou aos seus matemáticos que calculassem a quantia exata que deveria ser paga, e descobriu, para sua consternação, que todo o trigo da Índia não era suficiente, aliás, todo o trigo cultivado no mundo, durante dezenas de anos, não seria suficiente! A quantia era 264 - 1 grãos de trigo, que corresponde à soma da série:

    1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32 + 64 + 128 + 256 + 512 + 1.024 + 2.048 + 4.096 + ... + 9.223.372.036.854.775.808, isto é, 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo!

    Para alívio do rajá, Sissa disse que já sabia que sua recompensa não poderia ser paga, pois aquela quantidade daria para cobrir toda a superfície da Índia com uma camada de quase uma polegada de espessura."

    ResponderExcluir
  27. Amanda Bender - Meio Ambiente 1A11 de novembro de 2011 às 07:10

    O Xadrez é um jogo muito antigo, jogado há muito tempo em vários países, e a explicação de sua origem existem muitas lendas. Os historiadores atuais dizem que sua origem vem de um jogo hindu conhecido por "Chaturanga", que viajou da Índia para o Ocidente e ganhado o nome de "Chantraj" no Oriente Próximo, antes de assumir o nome e a forma do jogo moderno, o Xadrez ou Chaturanga, por sua vez, teria se originado do Xiang Qi, um jogo chinês.
    Um exemplo de lenda sobre a criação do xadrez é a do MONGE SISSA : A lenda de Sissa é a mais conhecida, e tem várias versões. Uma delas conta que o monarca perdeu seu filho em uma guerra com o seu vizinho, e de tão desesperado estava descuidando dos negócios do reino pois, estava mergulhado em uma tristeza muito grande, então o monge foi procurado pelos ministros do rei, que estavam preocupados não só com a saúde do reino, mas temendo pela saúde mental do monarca então Sissa vai visitar o monarca, e propõe a ele um novo jogo, que havia inventado. O monarca concorda mas sua atenção começa a despertar quando percebe que a disposição das peças repetia a formação dos exércitos no dia fatídico da morte de seu filho. O jogo se desenrola, e as peças repetem os movimentos que aconteceram naquela batalha, com uma peça destacando-se pela sua mobilidade e poder e conforme a partida avançava, torna-se claro que a vitória só chegaria pelo sacrifício da peça que representava o príncipe. O monarca então entendeu que seu filho dera sua vida pelo reino, e conseguiu aceitar esta perda. Feliz com o alívio que havia chegado pelo novo conhecimento, o monarca propõe ao monge Sissa que peça um prêmio. Sissa, a recusa, mas diante da insistência do monarca, ele sorri e pede grãos de trigo. Um grão na primeria casa, do tabuleiro, dois grãos na segunda, quatro na terceira, e assim por diante, até preencher o tabuleiro. O rei espanta-se, achando que era muito pouco trigo, e ordena a seu primeiro-ministro que providencie o pagamento, sem esconder sua decepção pelo monge ter pedido algo tão pequeno, porém quando o ministro completa os cálculos, fica claro que é um preço impagável. A quantidade de grãos de trigo supera todas as colheitas de trigo da história da humanidade!

    ResponderExcluir
  28. A LENDA DE SISSA



    Outra famosa lenda atribui a criação do xadrez ao filósofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.

    O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à subtração de 2 elevado à 64 de uma unidade, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615 grãos.

    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  29. Romario Almeida de Souza11 de novembro de 2011 às 12:01

    A mil e quinhentos anos atras o famoso jogo de xadres foi inventado com a finalidade de buscar novas rotas comerciais era um jogo que demonstrava imtermédios de muitas querras e batalhas vividas na quela época uma das características principais do jogo era ser conhecido como jogo dos reis ou rei dos jogos. Mas o xadres foi sofrendo muitas mudanças que acabou chegando no que é hoje. Com o crecimento da internete o jogo que era conhecido só na Índia dicipou pelo mundo todo e hoje em dia a varias lendas que constroi a história do xadres de forma que torna mais interesante o jogo. As mudanças que este jogo sofreu nos ultimos tempos uma das principais foi a rainha que no seculo XIX as rainhas Isabel II e victória deu força a ranha e hoje tem boms movimentos e a outra peça que ganhou premiação foi o peão que se chegar ao outro lado pode virar qualquer peça menos o rei é claro . Com tudo isso o xadres tornou-se o jogo lendario dos jogos.

    ResponderExcluir
  30. Dionatan .R.Gomes 1°B M.A11 de novembro de 2011 às 17:08

    A lenda de Caíssa

    Pelo que eu pude enteder Caíssa resolvei criar
    o xadrez baseando -se numa guerra.Isso ela ela teria mais abilidades,em como sem defende ,contratacar,..etc.. em uma guerra ,ja que o XADREZ e basicamente um canpo de guerra..

    ResponderExcluir
  31. Por : Rafael J. 1º Ano Comércio

    Há milhares de anos, uma jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso, ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei.

    Os peões receberam a habilidade de andar duas casas na primeira jogada, mas uma maldição os impossibilitou de atacar seus adversários que estivessem em sua frente, podendo apenas atacar os que estivessem na diagonal.

    As torres receberam a habilidade de fazer o roque, mas foram amaldiçoados e só poderiam andar na horizontal ou vertical.

    Os cavalos receberam a habilidade de saltar por cima das muralhas inimigas ou de suas próprias, mas receberam a maldição e só poderiam andar ou atacar em L.

    Os bispos foram espelhados nos do tempo da inquisição. Devido à sua grande crueldade, foram amaldiçoados e proibidos de fazer qualquer movimento na horizontal ou vertical. Destarte, poderiam fazer-se apenas de movimentos diagonais.

    A dama foi feita como referência à própria deusa. Por isso, não recebera nenhuma restrição.

    O rei foi feito como os grandes generais, que mandam seus comandados à batalha sem remorso e sem preocupação se eles irão retornar vivos. Foi-lhe dado a maldição de não poder aproximar-se uma casa do rei adversário.

    Feito o jogo, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destrui-lo-iam. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade. Mas devido à ausência de regras, houve muita discordância entre os jogadores. Por isso eles resolveram fazer regras, que fossem seguidas por qualquer pessoa. Depois de muitos anos, Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar à seus pais. Mas quando ela percebeu que o xadrez era muito conhecido e jogado, resolveu deixá-lo na Terra definitivamente.

    ResponderExcluir
  32. Lucas Valero Macedo
    Agropecuaria 2Ano "A"

    Lendas da Criação do Xadrez!
    O xadrez se originou no pais da india.
    Umas das lendas mais aceita da origem do xadrez é a lenda do jovem indiano chamado Lahur Sessa. Num poderoso reino da india antiga existia um poderoso Rajá que tinha perdido o filho em uma batalha, assim com o acontecido deixou-se de se importar com o reino e com si mesmo. Um dia desses qualquer o Sessa foi visitar o poderoso Rajá que apresentou um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças. Sessa explicou que com o jogo o rajá se sentiria a vontade/confortado espiritualmente/tranquilo que iria encontrar a cura para seu sofrimento, oque realmente ocorreu.Com o Rajá ja "curado" insistiu que Sessa pedisse uma recompensa para essa grande criação. Sessa entao pedia um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com uma recompensa tao modesta que Sessa pediu ele ordenou que fosse pago a quantia de grões para sessa imediatamente. Depois que os sabios de raja fizeram os calculos descobriram que a safra de 2.000 anos nao seria suficiente para pagar sua divida com Sessa. Admirando sua esperteza, Rajá chamou Sessa para fazer parte do seu reinado onde ele quitou sua divida como Sessa.

    ResponderExcluir
  33. Angelica Sestari Agro 1 ''A''23 de novembro de 2011 às 12:26

    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosasSegundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

    O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.

    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

    ResponderExcluir
  34. KENIA JUCIENE AGRO 1"A"23 de novembro de 2011 às 14:10

    Sua criação é um grande mistério e não há dados históricos que confirmem a exata origem do jogo.
    Entre o jogo de xadrez existe diversas mitologia a mais importante é Hindu.
    A fim de distrair o seu rei, o rei da Índia ficou tão entusiasmado que ofereceu a Sissa a liberdade de escolher o que ele bem desejasse como recompensa por tão notável invento. Toda a corte esperava que Sissa fosse pedir grandes riquezas, mas ele surpreendeu a todos com o seguinte pedido: um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois grãos de trigo pela segunda casa; quatro grãos de trigo pela terceira casa; oito grãos de trigo pela quarta casa e assim sucessivamente, sempre dobrando o número de grãos da casa anterior até a casa de número sessenta e quatro. O rei meio que contrariado disse-lhe: “Um invento tão brilhante e um pedido tão simples? Escolha uma grande riqueza meu jovem, mas o jovem não quis então o rei falou para ele ser o conselheiro do rei, mas ele pensou muito.Por fim, Sissa aceitou ser conselheiro do rei.

    ResponderExcluir
  35. Amanda Sanábria, Meio Ambiente 2° A25 de novembro de 2011 às 19:16

    Em um reino muito distante havia um rei que estava muito triste.Sua vida era monótona. Para acabar com a tristeza do rei, foi proposto que alguém criasse algum jogo para distraí-lo. Foi então que o filósofo Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rei.
    O jogo consistia num grande tabuleiro quadrado, dividido em sessenta e quatro quadradinhos, ou casas, iguais. Sobre essetabuleiro colocavam-se, não arbitrariamente, duas coleções de peçasque se distinguiam, uma da outra, pelas cores branca e preta,repetindo porém, simetricamente, os engenhosos formatos esubordinados a curiosas regras que lhes permitiam movimentar-sepor vários modos. Ele explicou pacientemente ao rei, aos monarcas, vizires e cortesãos que rodeavam, em que consistia o jogo, ensinando-lhes as regras essenciais.
    Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa, ouro, prata, pedras preciosas, o que ele quisesse.
    A princípio Sissa recusou o pedido, mas, com a insistência do rei então ele pediu: – Então, o invés de ouro, prata, palácios, desejo em grãos de trigo.Dê-me um grão de trigo pela primeira casa, dois pela segunda,quatro pela terceira, oito pela quarta, dezesseis pela quinta, e assimsucessivamente, até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro.
    Todo mundo ficou espantado com o pedido. Tão pouco!
    Com pedido tão simples, o rei ficou contrariado mas, cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Todos ficaram surpresos com o resultado. Pois, nem toda a riqueza do reino era capaz de cobrir a quantia prometida. Era dois elevada a sexagésima quarta potência. O resultado é 18 446 744 073 709 551 615 de grãos.
    Sissa abriu mão de seu pedido, mas mostrou ao rei uma novamaneira de pensar. E o rei lhe convidou para ser um de seus principais coselheiros.
    Essa lenda lenda atribui a criação do xadrez ao filósofo Lehur Sissa.

    ResponderExcluir