quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Olá pessoal, bom retorno às aulas!!!

Como parte da avaliação deste bimestre do conteúdo "xadrez", vocês deverão postar um comentário sobre a história do xadrez, falando sobre as lendas de sua criação.
O comentário deverá conter o nome do aluno, sua série e seu número de chamada.
Lembrando que o comentário é individual e valerá 1,0 (um) ponto.

Vocês deverão postar a atividade até o dia 11/11/2011.

Boa pesquisa a todos.

129 comentários:

  1. O Xadrez é um jogo fabuloso e completíssimo. É o rei dos jogos de estratégia e simula uma batalha entre dois exércitos as brancas e as negras. Existe algumas lendas sobre a origem do xadrez,bom e eu irei relatar sobre uma dessas lendas.
    " Diz que num reino distante do oriente existia um rei,e este rei vivia aborrecido porque ele já tinha experimentado todo o prazer e nada tinha chamado a atenção dele, e num certo dia este rei manda chamar os filósofos da corte para que eles inventasse um jogo em que chama-se atenção dele e que ele se divertia -se.
    Depois de um mês os filósofos apresentaram um tabuleiro de xadrez e as suas respectiva peças ao rei, dai os filósofos foram recompensados não com joias e dinheiro mais eles preveriam arroz, e neste instante o rei percebe que não existia arroz suficiente para recompensar os filósofos".
    ESPERO QUE GOSTE.
    ALUNA: Gislei da Silva Jesus
    TURMA: Meio Ambiente 2ºA

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Kétherin Alexsandra S. Gomes
    Agropecuária- 2º ano A
    Nº de chamada: 14
    As teorias
    -Uma das teorias diz que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C., e era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Depois graças a comerciantes se espalhou para a China e Pérsia, mas foram os Árabes os primeiros a escrever suas regras e os responsáveis ela propagação do jogo pelo Mundo.
    -Uma outra teoria defende que sua origem está na China em 204-203 a.C. e que foi inventado por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Esse jogo conhecido como "go" tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças colocadas em "pontos".

    As regras
    As regras e os movimentos das peças sofreram alterações ao longo do tempo, mas as regras usadas hoje são as mesmas desde o século XV.
    Na Idade Média, o xadrez era jogado pela aristocrática européia, sendo proibida a sua prática entre os pobres.
    No século XIII as casas do tabuleiro passaram a ser dividas em duas cores para facilitar a visualização dos enxadristas. O duplo avanço do peão em sua primeira jogada surgiu em 1283, em um manuscrito europeu.
    Em 1485, na renascença italiana, o Ferz (uma espécie de Ministro que só deslocava-se uma casa por vez pelas diagonais) foi substituindo pela Rainha (dama)que pode se mover para todas as direções.
    Em 1561 o padre espanhol Ruy Lopez de Segura(ele foi o melhor jogador deste período) propôs a utilização do roque.Esta alteração será aceita na Inglaterra, França e Alemanha somente 70 anos depois.

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Kétherin Alexsandra S. Gomes
    Agropecuária- 2º ano A
    Nº de chamada: 14

    História do Xadrez
    A origem do xadrez não é certa, há várias lendas e teorias sobre sua origem. A quem defende que a origem seja na Índia, outros defendem que foi na China.A origem do xadrez já foi atribuída até ao rei Arthur, ao rei Salomão, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio, aos Egípcios e aos Gregos, no cerco à Tróia, para distrair os soldados. Independente de sua origem o xadrez é um do jogos mais prestigiados do mundo, sendo tratado muitas vezes como arte ou ciência.

    As lendas
    -Grãos de trigo ou Lenda de Sessa: Na Índia vivia um rei chamado Iadava que estava muito triste com a morte de seu filho o Príncipe Adjamir em uma batalha. Um homem modesto chamado Lahur Sessa criou então um jogo para distrair o rei. O jogo era constituindo por 64 casas iguais, duas coleções de peças que se distinguiam, uma da outra, pelas cores branca e preta. Com o jogo o rei percebeu que um rei nada vale sem o auxílio e a dedicação constante de seus súdito e o rei pediu para que Sessa escolhe-se uma recompensa, Sessa pediu seu pagamento em grão de trigo da seguinte maneira: um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, e assim dobrando até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro. O rei mandou calcular a quantidade de trigo para que pudesse pagar sua dívida, O número de grãos solicitados era 18.446.744.073.709.551.615, Sessa disse ao Rei que os homens mais avisados iludem-se não só diante da aparência enganadora dos números, mas também iludem-se com a falsa modéstia dos ambiciosos e se tornou o primeiro vizir do rei Iadava.
    -Lenda de Caíssa: Caíssa, uma jovem deusa estava tendo previsões de como seria o futuro. Pensando nisso, ela resolveu criar um jogo, o jogo tratava de dois exércitos (Brancos e Negros) que tentavam matar uns aos outros. Cada exército era composto por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma rainha e um rei.
    Os peões receberam da deusa a habilidade de andar 2 casas na sua primeira caminhada, mas receberam uma maldição que os impossibilitou de matar os soldados adversários que estivessem na sua frente e deixando-os matar apenas soldados que estivem na sua diagonal.
    As torres receberam a vida e a habilidade de poder fazer o roque, mas foram amaldiçoadas a só poderem andar na horizontal. Os cavalos receberam a habilidade de poder saltar por cima das muralhas inimigas ou das suas próprias muralhas, mas receberam a maldição de só poder locomover-se/atacar em L. Os bispos receberam a maldição de só poderem locomover-se/atacar na diagonal.A dama ou rainha foi feita como o espelho da deusa, sendo assim a mais poderosa de todo o jogo e a única que não recebeu nenhuma maldição.O rei foi criado para parecer iguais aos generais de guerra que logo iriam surgir. Sua inspiração aos generais é simples, pois os generais mandam soldados para a guerra sem a menor importância se eles irão retornar vivos. Uma maldição lhe foi lançada para impedir que ele se aproxime uma casa do rei adversário.j
    A jovem deusa resolveu esconder seu jogo em algum lugar antes que seus pais o vissem e o destruíssem. Caíssa resolveu jogá-lo em qualquer lugar da Terra. O jogo foi lançado, e caiu na Índia.

    ResponderExcluir
  4. Bianca Caroline Zulin
    2º Ano Curso Tec. Meio Ambiente

    Das diversas mitologias do xadrez, a mais conhecida é a do bramane indiano que cria um tabuleiro com 64 casas e leva até um poderoso rajá que a havia perdido seu filho em batalha, apresentando a ele como cura de sua depressão, e foi o que aconteceu.
    O jogo era um confronto entre dois reinos.
    Então o xadrez tem sua origem na India segundo a maioria dos pesquisadores.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Édera Luna Souza Gomes
    Meio Ambiente 2°Ano "A"
    Existem várias histórias sobre a criação do xadrez, citarei a mais conhecida delas:
    - Este mito se dá a um poderoso rajá que morava em uma província indiana,cujo nome era Taligana. o rajá havia perdido seu filho em batalha e vivia em constante depressão. Certo dia o raja recebeu uma visita de um homem, chamado Sessa, que o apresentou um tabuleiro com 64 casas brancas e pretas e com diversas peças,inclusive a do rajá. Sessa explicou a rajá que a pratica do jogo daria conforto espiritual e o ajudaria a sair da depressão, e foi o que ocorreu. Agradecido, rajá ofereceu ao homem uma recompensa pela incrível invenção e o brâmane pediu apenas um grão de trigo para a primeira casa, dois grãos para a segunda, 4 para a terceira e assim sucessivamente até o final do tabuleiro. O rajá ficou espantado com a modéstia do pedido e ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grão. Depois de terem feito os cálculos, os sábios ficaram espantados com o resultado, pois, segundo eles a safra do reino de 2.000 anos não seria suficiente para pagar o tabuleiro. Impressionado com a inteligencia de Sessa, rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, e assim Sessa perdoou a divida do rajá.

    ResponderExcluir
  6. O mito mais famoso, é que um rei de uma província indiana chamada Taligana perdeu sei filho em uma guerra e entrou em depressão, em uma visitade Sessa ao rei Rajá ele apresentou um tabuleiro com 64 casas divididas em brancas e pretas onde tinha peças que representavam um reino, o rei gostou muito do jogo e ofereceu uma recompensa a Sessa que pediu pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa, espantado como pedido o rei pediu que pagassem ele agora, os sábios do palácio foram fazer as contas e se espantaram com o resultado, pois segundo eles toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. O rei ficou impressionado com a inteligencia de Sessa e convidou-o para ser o principal vizir do reino, e Sessa perdoou a divida.

    Informações da Aluna:
    Alana Letissa Marques Schulz, n° 01, 2° ano Técnico em Meio ambiente A.

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Luiza Franco Carvalho Todeschini
    1° ano B Meio Ambiente
    N° de chamada: não sei
    Acreditava-se que em um reino distante existia um rei, esse rei estava muito entediado, então mandou que o filósofo do reino criasse algo para distração do rei, e se esse filósofo não conseguisse inventar algo que agradasse ao rei dentro de um ano, o rei ordenaria que sem a cabeça o filósofo ficasse. O filósofo se recolheu, e após uns meses ele apresentou-se ao rei com um tabuleiro de xadrez, cujo qual o rei adorou tanto que quis recompensar o filósofo, porém o filósofo não quis recompensa, mas o rei insistiu então o filósofo pediu que o rei colocasse no primeiro quadrado do tabuleiro um grão de arroz. No 2.º 2 grãos de arroz. No 3.º 4 grãos de arroz. No 4.º 16 grãos de arroz. Isto representa que em cada quadrado seria sempre posto o quadrado da quantidade de arroz que houvesse no quadrado anterior, o que equivale a um crescimento exponencial. O rei ficou admirado com o pedido do filósofo, pois esperava que este pedisse jóia ou dinheiro, então ordenou ao chefe dos celeiros que satisfizessem o pedido do filósofo. Muito espantado ficou o rei quando o chefe do celeiro chegou alarmado dizendo que não havia arroz suficiente para pagar a divida do filósofo. Sendo assim, o povo passou fome e se revoltou contra o rei, fazendo com que o filósofo se tornasse rei daquele reino muito distante e antigo.

    ResponderExcluir
  8. A origem do xadrez ainda é motivo de debate entre os historiadores do enxadrismo,a qual a teoria mais aceita é que tenha sido criado na Índia, durante a dinastia gupta por volta do século VI. Essa teoria é fundamentada nos primeiros registros literários persas e análise da etimologia das palavras empregadas no jogo e sua evolução conjunta com o xadrez.
    Mas algumas outras teorias propõem que o xadrez possa ter sido criado num período anterior em diferentes lugares como a China, Irão e Afeganistão.Estas versões exploram evidências arqueológicas, militares,literárias e recursos da filogenética em contra-posição a teoria indiana.
    Ah varios mitos associado à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa Ah varios mitos associado à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa vai visitar um poderoso rajá que estava em depressão por ter perdido o filho em uma batalha.
    Lahur apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com varias peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente sairia da depressão, o que realmente ocorreu.
    O rajá, grato, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o sessa pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que foi pedida.
    Depois de ter feito os cálculos, os sábios do rajá ficaram assustados com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
    Diz também uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte ou Ares foi inspirado por Caissa, uma ninfa.

    ResponderExcluir
  9. Existem várias lendas sobre a criação do xadrez, que a mais famosa delas foi a de que um rajá que perdeu seu filho e sofreu muita depressão e assim,sessa um dia lhe visitou e mostrou o jogo que havia criado que era o xadrez, mostrou para ele todas as peças e explicou a rajá que era um rei, que isso iria dar paz a ele e foi o que aconteceu e assim o rei pediu o que o sessa queria em troca e o sessa muito esperto pediu a quantidade de grãos que o rei não tinha e assim o rei lhe deu um cargo de mais importante antes do rei.
    Outra lenda diz que foi criado pelo grego palamendes que seria criado para destrair os principes e os soldados durante o longo periodo da cidade de troia!
    Aluno:Luan Acas Serigiolli
    Serie:2º ano do Ensino Médio integrado ao Curso técnico em Agropecuária

    ResponderExcluir
  10. Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, o Xadrez não tem uma origem definida do tipo... Não dá pra saber nem quem nem quando nem aonde ele foi inventado... Ou se ao menos foi inventado ou se ele era outro jogo que foi adaptado... Mas pelas minhas pesquisas aqui na internet, O Xadrez teve remotíssima origem no Oriente, todavia, ainda não se sabe ao certo em que país nasceu este jogo, se na China, na Índia ou na Pérsia. É certo, porém, que ele, já no século VI, era conhecido pelos persas, que, com toda probabilidade, tinham-no aprendido dos hindus. Nos séculos seguintes, o jogo também foi praticado pelos árabes, que os difundiram no mundo mulçumano e, afinal, no Ocidente cristão. Os criadores desse jogo foram pessoas altamente inteligentes ou muito astutas e com grande habilidade em matemática e uma boa capacidade lógica.
    MONIQUE SOUZA PROCÓPIO MEIO AMBIENTE 1º'A'

    ResponderExcluir
  11. Reza a lenda que o jogo foi inventado para distração de um soberano adoecido e consta também que seu inventor pediu uma moeda de prata pela primeira casa e assim dobrando as moedas a cada casa do tabuleiro, o rei achou que o inventor pediu uma recompensa pequena mais na verdade ele estava pedindo uma quantia absurda.
    segundo estudos o xadrez surgiu na Ásia central, o jogo teve grande desenvolvimento entre os seculos VI e IX espalhando se pela Europa.Muitas obras literárias foram publicadas acerca do xadrez muitas delas reconhecidamente importantes para a história do xadrez.

    Renata Aredes Mouras n°20 Meio Ambiente 2°"B"

    ResponderExcluir
  12. Meio Ambiente 1º ‘A’
    Aluna:Kawane Varotto Marcussi

    Histórias do Xadrez

    A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã

    Lendas de sua criação
    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
    O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
    Diz uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) foi inspirado por Caissa, uma ninfa.
    Origem do Xadrez Moderno
    As peças no jogo antecessor ao xadrez eram muito limitadas em seus movimentos: o elefante (o antecessor do moderno bispo) somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais, o vizir (o antecessor da dama) somente uma casa nas diagonais, os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e não existia ainda o roque. Os peões somente podiam ser promovidos a vizir que era a peça mais fraca, depois do peão, em razão da sua limitada mobilidade.
    Por volta do ano de 1200, as ‘regras do xadrez’ começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje. As regras modernas foram adotadas primeiramente na Itália (ou, segundo outras fontes, na Espanha): os peões adquiriram a capacidade de mover-se por duas casas no seu primeiro movimento e de tomar outros peões en passant, enquanto bispos e damas obtiveram sua mobilidade atual. A dama tornou-se a peça mais poderosa do jogo. Estas mudanças rapidamente se difundiram por toda a Europa Ocidental, com exceção das regras sobre o empate, cuja diversidade de local para local somente se consolidou em regras únicas no início do Século XIX.
    O primeiro campeonato de xadrez ocorreu em Londres em 1851.O campeão foi o alemão Adolf Anderssen e daí por diante não parou mais até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Vanderson Pereira Nicchetti
    Turma: Meio Ambiente 2º "B"

    História do Xadrez

    O xadrez teve sua origem a partir do século VI na Ásia Central, noroeste da Índia, nessa época o jogo era conhecido como Chaturanga, transformando assim no atual jogo de xadrez. A história do xadrez dividiu-se em dois períodos:
    • Período Antigo (500 a 1600): Desde sua origem até o inicio do século XVII, entre esses períodos o jogo apresentava regras básicas e fundamentais;
    • Período Moderno (de 1600 até os dias atuais): Teve inicio na Espanha.
    O xadrez foi introduzido nos países ocidentais e passou por algumas transformações na Idade Média, ao decorrer dos séculos foram escritos alguns livros sobre o xadrez. O primeiro campeão mundial foi Wilhelm Steinitz e a primeira campeã foi Vera Menchik. O xadrez dos dias atuais apresenta dezesseis peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama, sendo que cada tipo de peça possui um movimento característico, o jogo só termina após o adversário capturar o Rei de seu inimigo.


    Lendas do Xadrez

    Certo dia na Índia um Rei acreditava que deveria ter algo para ele fazer, algo que lhe agradasse. Dahir al-Hindi criou para o Rei um jogo que hoje em dia é muito conhecido como xadrez, devido Dahir al-Hindi ter inventado esse jogo o Rei propôs para ele pedir qualquer recompensa, Dahir al-Hindi pediu um dirhem era uma moeda de prata utilizada pelos árabes na Idade Média para a primeira casa do tabuleiro e que sempre esse numero a cada uma das casinhas restante fosse dobrando progressivamente, o Rei comentou: "Me assusta que um homem como você, capaz de criar um jogo tão maravilhoso, aceite recompensa tão pequena. Tu receberas o que pedir". O assunto chegou aos ouvidos de seu Vizir, ele se apresentou em presença do Rei e disse: “Precisas saber, oh meu Rei, que mesmo vivendo mil anos e arrecadando para ti todos os tesouros da Terra, não poderá pagar o que lhe foi pedido”. A quantidade que resulta de dobrar o primeiro numero para cada uma das casas do tabuleiro resulta em: 18.446.744.073.709.551.615. Essa lenda é contada de várias maneiras, vários aspectos são modificados desta lenda.

    A LENDA DE CAÍSSA: Há milhares de anos atrás uma deusa pensava no futuro, ela criou um jogo, conhecido popularmente como xadrez. Esse jogo se baseava em uma guerra no qual um era o exercito branco que confrontava com um exercito negro, a deusa deus os movimentos para as pedras, onde algumas das pedras foram amaldiçoadas. Após o jogo ser feito, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, pois se seus pais os descobrissem poderiam destruí-lo, a deusa resolveu jogá-lo em qualquer lugar da Terra, o jogo caiu na Índia, onde ganhou uma enorme popularidade. Depois de 10 anos Caíssa resolveu mostrar o jogo para seus pais mais o jogo era muito conhecido e jogado, resolveu deixá-lo na Terra definitivamente.

    ResponderExcluir
  14. Ketholyn Jaqueline Bespalhuk4 de novembro de 2011 às 15:55

    Lendas do Xadrez

    Apesar do xadrez ser muito conhecido e apreciado, não se sabe ao certo sua origem. A mais aceita pelos estudiosos é que ele foi desenvolvido a partir do jogo chamado Chaturanga, sendo que este foi criado na Índia por Lahur Sessa no século VI, servindo como entretenimento para o então rajá da província Taligana.
    Como recompensa, Sessa pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro e cada casa que passasse acrescentaria o dobro do número anterior, ou seja, um grão para a primeira, dois grãos para a segunda, quatro grãos para a terceira e assim até acabarem todas as casas do tabuleiro, indo até a sexagésima quarta casa. Vendo que o número seria absurdo, o rajá admirou a inteligência do criador e o contratou.
    Outra lenda diz respeito a uma deusa grega chamada Cássia que inventou o jogo xadrez para prever o futuro e com medo do seu pai Zeus descobri-se, o mandou para a Terra. Sendo que continha os mesmos movimentos dos que conhecemos atualmente.
    Mesmo não sabendo a verdadeira história do xadrez, cresce cada vez mais os praticantes, sejam eles profissionais ou apenas amadores. Já que algumas de suas vantagens é o prazer proporcionado, o desenvolvimento do raciocínio e a socialização, já que não é praticado apenas por uma pessoa.

    Discente: Kétholyn Jaqueline Bespalhuk.
    Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.
    Turma: 2° Ano B

    ResponderExcluir
  15. Lendas do Xadrez

    Apesar do xadrez ser muito conhecido e apreciado, não se sabe ao certo sua origem. A mais aceita pelos estudiosos é que ele foi desenvolvido a partir do jogo chamado Chaturanga, sendo que este foi criado na Índia por Lahur Sessa no século VI, servindo como entretenimento para o então rajá da província Taligana.
    Como recompensa, Sessa pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro e cada casa que passasse acrescentaria o dobro do número anterior, ou seja, um grão para a primeira, dois grãos para a segunda, quatro grãos para a terceira e assim até acabarem todas as casas do tabuleiro, indo até a sexagésima quarta casa. Vendo que o número seria absurdo, o rajá admirou a inteligência do criador e o contratou.
    Outra lenda diz respeito a uma deusa grega chamada Cássia que inventou o jogo xadrez para prever o futuro e com medo do seu pai Zeus descobri-se, o mandou para a Terra. Sendo que continha os mesmos movimentos dos que conhecemos atualmente.
    Mesmo não sabendo a verdadeira história do xadrez, cresce cada vez mais os praticantes, sejam eles profissionais ou apenas amadores. Já que algumas de suas vantagens é o prazer proporcionado, o desenvolvimento do raciocínio e a socialização, já que não é praticado apenas por uma pessoa.

    Discente: Kétholyn Jaqueline Bespalhuk.
    Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.
    Turma: 2° Ano B

    ResponderExcluir
  16. Aluna: Kétherin Alexsandra S. Gomes
    Agropecuária- 2º ano A
    Nº de chamada: 14
    A origem: A origem do xadrez não é certa, há várias lendas e teorias. A quem defende que a origem seja na Índia, outros que foi na China. Ela já foi atribuída ao rei Arthur, ao rei Salomão, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio, aos Egípcios e aos Gregos, no cerco à Tróia, para distrair os soldados.
    As lendas:
    -Grãos de trigo ou Lenda de Sessa: Na Índia vivia um rei chamado Iadava que estava muito triste com a morte de seu filho o Príncipe Adjamir em uma batalha. Lahur Sessa então criou então um jogo para distrair o rei, esse jogo era constituindo por 64 casas iguais, duas coleções de peças, sendo uma branca e uma preta. Com o jogo o rei percebeu que um rei nada vale sem o auxílio e a dedicação constante de seus súdito e o rei pediu para que Sessa escolhe-se uma recompensa, Sessa pediu seu pagamento em grão de trigo da seguinte maneira: um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, e assim dobrando até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro. O rei mandou calcular a quantidade de trigo para que pudesse pagar sua dívida, o número de grãos solicitados era 18.446.744.073.709.551.615, Sessa disse ao Rei que os homens mais avisados iludem-se não só diante da aparência enganadora dos números, mas também iludem-se com a falsa modéstia dos ambiciosos e se tornou o primeiro vizir do rei Iadava.
    -Lenda de Caíssa: Caíssa, uma jovem deusa estava tendo previsões de como seria o futuro. Pensando nisso, ela resolveu criar um jogo, o jogo tratava de dois exércitos (Brancos e Negros) que tentavam matar uns aos outros. Cada exército era composto por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma rainha e um rei. Os peões receberam da deusa a habilidade de andar 2 casas na sua primeira caminhada, mas receberam uma maldição que os impossibilitou de matar os soldados adversários que estivessem na sua frente e deixando-os matar apenas soldados que estivem na sua diagonal. As torres receberam a vida e a habilidade de poder fazer o roque, mas foram amaldiçoadas a só poderem andar na horizontal. Os cavalos receberam a habilidade de poder saltar por cima das muralhas inimigas ou das suas próprias muralhas, mas receberam a maldição de só poder locomover-se/atacar em L. Os bispos receberam a maldição de só poderem locomover-se/atacar na diagonal.A dama ou rainha foi feita como o espelho da deusa, sendo assim a mais poderosa de todo o jogo e a única que não recebeu nenhuma maldição.O rei foi criado para parecer iguais aos generais de guerra que logo iriam surgir. Sua inspiração aos generais é simples, pois os generais mandam soldados para a guerra sem a menor importância se eles irão retornar vivos. Uma maldição lhe foi lançada para impedir que ele se aproxime uma casa do rei adversário.A jovem deusa resolveu esconder seu jogo em algum lugar antes que seus pais o vissem e o destruíssem, Caíssa resolveu jogá-lo em qualquer lugar da Terra. O jogo foi lançado, e caiu na Índia.

    As teorias
    -Uma das teorias diz que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C., e era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Depois graças a comerciantes se espalhou para a China e Pérsia, mas foram os Árabes os primeiros a escrever suas regras e os responsáveis ela propagação do jogo pelo Mundo.
    -Uma outra teoria defende que sua origem está na China em 204-203 a.C. e que foi inventado por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Esse jogo conhecido como "go" tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças colocadas em "pontos".

    ResponderExcluir
  17. fernando rosa dos santos agro 2 ano4 de novembro de 2011 às 17:27

    Nome:Fernando Rosa Dos Santos
    Curso:Agropecuária Do 2ºano

    O xadrez teve a origem na Índia a mil e quinhentos anos atras, O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, onde um jogador fica com as peças brancas e o outro com as negras.xadrez e um jogo de estratégia e tática.

    O título de "Campeão Mundial de Xadrez" é algo recente, e o primeiro campeão oficial de xadrez reconhecido como tal é Wilhelm Steinitz, que deteve o título de 1866 a1894. Entretanto, existem jogadores de renome no Xadrez há bem mais tempo, e alguns deles são creditados como sendo os melhores de seu tempo, sendo considerados, decerta forma, campeões mundiais.
    jogo de xadrez tem muitas regras.
    o jogo de xadrez tem as seguintes peças:

    - No início da partida, um jogador tem 16 peças de cor clara (as peçasbrancas); Um rei branco Uma dama branca Duas torres brancas Dois bispos brancos Dois cavalos brancos Oito peões brancos e o outro tem 16 peças de cor escura (as peças "pretas"). Essas peças são asseguintes:Um rei preto Uma dama preta Duas torres pretas Dois bispos pretos Dois cavalos pretos Oito peões
    pretos.
    o jogo para que um jogador ganhem a partida e preciso que de um xeque-mate ou também o jogo pode ficar empate.

    ResponderExcluir
  18. Ludmyla Bárbara Soder4 de novembro de 2011 às 17:28

    Aluna- Ludmyla Bárbara Soder
    Meio Ambiente 1b
    A história do xadrez tem sua origem controversa, do qual é possível afirmar foi inventado na Ásia.
    Entretanto, pesquisas recentes indicam a origem na China do século III a.C.Existem diversas mitologias associadas à criação do xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa.Segundo a lenda, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático brasileiro Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
    O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida
    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.Diz uma lenda que a criação do xadrez deve-se ao grego Palamedes,que teria inventado o jogo de xadrez como um passatempo para distrair os príncipes e seus soldados durante o longo período que durou o cerco imposto pelos gregos a cidade-estado de Tróia.
    No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa, e em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres.

    ResponderExcluir
  19. Discente: Luana Carina Bianchin
    nº 8
    Curso/Turma: Téc. em Meio Ambiente 2º "B"


    A origem do xadrez é um dos maiores mistérios existentes até hoje. O berço do xadrez foi na Índia por volta do século V, e era conhecido por “Chaturanga” que significa 4 lados. Logo depois ficou conhecido na Pérsia e na Europa. No Brasil, o jogo chegou em 1808, através do D. João VI.

    Provavelmente, o documento mais antigo do xadrez, é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah. Essa pintura representa duas pessoas jogando xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
    http://www.xadrezreal.com.br/images/ilustracao_01.jpg

    Até recentemente o xadrez era disputado sob regras diferentes em diferentes países, mas a influência européia prevaleceu e começou ser jogado sob as mesmas regras em toda parte.

    Entre as lendas do xadrez achei uma curiosidade que diz que no século XIX, a ascensão das rainhas Isabel II na Espanha e Victória na Inglaterra deu força à rainha no xadrez e hoje é a peça mais ofensiva do jogo.

    A lenda mais conhecida do xadrez é a de Caíssa
    Conta que Caíssa era uma jovem deusa, e estava prevendo como seria o futuro. E pensando nisso ela resolveu criar o jogo de xadrez.
    O jogo era de estratégia e tratava de 2 exércitos em combate e cada exército era composto por peões, torres, cavalos, bispos, uma rainha e um rei. Cada peça tinha sua habilidade e sua maldição.
    Depois de criado, Caíssa resolveu esconder o jogo dos seus pais, pois achou que eles podiam destruí-lo, e jogou em qualquer lugar da Terra, caindo na Índia. Depois de algum tempo ela resolveu pegar o jogo de volta, mais ficou sabendo que o jogo tinha ficado muito conhecido, então resolveu deixá-lo definitivamente na Terra.

    Durante muito tempo se pensava que o xadrez era passatempo somente para as classes privilegiadas, mas agora o jogo é defendido por educadores e filósofos como excelente treino para qualquer cabeça.

    Referências
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Aluna: Karine M. Rios Curso: Comércio

    O nome xadrez vem da palavra persa shah, que significa "rei". Há muitos séculos, o jogo de xadrez já era praticado na China, Índia e Pérsia.
    Quando as hordas árabes (os mouros) invadiram a Pérsia, aprenderam com os persas o jogo de xadrez e levaram esse conhecimento para a Espanha, quando a invadiram.
    Há novecentos anos, o jogo expandiu-se da Espanha para toda a Europa.
    Foram os europeus que deram às peças os nomes que conhecemos hoje: peão, torre, bispo, cavalo. rainha (dama) e rei.
    - o Rei - simboliza o General
    - a Rainha - o seu Comandante de Campo (na concepção moderna dum exército)
    - os Bispos - que simbolizam a concepção Medieval dos Monges Guerreiros e a santificação e protecção Divina para o exército
    - os Cavalos - a Cavalaria com a sua tradicional mobilidade e velocidade
    - as Torres - que simbolizam a Artilharia e em simultãneo a Torre do Castelo, último reduto do exército e do seu general.
    O Xadrez é um jogo fabuloso e completíssimo. este jogo tem a particularidade de desenvolver nos seus praticantes o raciocínio estratégico. Tanto assim é, que nas Academias militares dos principais exércitos, os oficiais que acedem aos chamados Altos Estudos Militares, são obrigados a praticar e estudar o Xadrez.
    Alguns historiadores acreditam que o xadrez nasceu na Índia, inventado pelo brâmane na corte do Rajá Balhait. Com poucos registros para sustentarem a civilização onde nasceu o xadrez, muitos livros de xadrez trazem uma lenda sobre o aparecimento do xadrez.

    ResponderExcluir
  21. MEIO AMBIENTE SEGUNDO ANO "B"
    NUMERO DA CHAMADA 18


    A origem do xadrez é um grande mistério em nosso mundo. Pois a vários relatos de seu começo em diferentes lugares do mundo. A teoria mais aceita pelas pessoas é que a origem do xadrez veio da Índia, por volta do século VI d.C. entre os habitantes era conhecida como jogo do exercito, diferente do xadrez atual, poderia ser jogada com mais de 2 jogadores. Ele foi espalhado no mundo pelos mercadores e comerciantes. Mais graças aos árabes que se dedicaram profundamente, e associaram o jogo com a matemática, escreveram vários relatos sobre isto e foram eles os primeiros a escreverem suas regras.
    A primeira escrita sobre o xadrez foi descrito em um Poema Persa, no qual foi relatado sobre a sua origem indiana. O xadrez é descrito em um manuscrito persa daquele período. Este texto explica a terminologia, nomes e funções das peças com certo detalhe. Mas em outros textos e poemas o xadrez também é descrito como batalha entre exércitos. Em todos os lugares do mundo o xadrez possuem nomes diferentes de acordo com seu país e região, mas todos tem o mesmo objetivo é dar xeque-mate ao rei, todos tem o rei (joga em todas as posições, porem só pode avançar uma casa, seja para direita, esquerda, para cima para baixo ou diagonal) no centro, uma torre (todas as casas, menos na diagonal) no canto, um cavalo (anda em L) próximo a ela e peões (eles nunca voltam para sua casa de origem) em frente, dama (todas as casas do tabuleiro), bispo (somente em diagonal) e os movimentos dessas peças é idêntico ou quase idêntico ao do xadrez ocidental.
    O xadrez requer paciência e muita concentração, pois ambos os jogadores possuem uma mesma meta, XEQUE – MATE.

    ResponderExcluir
  22. A história do xadrez tem sua origem controversa, do qual é possível afirmar foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão mais aceita e amplamente difundida é de que surgiu na Índia com o nome de chaturanga, sendo então disseminado para a China, Rússia, Pérsia e Europa onde atingiu as regras atuais.Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pelo velho continente e dentre as variantes existentes do jogo a européia destacou-se mais, devido a rapidez proporcionadas pela inclusão da Dama e Bispo.As partidas começaram a ser registradas com maior frequencia e mais estudos da teoria foram publicados. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa, e em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres.

    Yasmin Iatcenco Bergamin; 1° do comércio; 24

    ResponderExcluir
  23. Angélica Pereira Lopes8 de novembro de 2011 às 07:02

    Aluna: Angélica Pereira Lopes
    Turma: Técnico em Meio Ambiente – 2ª A
    História do Xadrez
    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Até o fim do século 19, acreditava-se que o jogo de xadrez havia surgido na região da antiga Pérsia. Entretanto, no início do século 20, duas publicações contribuíram para mudar esta concepção.
    Em 1902, o oficial inglês H. Raverty escreveu um artigo no Jornal da Sociedade Real Asiática de Bengala, intitulado a "História do Xadrez e do Gamão". De acordo com lingüista Sam Sloam (1985) [1], pela primeira vez contou-se a seguinte história: um sábio chamado Sissa, de uma região do noroeste da Índia, inventou um jogo que representava uma guerra e pediu como recompensa ao rei um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, sempre dobrando a quantidade da casa anterior. Essa famosa história foi inúmeras vezes recontadas e acabou tornando-se a lenda mais conhecida sobre a origem do xadrez.
    Em 1913, Harold James Ruthven Murray publicou o livro “Uma História do Xadrez”, onde nessa obra o autor declara de forma convincente em mais de 900 páginas que o xadrez foi inventado na Índia, em 570 d.c.
    As peças no jogo antecessor ao xadrez eram muito limitadas em seus movimentos: o elefante (o antecessor do moderno bispo) somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais, o vizir (o antecessor da dama) somente uma casa nas diagonais, os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e não existia ainda o roque. Os peões somente podiam ser promovidos a vizir que era a peça mais fraca, depois do peão, em razão da sua limitada mobilidade.
    As regras modernas foram adotadas primeiramente na Itália (ou, segundo outras fontes, na Espanha): os peões adquiriram a capacidade de mover-se por duas casas no seu primeiro movimento e de tomar outros peões em passam, enquanto bispos e damas obtiveram sua mobilidade atual. A dama tornou-se a peça mais poderosa do jogo. O primeiro torneio moderno de xadrez ocorreu em Londres em 1851. O campeão foi o alemão Adolf Anderssen, relativamente desconhecido à época, sendo aclamado como o melhor enxadrista do mundo.

    ResponderExcluir
  24. Júlia Rodrigues Novais
    Agropecuária - 1º A


    Existem vários mitos sobre a criação do xadrex. Uma das mais famosas é a do indiano chamado Lahur Sessa. Segunda essa lenda o rajá estava em constante depressão, e começou a descuidar de si e do reino.
    Certo dia Sessa foi visitar o rajá, e levou para ele um tabuleiro com com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e até mesmo o rajá.Então Sessa disse ao rajá que com aquele jogo ele iria encontrar um conforto espiritual, e se curaria de sua depressão, e foi o que realmente aconteceu.
    O rajá, ficou muito grato, e quis dar para Sessa uma recompensa por sua ajuda e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim foi indo até a última casa. Surpreso com o pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que se foi pedido.
    Depois que os cálculos foram feitos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos tinha chegado, porque, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Surpreso com a inteligência do brâmane, o rajá convidou ele para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
    Existe uma outra lenda que diz que o jogo foi criado pelo deus Marte ou Ares,e foi inspirado por Caissa, uma ninfa.
    Diversas civilizações antigas foram apontadas como o berço do xadrez, o Antigo Egito e a China dinástica foram uma delas,já a atualidade a maioria dos pesquisadores acham que o jogo foi originado na Índia por volta do Século VI d.C., na forma de uma antiga modalidade de xadrez com regras diferentes das atuais
    . As peças do xadrez naquela época eram muito limitadas em seus movimentos: o elefante ( bispo) somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais, o vizir (dama) somente uma casa nas diagonais, os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e também não existia o roque. Por volta do ano de 1200, as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e mais ou menos em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  25. Debora Arantes - Meio Ambiente 2A9 de novembro de 2011 às 08:59

    Xadrez

    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
    A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez.
    Uma peça que ganhou poder foi o peão. Quando chega a ultima linha do lado do adversário, pode se trocado por qualquer peça, exceto o rei. A jogada reflete o pensamento liberal dos séculos XVIII e XIX, segundo o qual qualquer pessoa podia subir na vida, embora jamais pudesse se tornar rei.

    A LENDA DE CAÍSSA
    Há milhares de anos atrás, Caíssa, uma jovem deusa estava tendo previsões de como seria o futuro. Pensando nisso, ela resolveu criar um jogo. O jogo criado parecia ser uma espécie de jogo de estratégia. Conseguia-se distinguir dando uma simples olhada que o jogo tratava de dois exércitos (Brancos e Negros) que tentavam matar uns aos outros. Cada exército era composto por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma rainha e um rei.Vou fala um pouco mais sobre as torres, os peões e sobre os cavalos.
    Os peões receberam da deusa a habilidade de andar 2 casas na sua primeira caminhada, mas receberam uma maldição que os impossibilitou de matar os soldados adversários que estivessem na sua frente e deixando-os matar apenas soldados que estivem na sua diagonal
    A LENDA DE SISSA
    Outra famosa lenda sobre o aparecimento do xadrez é a que o atribui a Sissa, filósofo indiano. Teria ele inventado o jogo de xadrez a fim de curar o tédio do enfastiado rei Kaíde. Como este lhe houvesse prometido a recompensa que desejasse, Sissa pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim sucessivamente, dobrando a quantidade, até chegar na casa de número sessenta e quatro.
    O rei ficou espantado perante um pedido que lhe pareceu tão humilde; e cedeu imediatamente à aparente insignificância da petição. Mas ... feitos os cálculos, verificou-se que todos os tesouros da Índia não eram suficientes para pagar a recompensa pedida.

    OS GRÃOS DE TRIGO

    Há muito tempo atrás, viveu na Índia, um rei chamado Iadava, o senhor da Província de Taligama.Um dia, Iadava viu-se forçado a empunhar a espada para repelir à frente de pequeno exército, o ataque insólito e brutal do aventureiro Varangul, que se dizia príncipe de Caliã.
    O rei Iadava possuía invulgar talento para a arte militar. Sereno em face da invasão iminente, elaborou um plano de batalha tão hábil e feliz foi executá-lo nos campos de Dacsina, para vencer e aniquilar os pérfidos perturbadores da paz do seu reino.

    Aluna: Debora Sarana Arantes.
    Turma: Meio Ambiente I 2º"A"

    ResponderExcluir
  26. 1ª Lenda: O filho do rei, Iadava morreu na guerra e o seu pai estava muito triste com isso o sábio do reino resolveu criar um jogo para animar o rei. O rei gostou tanto do jogo que falou para Lahur Sessa escolher um prêmio ele pediu como pagamento um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, e assim dobrando até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro. O rei mandou calcular a quantidade de trigo para que pudesse pagar sua dívida, O número de grãos solicitados era 18.446.744.073.709.551.615. Sessa se tornou o primeiro vizir do rei.
    2ª Lenda: Uma jovem deusa chamada Caíssa criou um jogo com dois exércitos e lançou um feitço sobre todas as peças menos sobre a dama que foi feita a sua semelhança com medo que seus pais destruísse seu jogo ela o jogou na terra.
    Eloisa Thereza Alves da Silva, 2º ano de Agropecuária.

    ResponderExcluir
  27. Naiara Aparecida de Souza Menezes
    2º ano de técnico agropecuária

    1º Lenda, Uma Deusa chamada Caíssa criou um jogo com dois exercítos inimigos, sendo compostos com diversas peças ela jogou uma maldição sobre todas as peças menos na rainha que foi feita a sua imagem, seu pai queria destruir seu jogo, então ela decidiu joga-lo na índia.

    2º Lenda, Conta a lenda que um rei estava muito triste com a morte de seu filho, então, Sessa criou um jogo para anima-lo, o rei se admirou com o jogo e deixou Sessa escolher um pagamento, o homem pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. A quantidade por ele pedida de trigo era impossível de ser paga.

    ResponderExcluir
  28. 1ª Lenda: Um filósofo indiano Lehur Sissa,queria acabar com a agonia de seu rei que teria acabado de perder seu filho numa batalha, Sissa apresentou o xadrez a seu rei informando-o que seu prática terica um certo conforto espiritual, o rei gostou muito do xadrez e disse a Sissa para pedir qualquer coisa em tronca Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro.A quantidade pedida era impolsivel de ser paga.

    2ªLenda:Caíssa era um jovem ddeusa que decidiu criar um jogo de estratégia,o xadrez, esse jogo foi baseado em uma guerra, cada exército formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei, mas cada peça tinha uma determinada maldição, com esseção da dama que era a própria deusa, ela queria guardar o jogo em um lugar seguro para seus pais não descobrissem então ela resolvel joga-lo em um local qualquer da Terra, e o jogo foi parar na Índia, mais ninguém consiguio joga-lo sem as regras.

    Jozebel Arvani Zaniolo
    Técnico em Agropecuária 2º "A"

    ResponderExcluir
  29. 1°lenda Conta a história que um rei desgostoso com a vida,por seu filho ter morrido em batalha e em constante estado de depressão passou a descuidar do seu reino.Um dia recebeu a visita de um servo chamado Sessa que apresentou um tabuleiro com um jogo aonde o rei era o visor Sessa prometeu que esse jogo de tabuleiro traria paz espiritual,Sessa foi pago com trigo.

    2°lenda A deusa Caissa é considerada a inventora do xadrez, conta a historia que ela que inventou o jogo para prever o futuro mas Zeus não gostou da ideia ,então Caissa resolveu mandar o jogo para terra para deixar ele escondido em um jardim na Índia longe dos olhos de Zeus,foi achado na índia mas ninguém conseguia jogar pois não sabia as regras do jogo.
    aluno:Eduardo Cardoso Neto
    turma de agropecuária 2°ano turma A

    ResponderExcluir
  30. Nome: Dhiozen Santos Burdella serie: 1ºa meio ambiente

    Peças de xadrez
    Peças de xadrez, da esquerda para a direita: Rei branco, Torre e Dama negras, Peão branco, Cavalo negro e Bispo branco.
    Cada um dos enxadristas dispõem de dezesseis peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama, sendo que cada tipo de peça possui um movimento característico:
    Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser jogada move-se para a casa da peça oponente, que é então retirada do tabuleiro. O rei é a única peça que nunca pode ser capturada, uma vez que a partida termina quando ocorre o xeque-mate, ou seja, a iminência da captura do rei.

    Movimentos das peças
    Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:
    Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.
    Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a dama adversária.
    Bispo: move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em que se encontra, uma vez que movendo-se em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo, todavia, dependendo da posição no tabuleiro, nem sempre será vantajoso trocá-lo por um cavalo oponente.
    Cavalo: movimenta-se sempre em "L",ou seja,duas casas para frente e uma para a esquerda ou direita. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias, como indo, por exemplo, desde a casa g1 para a casa f3 nos primeiro lances. Comumente se diz que o cavalo move-se "uma casa como torre e uma casa como bispo".
    Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.
    Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das outras peças, o peão não pode mover-se para trás. é preciso fazer a anotação quando você mexe a peça ou se seu oponente mexe a peça dele tambem.

    Lendas sobre o Xadrez
    O cerco à Tróia
    Uma das lendas sobre o inicio do Xadrez remete Guerra de Tróia. frota grega encontrava-se em Áulida, porto da Beócia, esperando poder zarpar rumo à Tróia. Mas a parada em Áulida prolongava-se, e o ócio exasperava os guerreiros, ansiosos para combater Tróia. O genial grego Palamedes, para manter agradavelmente ocupados os companheiros, inventou um jogo, Petteia, ou Pessoi, que seria o ancestral do Xadrez jogado atualmente.
    A Palamedes também eram atribuídas a invenção da contagem, das moedas, das letras suplementares do alfabeto grego, e mais um sem-número de coisas. Teve um fim trágico, bem ao gosto dos gregos. Ulisses não queria ir para a guerra, e se fingiu de louco, e foi Palamedes que descobriu o truque e acabou desmascarando Ulisses. Este último nunca perdoara a Palamedes, e, quando Palamedes sugeriu o retorno à Grécia, Ulisses acusou-o de traição, com provas forjadas, e conseguiu que ele fosse apedrejado até a morte.

    ResponderExcluir
  31. Nome:Vitor Leseux Serie: 1ªA Meio Ambiente


    Um jogo de xadres é constituio por 16 peças, 8 peao,2 torres,2 cavalos,2 bispos, uma rainha e um rei.
    O jogo acaba quando um jogador perde seu rei, se o jogador derrubar seu rei ele tambem perde a partida.
    no xadres as pessas anda diferente os pioes anda pra frente e comen em diagonal, torres anda pra frente e pro lado e como tanto pra frente como para o lado, cavalo anda em L ele pode pular os outros oponentes e comer a pessa, o bispo anda só em diagonal e como em diagonal, ja a rainha anda em qualquer lugar e quantas casa ela quiser, como em qualquer lugar tambem, o rei anda apenas uma casa,mais para qualquer lado.
    No jogo de xadres a um serto tempo para jogar, quando o jogo é de iniciante é 5 minutos o tempo de jogada, ja de profissional é 60 minutos, no xadres tem jogadas q podem salvar voce, uma delas é p Rock, é uma jogada que o rei e a torre troka de casa.
    A certas lenda atribui a invenção do jogo aos Deuses.

    ResponderExcluir
  32. Fabiana dos Santos Reis - M.A 2º A9 de novembro de 2011 às 13:44

    História do xadrez
    A origem do xadrez não tem uma data exata, ou seja, é um grande mistério existente no mudo.
    Há relatos da antiguidade onde se tem pinturas de duas pessoas jogando xadrez, e foi aproximadamente 3000 anos a.C.
    Hoje a teoria mais aceita é que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Graças as viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo se espalhou para leste (China) e oeste (Pérsia). Mais adiante os árabes estudaram profundamente o jogo e se deram conta que ele estava bastante relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isto e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras.
    A LENDA DE CAÍSSA
    Há milhares de anos, uma jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso, ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei.
    Os peões receberam a habilidade de andar duas casas na primeira jogada, mas uma maldição os impossibilitou de atacar seus adversários que estivessem em sua frente, podendo apenas atacar os que estivessem na diagonal.
    As torres receberam a habilidade de fazer o roque, mas foram amaldiçoados e só poderiam andar na horizontal ou vertical.
    Os cavalos receberam a habilidade de saltar por cima das muralhas inimigas ou de suas próprias, mas receberam a maldição e só poderiam andar ou atacar em L.
    Os bispos foram espelhados nos do tempo da inquisição. Devido à sua grande crueldade, foram amaldiçoados e proibidos de fazer qualquer movimento na horizontal ou vertical. Destarte, poderiam fazer-se apenas de movimentos diagonais.
    A dama foi feita como referência à própria deusa. Por isso, não recebera nenhuma restrição.
    O rei foi feito como os grandes generais, que mandam seus comandados à batalha sem remorso e sem preocupação se eles irão retornar vivos. Foi-lhe dado a maldição de não poder aproximar-se uma casa do rei adversário.
    Feito o jogo, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destrui-lo-iam. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade. Mas devido à ausência de regras, houve muita discordância entre os jogadores. Por isso eles resolveram fazer regras, que fossem seguidas por qualquer pessoa. Depois de muitos anos, Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar à seus pais. Mas quando ela percebeu que o xadrez era muito conhecido e jogado, resolveu deixá-lo na Terra definitivamente.

    A LENDA DE SISSA
    Outra famosa lenda atribui a criação do xadrez ao filósofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.
    O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à subtração de 2 elevado à 64 de uma unidade, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615 grãos.
    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    Fabiana dos Santos Reis Nº 15
    Turma: Técnico em Meio Ambiente 2º A.

    ResponderExcluir
  33. Alguma das lendas da criação do xadrez é de um sábio chamado Sessa, que inventou um jogo que representava uma guerra e pediu como recompensa ao rei um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, sempre dobrando a quantidade da casa anterior. Essa lenda foi contada diversas vezes. Outra versão desta lenda é que um governante da Índia havia perdido seu filho em uma batalha, entrou em uma grande depressão, assim Sessa, apresentou a ele um tabuleiro com 64 casas brancas e negras e com varias peças representando cavalos, carros de combate, o próprio Rei e outros, como gratificação o Rei deu a ele um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda e assim aumentando sucessivamente, devido a esse jogo ter tirado ele da depressão.
    Alguns autores como Murray afirma que o xadrez surgiu na índia, mas ao longo tempo, algumas descobertas colocam em dúvida esta teoria.
    Existem diversas teorias sobre o surgimento do xadrez, uns dizem que nasceu na Pérsia, outros na China e que estes influenciaram de forma marcante o surgimento do xadrez.
    Marciana da Luz Morales - Meio Ambiente 2º ano B

    ResponderExcluir
  34. Anielli Catia Calauro9 de novembro de 2011 às 15:36

    Lendas sobre o xadrez
    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo Xadrez, também conhecido antigamente como Chaturanga e outras denominações históricas. Para conhecer os 3 mitos mais influentes na história …
    Uma das lendas atribui a invenção do jogo ao deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) que foi inspirado pela dríade Caíssa. Trata-se de uma lenda contemporânea, tendo sido criada em 1763, por Sir William Jones, um famoso orientalista britânico, que publicou durante a juventude, quando ainda estudava na Universidade de Oxford,
    Diz outra lenda que a criação do xadrez deve-se ao grego Palamedes, que teria inventado o jogo de xadrez como um passatempo para distrair os príncipes e seus soldados durante o longo período que durou o cerco imposto pelos gregos a cidade-estado de Tróia.
    Ainda existindo o mito mais famoso e também o mais aceito, diga-se de passagem, é aquele que se atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda, contada em O homem que calculava do escritor e matemático brasileiro Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
    O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

    ANIELLI CATIA CALAURO Nº6

    2º ano de Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  35. Ariane Mougenot - MEIO AMBIENTE 1ºA
    Lenda do Xadrez
    Uma das lendas do xadrez é a lenda contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemática Malba Tahan. A lenda conta que havia numa sitado por uma província indiana chamada taligana um rajá que havia perdido o filho em uma batalha. O rajá entrou em depressão e certo dia o rajá foi visitado por um jovem brâmane Lahur Sessa, que aprensentou em tabuleiro ao rajá com 64 casas brancas e negras com diversas peças.
    Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá e a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu. Agradecido o rajá insistiu para recompensar o brâmane e ele pediu 1 grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro,2 para a segunda,4 para terceira,8 para a quarta, e assim sucessivamente até a ultima casa. O rajá pagou imediatamente e depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram espantados com o resultado que a quantidade de grãos havia atingido, pois, toda a safra do reino durante 2000 anos não seriam suficientes para cobri-la. O rajá ficou tão impressionado com a inteligência do brâmane que convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

    ResponderExcluir
  36. Ariane Mougenot - Meio Ambiente 1º A
    A Historia Do Xadrez

    Na Índia, no século VI, havia em jogo chamado Chaturanga - considerado o ancestral mais antigo do xadrez. Cada jogador tinha 8 peças: um ministro, um cavalo, um elefante, um navio e quatro soldados. O tabuleiro tinha uma cor e as peças dos quatro jogadores eram vermelha,verde,preta e amarela. A peça que devia se movitar era definida por um lance de dados. Depois foram eliminados os dados e o jogo se tomou apenas para dos participantes.
    O jogo chegou à Persia no século VII como o nome de Chatrang e as primeiras peças de Xadrez foram descobertas nesta época. Após a tomada da Pérsia pelos Àrabes o Chatrang passou a se chamar Sharanj e o jogo rapidamente se tornou popular com invasçai da Espanha.
    No século XI, o xadrez já era conhecido no Velho Mundo e até o século XIV houve mudanças significativas e em 1485, na renascença italiana houve mais mudanças significativas do jogo.
    O primeiro Torneio Internacional foi criado em 1851, durante a Exposição Universal de Londres e o vencedor foi o alemão Adolf Anderssen.
    No final do século XIX, Wilhelm Steinitz quem lançou as bases do xadrez moderno e por isso ele é considerado o Aristóteles do xadrez. Um dos méritos de Steinitz foi perceber que uma partida de xafrez gira em torno de um delicado equilíbrio de forças.
    Em 1924, foi fundado em Paris a Federation Internacionale des Echces (FIDE). O reconhecimento pela COI (Comitê Olímpico Internacional) ocorreu em 2001.
    Em 1978, o ganhador do Prêmio Nobel Herbert Simon afirmou na época que em 10 anos um computador seria capaz de bater o campeão mundial.
    No dia 10 de fevereiro de 1996, o campeão mundial Garry Kasparov foi derrotado pelo supercomputador Dup Blue.
    O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas.

    ResponderExcluir
  37. O xadrez ele é um jogo consideravelmente difícil, pois exige que as pessoas pensem de mais, pois ele não e um jogo de sorte e sim de estratégia, um jogo muito popular na Europa e que ainda os alunos que praticam xadrez tem melhor desempenho nas aulas, ninguém sabe ao certo de onde surgiu mais em consenso os cientistas concordou que o local mais provável é a índia mais era um jogo com regras diferentes das de hoje se chamava chaturanga, mais a cientistas que acreditam que seja na China.
    A varias lendas sobre a origem também que um brâmane indiano chamado Lahur Sessa criou o jogo porque um poderoso rajá ele estava em depressão, pois perdeu seu filho em uma batalha e para animar esse rajá ele criou o jogo, e conseguiu então para agradecer o criador do jogo de tabuleiro o rajá quis agradecer então pediu que Lahur fizesse um pedido então o mesmo pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa então depois de vários cálculos os sábios viram que nem todos os grãos do reino durante 2000 anos não seria possível cumprir esse pedido então o rajá convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo

    ResponderExcluir
  38. A Lenda de Caíssa
    Uma deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso ela decidiu criar um jogo de estratégias, o xadrez. O jogo se baseava em uma guerra, onde o exercido branco enfrentava o exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 bispos,2 cavalos,2 torres, uma dama e um rei.
    Feito o jogo a deusa queria guardá-lo em um num local seguro, senão seus pais iriam quebra seu brinquedo. Deste modo ela jogou em um lugar da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade.
    A lenda de Sissa
    O filósofo indiano Lehur Sissa, teria inventado o xadrez de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa criou o xadrez e o apresentou a rajá, e falou a prática traria conforto espiritual.

    Aluno: Adriano karnecowski
    Turma: 1°-A
    Curso: Agropecuária
    Numero de chamada: 1

    ResponderExcluir
  39. Aluna: Ayssana Lizandra Zanella Petuco
    1º ano "A"
    Curso Técnico: Meio Ambiente I

    o xadrez é um jogo de tabuleiro que nos parece uma simples brincadeira, mas por traz das casa escuras e claras se escondem vários enigmas que desafiam a mente do mais sábio dos humanos.
    No jogo de xadrez não é tolerado o arrependimento, peça tocada é peça mexida, ou seja, toda promeça é uma divída. Não substime pequenas jogadas elas podem vencer o jogo.

    ResponderExcluir
  40. Xadrez
    O xadrez segundo documentos ele foi feito pelos indiano, é um jogo extremamente estratégico, onde ocorre uma batalha das peças braças contra as peças; o jogo possui 8 peões,2 torres,2 cavalos, 2 bispos,uma dama e um rei de cada lado. Dentre a sua criação, o xadrez possui varias controversas, pois não possui registros concretos, de quem fez e onde surgiu, o que temos hoje são lendas as mais conhecidas são:
    * A LENDA DE CAÍSSA:
    Caíssa depois que criou o jogo ficou com medo de seus pais, acharem e destruísse seu jogo, para que isso não a ocorresse ela resolveu esconder-lo, como não tinha onde esconder resolveu jogá-lo na terra, e caiu justamente na Índia, os indianos tentaram jogar o jogo de várias maneiras mais não conseguiram, pois havia discordância entre os jogadores, então resolveram criar regras para jogar.algum tempo depois quando a jovem foi pegar o jogo e mostrar para seus pais, descobriu que o jogo já estava famoso no mundo todo.
    * A LENDA DE SISSA
    Sissa Teria ele inventado o jogo de xadrez a fim para o rei Kaíde. Pois o rei prometeu-o uma recompensa, Sissa pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim sucessivamente, dobrando a quantidade, até chegar à casa de número sessenta e quatro. O rei aceitou a proposta, mais depois de analisar calmamente observou que o valor dava absurdo e ele nunca poderia pagar Sissa, pois o valor que o rei estava devendo era 18.446.744.073.709.551.615.

    ALUNA: Renata Fernandes Batista
    TURMA: Meio Ambiente 2”B”
    N° da Chamada: 22

    ResponderExcluir
  41. Aluna: Lauane Sthefani Coutinho
    1º B Agropecuária

    Dentre tantos mitos e lendas do surgimento do xadrez, dois são os mais aceitos, a Lenda de Caíssa e a Lenda de Sissa.
    A Lenda de Caíssa conta que uma jovem deusa que tinha o poder de prever o futuro, e ela teria resolvido criar um jogo estratégico, onde era baseado em uma guerra. Após ter criado o novo jogo, optou em escondê-lo de seus pais e ela o lançou em um lugar qualquer na Terra caindo na Índia, lugar onde o jogo teria se propagado primeiro.
    Já a Lenda de Sissa afirma que um rajá havia perdido um filho na guerra e vendo o seu governante em uma situação deplorável Sissa que era um grande sábio resolveu o ajudar criando um jogo para alegrar mais ao rajá, afinal ele já estava cansado de jogos que acabavam prevalecendo a sorte ao invés da agilidade do jogador. O rajá teria gostado muito do novo jogo e perguntou a Sissa que recompensa ele desejaria. O sábio aparentemente muito simples, apenas desejou um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar à casa de número sessenta e quatro. O numero de grãos que o Sissa teria recebido seria o mesmo que 2 elevado a 64. Tão maravilhado o rajá o convidou para o servir em seu palácio .

    ResponderExcluir
  42. Nome: Andre Luiz Mezz
    Turma: Técnico em Agropecuária 2º ano - A

    Comentário: O xadrez teve origem na Índia, no início com o nome de Chaturanga. Com as guerras o xadrez foi introduziu nos países orientais, onde começaram as mudanças até se transformar na forma atual. Gutenberg criou o tipo móvel, para que se tornasse possível a impressão de livros sobre o xadrez. A URSS inseriu o xadrez como complemento a educação. Agora o xadrez esta na internet.

    ResponderExcluir
  43. O Xadrez surgiu na Índia a aproximadamente mil e quinhentos anos, para que as vendas do xadrez fosse aumentada, novas regras e outras modificações, para que o jogo se tornasse mais interessante, Por um tempo foi chamade de "jogo de reis e rei dos jogos"
    Ocorrendo uma mudança no seculo XV quando Gutenberg evoluiu o jogo do xadrez em um tipo movél.
    Com a proliferação dos
    livros de xadrez ocorreu a primeira democratização significativa do jogo.
    A Segunda democratização ocorreu na Europa, quando a recén formada URSS adotou-o como complemento á educação, se tornando a líder nesse esporte.
    A terceira democratização iniciou-se com a evolução dos computadores e a vinda da internet para "todos", em busca de maquinas inteligentes.
    O xadrez vem se evoluindo por vários seculos até ter chegado a versão atual, passando por vários tipos diferentes de jeito de jogar, em que os períodos foram: Primitivo, Sânscrito, Persa, Árabe, Clássico ou Romântico, Cientifico, Hipermoderno, Eclético.
    Durante Mil e quinhentos anos, incontáveis partidas já foram jogadas, gerando um conhecimento aprofundado sobre o xadrez, quanto mais as pessoas conheciam, o numero de copias de livros publicados sobre o xadrez foi aumentando, levando em consideração que o conhecimento do xadrez está organizado e acessível ao
    estudo em áreas como: Abertura, Meio-Jogo, Final, Tática e Estratégia.
    Em um jogo na busca de um melhor lance a base logica e conceitual do xadrez proporciona ao jogador um exercício continuo de observação, reflexão, analise e síntese.
    Uma das muitas definições possíveis diz que arte é “a capacidade que
    tem o homem de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de
    dominar a matéria”.

    Aluno : Matheus Yuri Cardoso
    Serie : 1B
    Curso : Meio ambiente

    ResponderExcluir
  44. Nome: Roselaine Mezz
    Turma: Técnico em Agropecuária 2º Ano - A

    Comentário: O xadrez surgiu na Índia, e com o passar dos anos ele foi evoluindo seu estilo. Como a invenção do xadrez móvel. Ele ficou conhecido com jogo de reis para rei. O xadrez hoje no mundo é um jogo tão importante que a sua expansão abrange todos os países do mundo, sendo ensinado em escolas e disseminado na internet.

    ResponderExcluir
  45. A teoria mais aceita é que o xadrez se originou na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como “chaturanga” ou “o jogo do exercito’’ e era jogada por dois jogadores. Devido à viagens de mercadores e de comerciantes o jogo espalho-se para o leste (China) e oeste ( Pérsia). Os árabes foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras devido à terem feitos estudos aprofundados sobre o jogo e com isso se deram por conta que o jogo esta relacionado a matemática.
    Existem algumas lendas sobre o xadrez podemos destacar “A LENDA DE CAÍSSA” e “A LENDA DE SISSA”.
    A lenda de caíssa diz que uma jovem deusa que pensava como seria o seu futuro. E com isso desenvolveu um jogo de estratégia o xadrez. Este jogo baseava em um confronto entre dois exércitos as negras e as brancas.
    Este jogo tinha, 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei, para cada exercito. Cada peça tem um tipo de movimento como se fosse uma guerra mesmo. Segundo a lenda devido a ela querer deixar em um local onde seus pais não a visem ela a colocou em qualquer lugar da terra e foi para na Índia, mais para frente Caíssa quis mostrar para seus pais mais como o jogo estar muito popular ela decidiu deixar na terra definitivamente.
    A outra lenda a de Sissa diz que o xadrez originou a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar à casa de número sessenta e quatro. Quando foi realizado a contagem foi contatado que nem mesmo todas as riquezas da Índia seria suficiente para pagar Sissa. Então convidou para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  46. Thiago Duffeke, Meio Ambiente 2ª A

    As lendas de criação do xadrez
    Embora diversas civilizações antigas tenham sido apontadas como o berço do xadrez, tais como o Antigo Egito e a China dinástica, na atualidade a maioria dos pesquisadores concorda que o jogo tenha se originado na Índia, na forma de uma antiga forma de xadrez com regras diferentes das atuais é denominado Chaturanga em sânscrito.
    Existem diversas mitologias associadas à criação do xadrez, foi um jogo inventado para distrair pessoas de grandes riquezas no passado como era o caso de um rajá que perdeu seu filho. Sissa foi quem apresentou o xadrez ao rajá dizia que trazeria conforto espiritual, maravilhado com o xadrez o rajá disse a Sissa para pedir o que quisesse. Sissa pediu a rajá um grão de trigo para a 1° casa do tabuleiro, 2 para a segunda, 4 para terceira e assim sucessivamente para cada casa do tabuleiro. O rajá achando humilde o que ele pediu mandou que entregasse o que ele pedia, mas não foi bem assim à quantidade de grãos que Sissa pediu o reino não seria capaz de pagar. Impressionado com a inteligência de Sissa o rajá lhe convidou que fosse seu vizir (ajudante).
    Outra lenda diz que um grego Palamenes teria inventado o jogo como um passatempo para os príncipes e soldados. Os gregos foram os primeiros a registrar a existência do xadrez.

    ResponderExcluir
  47. leticia segundo A MEIO AMBIENTE10 de novembro de 2011 às 04:46

    A criação do xadrez é um grande mistério e não tem dados históricos que confirme sua origem exata.
    o xadrez se assemelha a uma guerra. Em seu mito ou lenda, diz que foi inventado por Sissa para distrair o rei. Todos acreditavam que Sissa riria pedir grandes riquezas, porem ele pediu apenas grãos de trigo, que se duplicava a cada casa, onde ao fazer as contas perceberam que levaria bilhões de anos para pagar sua divida, então com gratidão a Sissa, o rei convidou para ser seu conselheiro.
    o xadrez é considerado um jogo de inteligência e pensamento lógico.

    ResponderExcluir
  48. Luiz Henrique 2° ano A Meio Ambiente10 de novembro de 2011 às 04:54

    Existem varias lenda e histórias sobre o surgimento do xadrez, porém praticamente todas elas concordam que o xadrez teve a sua origem na Asia alguns dizendo que ele surgiu na China com um comandante que queria algo para entreter seus soldados ou que surgiu na pérsia e se difundiu pelo mundo através das conquistas do mesmo, mas uma coisa que todos especialista, lendas e histórias concordam é de que o xadrez surgiu na Asia.

    ResponderExcluir
  49. Daniel Cândido de Moraes10 de novembro de 2011 às 04:54

    Há duas famosas lendas sobre o xadrez uma delas é sobre a lenda de caíssa,segundo a lenda uma linda e jovem deusa inventou essa jogo para termos um pouco de estragégia e sabermos raciocinar um pouco mais, a batalha era com o exército branco e o negro,com isso ela foi montando todo o jogo com vários tipos de peças e com funções diferenciadas,cada uma teria seu jogo adequado,no começo quando ela inventou o jogo ela teria escondido ele em um local onde seus pais não vissem e com isso passaram-se uns tempos e o xadrez foi se evoluíndo indo de país a país,quando ela reolveu mostrar para sua família já era tarde pois todos já sabiam como funcionava toda a jogada.A segunda lenda é de sissa ele acabou inventando o xadrez pelo motivo de que um rajá perdera em uma das batalhas,com isso rajá e sissa fizeram uma troca,sissa entregaria o xadrez em troca de grãos de trigo e cada casa corresponderia a um tanto de graõs...

    ResponderExcluir
  50. Daiane Pagnussatt da Mata10 de novembro de 2011 às 05:03

    Durante uma guerra um poderoso rajá perdeu seu filho, o príncipe Adjamir, e a partir deste fato se encerra em seus aposentos e só aparece para atender aos ministros e sábios, quando algum problema nacional o chamava a decidir.
    Após tantos dias angustiado, o rei é informado de que jovem sábio, pobre e modesto, solicitava sua audiência havia algum tempo. Como estivesse com boa disposição atendeu ao jovem. Seu nome era Lahur Sessa (nome do inventor do xadrez, significa natural de Lahur). Ele apresenta ao rei sua invenção, um grande tabuleiro quadrado, dividido em 64 casas iguais; sobre esse tabuleiro colocavam-se 2 coleções de peças distinguidas pelas cores brancas e pretas e curiosas regras que lhe permitiam movimentar-se de várias formas.
    Sessa explicou o jogo pacientemente ao rei e aos que o rodiavam. O monarca aprendeu rápido e após várias partidas ganhas o rei agradece ao jovem e tenta lhe recompensar pelo presente. Sessa permanece imperturbável e diz que não deseja nenhuma recompensa, queria apenas proporcionar momentos agradáveis ao soberano. O rei não crendo na sinceridade de Sessa insiste que ele escolha uma recompensa tão valiosa quanto o jogo de xadrez; diante de tal insistência, o jovem pede-lhe o pagamento em grãos de trigo, 1 grão de trigo pela 1ª casa do tabuleiro, 2 pela segunda, 4 pela terceira, 8 pela quarta, até a 64ª casa do tabuleiro, formando assim uma progressão geométrica. Todos riram do estranho pedido, pois Sessa poderia pedir tesouros e palácios.
    O rei chama o jovem de insensato e diz que com 2 ou três medidas de trigo pagaria facilmente o pedido. Mandou chamar os algebristas mais hábeis da corte e ordenou-lhes que calculassem a porção de trigo. Obtiveram um número cuja grandeza era inconcebível para a imaginação humana. A medida de trigo equivalia a uma montanha 100 vezes mais alta que o Himalaia e se a Índia semeasse todos os seus campos, não produziria em 2000 séculos a quantidade de trigo prometida pelo rei.
    Sessa não querendo deixar o rei constrangido perante os seus súditos, abre mão do seu pedido e acrescenta: Os homens mais avisados iludem-se não só diante da aparência enganadora dos números, mas também com a falsa modéstia dos ambiciosos.
    Infeliz daquele que toma sobre os seus ombros o compromisso de uma vida dividida cuja grandeza não pode avaliar. Mais avisado é o que muito pondera e pouco promete.
    Com essas sábias palavras o rei contratou o jovem Sessa para ser um de seus conselheiros.
    (Daiane Pagnussatt da Mata 2° ano A n°10

    ResponderExcluir
  51. Adriana Casali 1°B Agropecuária10 de novembro de 2011 às 07:12

    AS LENDAS DO XADREZ
    A lenda que diz que o xadrez foi inventado para distrair um rei que estava enfermo, nos mostra como o xadrez para o nosso raciocínio lógico, principalmente quando estamos em alguma situação em que precisamos usar a matemática. Essa lenda nos conta que esse rei muito entusiasmado disse ao sábio criador do jogo do xadrez que pedisse o que quisesse de recompensa.Então o sábio pediu uma moeda de prata para a primeira casinha do tabuleiro, e que a cada casinha aumentada dobrasse o numero de moedas.A principio o rei achou muito pouco, mas pediu que seus súditos dessem o que ele pediu, mas na hora de calcular eles descobriram que o que o sábio havia pedido era muito maior do que se podia imaginar, e que seria impossível paga-lo acabou .E o jovem acabou abrindo mão do pedido, o rei o nomeou seu conselheiro, o jovem acrescentou a o seguinte “O s homens mais avisados iludem-se não só diante da aparência enganadora dos números, mas também com a falsa modéstia dos ambiciosos.
    Outra lenda muito interessante é a lenda de Sissa, ele a inventou a fim de acabar com a agonia e tristeza de um rei que perdeu seu filho numa batalha.Jogando o xadrez o rei percebeu como sofria uma peça que simbolizava o príncipe, e que no final eles ganhariam a batalha,porém , teriam que sacrificar o príncipe.Então o rei pode entender que seu filho deu a vida pelo reino, e conseguiu aceitar a perda.
    Existem muitas outras lendas as quais contam também histórias de batalhas entre dois reinos e que no xadrez um reino simbolizava as peças negras e o outro as peças brancas. E assim, na realidade os soldados jogando o xadrez, poderiam adquirir mais atenção, concentração, raciocínio lógico ao serem atacados e a antecipação de situações e a valorização que os ajudaria muito nas batalhas.

    ResponderExcluir
  52. O origem e história do xadrez é um grande mistério, mas dizem que o xadrez surgiu na Índia no século VI, nesta época era chamado de Shaturanga. Apesar de suas regras serem simples é considerado um jogo difícil pelo fato de que é preciso trabalhar bastante com a inteligência, além de disciplina e raciocínio lógico. Existem algumas lendas que são contadas para tentar explicar a origem desse jogo como a lenda de Caíssa que conta a historia de uma deusa que fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso, ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei. Depois de fazer o jogo e dar a cada peça uma função sendo a dama referencia dela mesma não tinha nenhuma restrição, ela precisava guardá-lo em local seguro pois se ele fosse descoberto os seus pais iam acabar destruindo, aí ela jogou em qualquer lugar da terra e ele foi parar na Índia. Além desta, existem muitas outras lendas como a de Malba Tahan, Sissa entre outras

    MARCELLA DE SIQUEIRA ALMEIDA
    SEGUNDO ANO DE AGROPECUÁRIA.

    ResponderExcluir
  53. Amanda Kauanne Gonçalves Pereira 1 meio ambiente A10 de novembro de 2011 às 07:19

    De acordo com a lenda, o xadrez foi inventado a 1950 anos por um hindu de nome Sissa, afim de distrair o seu rei.Ao conhecer o jogo,o rei da Índia ficou tão entusiasmado que ofereceu a Sissa a liberdade de escolher o que ele bem desejasse como recompensa por tão notavel invento. toda corte esperava que Sissa fosse pedir grandes riquezas, mas ele surpreendeu a todos com o seguinte pedido:um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos de trigo pela segunda casa, quatro grãos de trigo pela terceira casa,oito grãos pela quarta casa e assim sucessivamente, sempre dobrando o numero da casa anterior até a casa número 64...
    Mas como a quantidade de trigo pedida por Sissa era muito grande o rei o convidou à ser seu conselheiro e assim todos viveram felizes para sempre.

    O xadrez é um jogo de tabuleiro que mede o raciocinio lógico das pessoas que o jogam.

    ResponderExcluir
  54. Thiago Cigerza 2° ano de Agropecuária "A"
    A Lenda de Caíssa: Dis a lenda que o xadrez foi criada por uma deusa que fasia previsão do futuro e quanto isso ela resolveu criar um jogo de estratégia. Criou o xadrez e deu as regras para cada peça do xadrez. Ela resouveu guardar o jogo em local seguro, pois se seus pais soubessem iriam destrui-lo. Ela o jogou na terra e foi parar na india. Depois de muito tempo ela resolveu contara para seus pais sobre o jogo mais ele tava muito afamado na terra, ela resolveu deixa´lo na terrra.

    ResponderExcluir
  55. Nome: Vitor Leseux 1ª A ano Meio Ambiente.


    Há milhares de anos, uma jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso, ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei.
    Feito o jogo, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destrui-lo-iam. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade. Mas devido à ausência de regras, houve muita discordância entre os jogadores. Por isso eles resolveram fazer regras, que fossem seguidas por qualquer pessoa. Depois de muitos anos, Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar à seus pais. Mas quando ela percebeu que o xadrez era muito conhecido e jogado, resolveu deixá-lo na Terra definitivamente.
    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.

    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu

    ResponderExcluir
  56. Lucas Duarte de Oliveira10 de novembro de 2011 às 07:21

    A LENDA DE SISSA.
    A lenda de Sissa talvez seja a mais conhecida, e tem várias versões. Uma delas conta que o monarca perdera seu filho em uma guerra com o seu vizinho, e, desesperado que estava, estava descuidando dos negócios do reino, mergulhado em uma tristeza imensa.

    O monge foi procurado pelos ministros do rei, que estavam preocupados não só com a saúde do reino, mas temendo pela saúde mental do monarca. Sissa, então, vai visitar o monarca, e propõe a ele um novo jogo, que havia inventado. O monarca concorda relutantemente, mas sua atenção começa a despertar quando percebe que a disposição das peças repetia a formação dos exércitos no dia fatídico da morte de seu filho. O jogo se desenrola, e as peças repetem os movimentos que aconteceram naquela batalha, com uma peça destacando-se pela sua mobilidade e poder.

    À medida que a partida avança, torna-se claro que a vitória só chegaria pelo sacrifício da peça que representava o príncipe. O monarca então entendeu que seu filho dera sua vida pelo reino, e conseguiu aceitar esta perda.

    Feliz com o alívio proporcionado pelo novo conhecimento, o monarca propõe ao monge Sissa que peça um prêmio. Sissa, a princípio recusa, mas diante da insistência do monarca, ele sorri e pede grãos de trigo. Um grão na primeria casa, do tabuleiro, dois grãos na segunda, quatro na terceira, e assim por diante, até preencher o tabuleiro. O rei espanta-se, achando que era muito pouco trigo, e ordena a seu primeiro-ministro que providencie o pagamento, sem esconder sua decepção pelo monge ter pedido algo tão pequeno.

    Quando o ministro completa os cálculos, fica claro que é um preço impagável. A quantidade de grãos de trigo supera todas as colheitas de trigo da história da humanidade!

    ResponderExcluir
  57. douglas fernando agropecuaria 2 ano10 de novembro de 2011 às 07:21

    Rajá era um rei de uma provincia indiana que perdeu seu filho em batalha e entrou na depressão. Quando um sabio chamado sassa visitou o rei e levou para ele um tabuleiro com 64 peças na qual cada peça tinha sua função e rajá tambén constaria no tabuleiro. Rajá gostou muito do jogo e conseguiu sair da depressão, ofereceu uma recompensa ao sabio e ele pediu uma quantia que de começo parecia pequena mais na verdade nem em 2000 anos o reino conseguiria pagar. O rei ficou surpreso com sua inteligencia e o chamou pra ser o principal vizir do reino.

    ResponderExcluir
  58. Lenda de xadrez


    Esta é uma das lendas sobre o surgimento do xadrez, mostrando um lado mais místico para o surgimento desse antigo e interessante jogo que fascina milhões de pessoas pelo mundo.

    "Conta-se que o rajá indiano Balhait, entediado com jogos em que a sorte acabava prevalecendo sobre a perícia e a habilidade do jogador, pediu a um sábio de sua corte, chamado Sissa, que inventasse um jogo que valorizasse qualidades nobres, como a prudência, a diligência, a lucidez e a sabedoria, opondo-se às características de aleatoriedade e fatalidade observadas no nard (antigo jogo indiano com dados).

    Passado algum tempo, Sissa se apresentou ao rajá com sua invenção. Tratava-se de um tabuleiro quadriculado, sobre o qual se movimentavam peças de diferentes formatos, correspondendo cada formato a um elemento do exército indiano: Carros (Bispos), Cavalos, Elefantes (Torres) e Soldados (Peões), além de um Rei e um vizir (Rainha). Sissa explicou que escolheu a guerra como tema porque é a guerra onde mais pesa a importância da decisão, da persistência, da ponderação, da sabedoria e da coragem.

    O rajá ficou encantado com o jogo e concedeu a Sissa o direito a pedir o que quisesse como recompensa. Sissa tentou recusar a recompensa, pois a satisfação de ter criado o jogo, por si só, já lhe era gratificante. Mas o rajá insistiu tanto que Sissa concordou em fazer um pedido:

    - Desejo, como recompensa, um tabuleiro de Xadrez cheio de grãos de trigo, sendo que a primeira casa deve ter um grão, a segunda deve ter dois, a terceira deve ter quatro, a quarta deve ter oito, e assim sucessivamente, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes.

    O rajá se recusou a satisfazer um pedido tão modesto, e tentou persuadir Sissa a escolher uma recompensa mais valiosa. No entanto, Sissa disse que para ele bastava que lhe fosse conferida aquela recompensa, e nada mais.

    Diante disso, o rajá ordenou que lhe dessem um saco de trigo, julgando que nele haveria pagamento de sobra, mas Sissa se recusou a aceitá-lo. Disse que não queria nem um grão a mais nem a menos do que lhe cabia receber.

    Foi só então que o rajá ordenou aos seus matemáticos que calculassem a quantia exata que deveria ser paga, e descobriu, para sua consternação, que todo o trigo da Índia não era suficiente, aliás, todo o trigo cultivado no mundo, durante dezenas de anos, não seria suficiente! A quantia era 264 - 1 grãos de trigo, que corresponde à soma da série:

    1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32 + 64 + 128 + 256 + 512 + 1.024 + 2.048 + 4.096 + ... + 9.223.372.036.854.775.808, isto é, 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo!
    0
    Para alívio do rajá, Sissa disse que já sabia que sua recompensa não poderia ser paga, pois aquela quantidade daria para cobrir toda a superfície da Índia com uma camada de quase uma polegada de espessura."



    Conclusão:

    Esta é apenas uma das lendas, mas que prova que os criadores desse jogo foram pessoas altamente inteligentes ou muito astutas e com grande habilidade em matemática e uma boa capacidade lógica.



    Bibiografia: http://criptopage.caixapreta.org/secao/xadrez/xadrez_lenda.htm


    Aluno: Anderson Lucas B.O Ramos
    Série: 1º"B" de agropecuaria

    ResponderExcluir
  59. Esta é uma das lendas sobre o surgimento do xadrez, mostrando um lado mais místico para o surgimento desse antigo e interessante jogo que fascina milhões de pessoas pelo mundo.

    "Conta-se que o rajá indiano Balhait, entediado com jogos em que a sorte acabava prevalecendo sobre a perícia e a habilidade do jogador, pediu a um sábio de sua corte, chamado Sissa, que inventasse um jogo que valorizasse qualidades nobres, como a prudência, a diligência, a lucidez e a sabedoria, opondo-se às características de aleatoriedade e fatalidade observadas no nard (antigo jogo indiano com dados).

    Passado algum tempo, Sissa se apresentou ao rajá com sua invenção. Tratava-se de um tabuleiro quadriculado, sobre o qual se movimentavam peças de diferentes formatos, correspondendo cada formato a um elemento do exército indiano: Carros (Bispos), Cavalos, Elefantes (Torres) e Soldados (Peões), além de um Rei e um vizir (Rainha). Sissa explicou que escolheu a guerra como tema porque é a guerra onde mais pesa a importância da decisão, da persistência, da ponderação, da sabedoria e da coragem.

    O rajá ficou encantado com o jogo e concedeu a Sissa o direito a pedir o que quisesse como recompensa. Sissa tentou recusar a recompensa, pois a satisfação de ter criado o jogo, por si só, já lhe era gratificante. Mas o rajá insistiu tanto que Sissa concordou em fazer um pedido:

    - Desejo, como recompensa, um tabuleiro de Xadrez cheio de grãos de trigo, sendo que a primeira casa deve ter um grão, a segunda deve ter dois, a terceira deve ter quatro, a quarta deve ter oito, e assim sucessivamente, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes.

    O rajá se recusou a satisfazer um pedido tão modesto, e tentou persuadir Sissa a escolher uma recompensa mais valiosa. No entanto, Sissa disse que para ele bastava que lhe fosse conferida aquela recompensa, e nada mais.

    Diante disso, o rajá ordenou que lhe dessem um saco de trigo, julgando que nele haveria pagamento de sobra, mas Sissa se recusou a aceitá-lo. Disse que não queria nem um grão a mais nem a menos do que lhe cabia receber.

    Foi só então que o rajá ordenou aos seus matemáticos que calculassem a quantia exata que deveria ser paga, e descobriu, para sua consternação, que todo o trigo da Índia não era suficiente, aliás, todo o trigo cultivado no mundo, durante dezenas de anos, não seria suficiente! A quantia era 264 - 1 grãos de trigo, que corresponde à soma da série:

    1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32 + 64 + 128 + 256 + 512 + 1.024 + 2.048 + 4.096 + ... + 9.223.372.036.854.775.808, isto é, 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo!

    Para alívio do rajá, Sissa disse que já sabia que sua recompensa não poderia ser paga, pois aquela quantidade daria para cobrir toda a superfície da Índia com uma camada de quase uma polegada de espessura."

    Esta é apenas uma das lendas, mas que prova que os criadores desse jogo foram pessoas altamente inteligentes ou muito astutas e com grande habilidade em matemática e uma boa capacidade lógica. Meio ambiente B Lucas Paião

    ResponderExcluir
  60. Romildo rodrigues de carvalho10 de novembro de 2011 às 07:27

    Outra famosa lenda atribui a criação do xadrez ao filósofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.

    O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à subtração de 2 elevado à 64 de uma unidade, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615 grãos.

    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  61. Carolina Picoloto Agropecuária 2º ano10 de novembro de 2011 às 07:27

    As lendas do xadrez são diversas, tendo origem de diferentes formas em diferentes países.
    Tem-se uma lenda onde fala que o primeiro nome do xadrez foi o Chaturanga, que conta que o filho de um poderoso rajá tinha perdido sua vida em uma batalha, e estava entrando em constante depressão.Era um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que foi entregue ao rajá por Lahur Sessa, para que ele saísse de sua depressão, o que realmente aconteceu. Esta foi uma lenda de criação da Índia.
    Conta outra lenda que o grego Palamedes criou o xadrez como uma forma de distração dos principes e soldados durante o longo período da existência da Cidade de Tróia. Dizem que foram os gregos a documentar primeiramente a existência do xadrez.

    ResponderExcluir
  62. A origem do xadrez e as suas lendas de criação
    O Xadrez é um jogo bastante antigo, jogado há muito tempo em vários países, e suas origens estão cercadas de lendas. Os historiadores mais atuais traçam sua origem no jogo hindu conhecido por "Chaturanga", que teria viajado da Índia para o Ocidente e tomado o nome de "Chantraj" no Oriente Próximo, para assumir o nome e a forma do jogo moderno, o Xadrez. O Chaturanga, por sua vez, teria se originado do Xiang Qi, um jogo chinês.
    Lendas sobre a origem do Xadrez
    O cerco à Tróia
    Uma das lendas sobre a origem do Xadrez remete à Guerra de Tróia. A frota grega encontrava-se em Áulida, porto da Beócia, esperando poder zarpar rumo à Tróia. Mas a parada em Áulida prolongava-se, e o ócio exasperava os guerreiros, ansiosos para combater Tróia. O genial grego Palamedes, para manter agradavelmente ocupados os companheiros, inventou um jogo, Petteia, ou Pessoi, que seria o ancestral do Xadrez jogado atualmente.
    O Monge Sissa
    A lenda de Sissa talvez seja a mais conhecida, e tem várias versões. Uma delas conta que o monarca perdera seu filho em uma guerra com o seu vizinho, e, desesperado que estava, estava descuidando dos negócios do reino, mergulhado em uma tristeza imensa.
    O monge foi procurado pelos ministros do rei, que estavam preocupados não só com a saúde do reino, mas temendo pela saúde mental do monarca. Sissa, então, vai visitar o monarca, e propõe a ele um novo jogo, que havia inventado. O monarca concorda relutantemente, mas sua atenção começa a despertar quando percebe que a disposição das peças repetia a formação dos exércitos no dia fatídico da morte de seu filho. O jogo se desenrola, e as peças repetem os movimentos que aconteceram naquela batalha, com uma peça destacando-se pela sua mobilidade e poder.
    À medida que a partida avança, torna-se claro que a vitória só chegaria pelo sacrifício da peça que representava o príncipe. O monarca então entendeu que seu filho dera sua vida pelo reino, e conseguiu aceitar esta perda.
    Feliz com o alívio proporcionado pelo novo conhecimento, o monarca propõe ao monge Sissa que peça um prêmio. Sissa, a princípio recusa, mas diante da insistência do monarca, ele sorri e pede grãos de trigo. Um grão na primeria casa, do tabuleiro, dois grãos na segunda, quatro na terceira, e assim por diante, até preencher o tabuleiro. O rei espanta-se, achando que era muito pouco trigo, e ordena a seu primeiro-ministro que providencie o pagamento, sem esconder sua decepção pelo monge ter pedido algo tão pequeno.

    Aluno: Wilker Valandro
    Meio Ambiente 1º B

    ResponderExcluir
  63. Claudeir Barreto Mariano10 de novembro de 2011 às 07:28

    O xadrez exercita de forma competitiva e saudável o cérebro do homem. Sua criação é um grande mistério e não há dados históricos que confirmem a exata origem do jogo. Alguns historiadores atribuem sua criação ao Rei Salomão, que governou Israel de 961 AC a 922 AC; outros, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Porém, há indícios de que o xadrez já era disputado no Antigo Egito. O documento mais antigo sobre o jogo é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.

    Porém, há registros indicando que o jogo era disputado na Índia, onde teria surgido por volta do século V ou VI de nossa era, derivado de antiquíssimo jogo hindu conhecido por "Chaturanga", nome que aludia às quatro armas (anga) do exército indiano: elefante, cavalos, carros e infantaria. Daí ele teria passado à Pérsia. Do mundo islâmico, o xadrez chegou à Europa por vias distintas: a invasão muçulmana da Península Ibérica e a Primeira Cruzada.

    Tal como é jogado atualmente, o xadrez é Medieval em seu caráter. Se assemelha a uma guerra convencional e a um jogo da corte, conforme pode ser visto pelos nomes e ação das peças. Foi o jogo dos Reis e hoje é o Rei dos Jogos. Os peões são os oficiais subalternos, cobrindo e batalhando à frente da cavalaria, dos bispos e personagens da realeza. Os cavalos, bispos, rei e rainha (dama) são auto-explanatórios, enquanto as torres representam as fortalezas dos nobres. Se todos esses personagens desapareceram de muitos países do mundo, o xadrez permanece como um jogo de distinção social, capaz de exigir da mente humana o mais elevado esforço.

    Os seres humanos se destacam dos outros seres vivos pela aquisição da capacidade de agir sobre a natureza, ou seja, mudar, pensar logicamente. Dentro deste contexto, tem-se a implantação do xadrez como atividade de suma importância para o treinamento deste raciocínio lógico. É do conhecimento de todos, que o xadrez vem a enriquecer não só o nível cultural do indivíduo, mas também várias outras capacidades como a memória, a agilidade no pensamento, a segurança na tomada de decisões, o aprendizado na vitória e na derrota, a capacidade de concentração, entre outros. O ensino e a prática do xadrez têm relevante importância pedagógica, na medida em que tal procedimento implica, entre outros, no exercício da sociabilidade, do raciocínio analítico e sintético, da memória, da autoconfiança e da organização metódica e estratégica do estudo

    ResponderExcluir
  64. Uma lenda sobre o xadrez conta a história de um rajá que havia perdido o filho em batalha e entrado em constante depressão.
    Um jovem foi visita-lo com um tabuleiro com casas brancas e pretas dizendo que cada peça representava um de seus soldados e ate-o próprio, com a prática no jogo ele encontraria conforto espiritual e a cura para sua depressão. E foi o que ocorreu.
    O rajá agradecido perguntou o que o jovem queria em troca pelo favor. Ele disse que não queria nada de mais, pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. O rajá ordenou que fosse pago imediatamente.
    Os sábios do rajá ficaram impressionados com a inteligência do jovem no final dos cálculos, comunicaram ao rajá que a safra de 2.000 anos não pagaria a divida com a jovem.
    O rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado pelo jovem de sua grande dívida em trigo.
    Samantha Dias Flores Hermes Agropecuária 1º “A”

    ResponderExcluir
  65. Existem várias controversas quanto ao local de origem do xadrez,mas diversos pesquisadores acreditam que o jogo tenha surgido na India por volta do séc.VI.Acretisse que o xadrez tenha surgido de um antigo jogo chamado "CHATURANGA', com algumas regras diferentes do xadrez atual.As lendas mais conhecidas em relação ao surgimento do xadrez é a lensa de Caíssa e Sissa.A lenda de Caíssa descreve a história de uma jovem deusa que enquanto previa como seria o futuro,resolveu criar um jogo de estratégias ,sendo que o mesmo baseava-se numa guerra entre exércitos.Cada exército tinha seus componentes e cada um deles suas obrigações,sendo que algumas ações pelos componentes foram amaldiçoadas,delimitando o que cada um poderia fazer.a deusa desejava guardar o jogo em um lugar seguro da Terra.Assim o xadrez foi parar na Índia, ganhando popularidade e regras, visto que estava havendo discondância entre os jogadores.Já a lenda de Sissa relata que o xadrez foi criado pelo filósofo Lehur sissa afim de trazer conforto esperitual para um rajá que tinha perdido seu filho em uma batalha. Maravilhado com o jogo o rajá disse para sissa escolher qualquer coisa como recompensa.simplesmente Sissa pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dobrando a quantidade de grão até chegar a casa de n° 64.Vendo a simplicidade do pedido, o rajá pediu que os tesoureiros de seu reino contabilizassem o quanto iria dar de grãos de trigo.surpreso ficou o rajá quando ficou sabendo que as riquezas da Índia não seria suficiente para pagar o promessa feita.Admirado com a espertesa de Sissa o rajá convidou ele para morar vizinho ao reino.


    Lígia Nunes Liberal Meio Ambiente 2° B

    ResponderExcluir
  66. Jéssica Zadoreski Bernardes Agropecuária 1º A10 de novembro de 2011 às 07:32

    A verdade sobre a origem do xadrez é realmente desconhecida. Uma das mais conhecidas é a de um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa, que conta que numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante e profunda depressão e passou a se descuidar do reino e de si mesmo.
    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, que foi o que realmente aconteceu.
    O rajá, agradecido por ter sido ajudado a sair da depressão insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

    ResponderExcluir
  67. Andre Grandisoli turma de Agrapecuária 2°A n°01.

    Lenda de cássia:
    Essa lenda começou quando uma jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro.Feito o jogo, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destrui-lo-iam. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra.o jogo foi para a Índia com poucas regras e a discordância era grande entre as pessoas por isso fizeram mais regras no jogo.
    A LENDA DE SISSA:
    Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual.

    ResponderExcluir
  68. o filosofo Lehur inventou o xadres para interter o rajá que tinha acabado de perder o seu filho em uma batalha, rajá falou para inventar algo que o interte-se se não iria mata-lo. Depois que o filosofo mostrou o xadres para rajá, ele perguntou oque ele iria querer de reconpensa, Lehur falou que iria querer uma coisa bem simples, um grão de trigo para cada casa andada no tabuleiro. No final o rajá ficou devendo uma quantia tão grande que não tinha como paga-lo, mesmo com todas as riquesas da Índia.

    Taynara Duarte- Agropecuária 1ºB

    ResponderExcluir
  69. A origem do xadrez ainda é motivo de debate entre os historiadores do enxadrismo, do qual a teoria mais difundida é que tenha sido criado na Índia, durante a dinastia gupta por volta do século VI. Esta teoria é fundamentada nos primeiros registros literários persas e análise da etimologia das palavras empregadas no jogo e sua evolução conjunta com o xadrez.

    ResponderExcluir
  70. Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.

    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

    O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.

    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

    Diz uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) foi inspirado por Caissa, uma ninfa

    ResponderExcluir
  71. A LENDA DE CAÍSSA

    Há milhares de anos atrás, Caíssa, uma jovem deusa estava tendo previsões de como seria o futuro. Pensando nisso, ela resolveu criar um jogo. O jogo criado parecia ser uma espécie de jogo de estratégia. Conseguia-se distinguir dando uma simples olhada que o jogo tratava de dois exércitos (Brancos e Negros) que tentavam matar uns aos outros. Cada exército era composto por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma rainha e um rei.

    Os peões receberam da deusa a habilidade de andar 2 casas na sua primeira caminhada, mas receberam uma maldição que os impossibilitou de matar os soldados adversários que estivessem na sua frente e deixando-os matar apenas soldados que estivem na sua diagonal.

    As torres receberam a vida e a habilidade de poder fazer o roque, mas foram amaldiçoadas a só poderem andar na horizontal. O roque é quando seu rei pede defesa e anda duas casas para o lado em que a torre desejada estiver, e a mesma andar duas casas passando pelo rei e ficando ao seu lado.

    Os cavalos receberam a habilidade de poder saltar por cima das muralhas inimigas ou das suas próprias muralhas, mas receberam a maldição de só poder locomover-se/atacar em L.

    Os bispos foram empregados igualmente como no tempo da inquisição, mas desta vez eles não matam pessoas pela religião e sim pela cor. Devido a sua grande crueldade receberam a maldição de só poderem locomover-se/atacar na diagonal. A dama ou rainha foi feita como o espelho da deusa, sendo assim a mais poderosa de todo o jogo e a única que não recebeu nenhuma maldição. O rei foi criado para parecer iguais aos generais de guerra que logo iriam surgir. Sua inspiração aos generais é simples, pois os generais mandam soldados para a guerra sem a menor importância se eles irão retornar vivos. Uma maldição lhe foi lançada para impedir que ele se aproxime uma casa do rei adversário.

    Depois de criado, a jovem deusa resolveu esconder seu jogo em algum lugar antes que seus pais o vissem e o destruíssem. Caíssa não sabia aonde seria um bom local para escondê-lo, então resolveu jogá-lo em qualquer lugar da Terra. O jogo foi lançado, e caiu na Índia. Quando os Indianos descobriram o jogo ficaram impressionados, tentaram jogá-lo de várias maneiras mas sempre havia uma discordância entre os jogadores. Certo dia resolveram fazer algumas regras que deviam ser respeitadas por qualquer um que o joga-se. Passaram-se muitos anos desde que Caíssa havia lançado o xadrez na Terra. Caíssa resolveu pegar seu jogo de volta e mostrá-lo para seus pais, mas quando soube que o jogo era muito conhecido e jogado ela resolveu proteger o jogo, deixando-o assim definitivamente na Terra.

    ALUNO: LUIZ FERNANDO

    MEIO AMBIENTE 1° B

    ResponderExcluir
  72. Lenda do xadrez
    conta as lenda que um Indiano intediado com um jogo onde a sorte acabava prevalecendo pedia que um sabio, que inventa-se um jogo, onde a habilidade, conhecimento e a sabedoria do jogador fosse valorizados.
    Com isso o sabio foi enventar o jogo!
    Passado um tempo o sabio mostra sua invenssão para o Indiano Raja.
    Era um tabuleiro quadriculado onde movimentava- se as peças de diferentes tipos.
    O Raja ficou feliz ao ver o jogo por que o jogo era como a guerra, e precisso tomar decissões, coragem , percistencia.




    Aluna:Claudinéia de Morais

    Agropecuária 1º"B"

    ResponderExcluir
  73. Gabryel Wilson Zaniolo Cirineu de Alencar Agro 1A10 de novembro de 2011 às 07:54

    A lenda de Caíssa

    Uma das lendas do xadrez foi a deusa Caíssa, ela criou este jogo de estratégia. Este jogo foi baseado em uma guerra, neste jogo um exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos uma dama e um rei.
    O jogo depois de pronto, foi guardado em um local seguro, para que o jogo não fosse descoberto pelos pais da deusa.
    Este jogo foi mandado para a Índia onde o jogo ganhou grande popularidade, onde os jogadores de la resolveram criar regras, onde fosse comprida po todo o mundo.

    A lenda de Sissa

    Lehur Sissa foi um filósofo indiano que atribui na criação do Xadrez. A intenção dele em fazer este jogo era para acabar coma angustia de um rajá que perdeu seus dois filhos em uma batalha.
    Com o Xadrez o rajá ficou maravilhado, e ofereceu para Sissa uma recompensa. Ele pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, e assim por diante dobrando a quantidade.
    O rajá de um presente pela humildade do homem, e pediu para os tesoureiros do reino que o contabilizassem.
    O rei ficou surpreso pois todas as riquezas da Índia foram insuficiente para pagar a recompensa.

    ResponderExcluir
  74. O xadrez é um jogo que conquistou várias nações. Sendo assim, cada nação o adaptava á sua cultura.
    é um jogo que mostra habilidade, raciocínio, estratégia e sabedoria.
    No inicio,era um jogo tido como da elite, não é atoa que era chamado de "jogo dos reis e rei dos jogos".
    A lenda árabe conta que reinou na índia um cara chamado Iadava, passado algum tempo Sissa; que é o cara que inventou o jogo; se apresentou ao Rajá indiano, seu jogo. Tratava-se de um tabuleiro quadriculado, sobre o qual se movimentavam peças de diferente formatos, cada um correspondendo a um elemento do exército indiano:carros(bispos), cavalos e elefantes(torres),e soldados(peões), além de um rei e mu visir(rainha).
    Rajá adorou o jogo e perguntou a Sissa o que poderia lhe dar como recompensa, Sissa tentou recusar, porque para ele ,só de ter criado um jogo,ja estava suficiente.
    o rajá insistiu tanto que Sissa, aceitou.Pediu que o rajá lhe desse um tabuleiro de xadrez com grãos de trigo,na primeira casa um grão, na segunda doisgrãos e assim por diante.
    o Rajá pediu que seus matemáticos fizessem as contas, e percebeu que essa quantidade não seria encontrada no mundo todo.
    essa lenda serve para mostrar que os criadores do xadrez foram pessoas extremamente inteligentes e que um simples jogo poderia revolucionar o mundo antigo.
    aluna: Milena Raquel Vital dos Santos
    1°b M. A.

    ResponderExcluir
  75. Lucas Casarin 1B Agropecuaria10 de novembro de 2011 às 07:57

    È dificilmente saber quem inventou o xadres.
    Pois ele é um jogo de muita estraategia,más na minha opiniõa o jogo é como se fosse de 2 reinos e os soldados tinha a misõa de proteger seu rei do adversario

    ResponderExcluir
  76. Jéssica Estéfani Lima ' meio ambiente 1° a'10 de novembro de 2011 às 08:06

    o xadrez é um jogo de estratégia, elaborado para mexer com o raciocínio. ele é constituído por 16 peças brancas e 16 peças negras; um rei branco e um rei negro,uma dama braca e uma negra, duas torres brancas e duas negras, dois bispos brancos e dois negros,dois cavalos brancos e dois negros, oito peões brancos e oito negros, e um tabuleiro.
    existem várias endas sobre o surgimento do xadrez, histórias que dizem ter sido criado por deusas e etc.
    hoje em dia o xadrez é o segundo jogo mais praticado no brasil, logo após do futebol, mas ainda não tem o status merecido.
    o xadrez é um jogo que nos ajuda muito, em ter proporção de espaço, tempo, ter estratégias e muitos outros benefícios, além de poder ser jogado por qualquer pessoa que se interesse.

    ResponderExcluir
  77. Como pude perceber em varias literaturas que li, o xadrez envolve várias duvidas ao seu redor a respeito de sua origem, existem estudos que indicam que ele foi criado na China, mas em contradição a isso dizem que foi criado na Grécia ou no Egito. Todos os países defendem sua teoria, a teoria que diz a respeito de sua criação na China diz que um líder militar deu a seus subordinados um jogo chamado “GO” para jogarem durante o inverno, dispunha suas peças da mesma forma que o atual xadrez ocidental. Existem outras lendas uma que também me chamou muito a atenção foi a de que uma jovem deusa fazia previsões sobre o futuro e enquanto isso ela resolveu fazer um jogo para elaborar estratégias e com isso criou o xadres.
    Wilson Junior.
    N°:28
    Turma:Meio Ambiente 2° ano B

    ResponderExcluir
  78. Angélica Martins meio ambiente 1a10 de novembro de 2011 às 14:18

    História do Xadrez
    Muitas civilizações antigas foram apontadas como o berço do xadrez, tais como o Antigo Egito e a China dinástica, atualmente a maioria dos pesquisadores concorda que o jogo tenha se originado na Índia, primeiramente chamado de ‘Chaturanga’.
    Posteriormente o ‘Chaturanga’ espalhou se por outros países, recebendo o nome persa ‘Shatranj’, provavelmente com regras diferenciadas em relação ao jogo indiano. Logo foi adotado pelos muçulmanos, porém as peças se mantiveram durante muito tempo com os seus nomes persas originais.Um de seus maiores praticantes o qual realizou diversos estudos foi al-Suli, com o objetivo de compreender os princípios das aberturas e os finais de partida, além de classificar os praticantes de Shatranj em cinco categorias em razão de sua força de jogo.
    Na passagem do primeiro milênio da nossa era, o jogo já tinha se difundido por toda a Europa e atingido a Península Ibérica.

    Lendas da criação do Xadrez
    O cerco à Tróia:
    Uma das lendas sobre a origem do Xadrez remete à Guerra de Tróia. A frota grega encontrava-se em Áulida, porto da Beócia, esperando poder ir rumo à Tróia. Mas tudo continuava em Áulida prolongava-se, e o ócio exasperava os guerreiros, ansiosos para combater Tróia. O genial grego Palamedes, para manter agradavelmente ocupados os companheiros, inventou um jogo, Petteia, ou Pessoi, que seria o ancestral do Xadrez jogado atualmente.
    Lenda de Sissa :
    Outra famosa lenda sobre o aparecimento do xadrez é a que o atribui a Sissa, filósofo indiano. Teria ele inventado o jogo de xadrez a fim de curar o tédio do enfastiado rei Kaíde. Como este lhe houvesse prometido a recompensa que desejasse, Sissa pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim sucessivamente, dobrando a quantidade, até chegar na casa de número sessenta e quatro.

    ResponderExcluir
  79. Aluno: Marcos Paulo dos Santos Castro
    Número: 14
    Turma: Meio Ambiente 2° Ano “B”

    A História do Xadrez, e os Mitos de Sua Criação
    A origem do Xadrez é algo discutido até os dias de hoje, mais a maioria dos pesquisadores atuais apontam que o jogo foi criado na Índia durante o Século VI d.C..
    Existem diversos mitos que dizem respeito à criação desse jogo, sendo o mais famoso o de um jovem indiano chamado Lahur Sessa, que morava em uma província chamada Tasligana. Certo dia ao perceber a situação que o rajá daquele reino se encontrava, após ter perdido o filho em uma batalha Sessa apresentou a ele um tabuleiro com 64 quadros negros e brancos, com várias peças que representavam a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir como também o rajá. Segundo o jovem o jogo traria tranqüilidade ao rajá, o que verdadeiramente ocorreu.
    O rajá grato, disse para Lahur Sessa aceitar uma gratificação, o rapaz simplismente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira e assim sucessivamente, espantado com o pedido de Sessa o rajá ordenou que o desejo fosse realizado.
    Após fazerem os cálculos, os sábios ficaram abismados com o resultado, pois era a quantia de toda a safra do reino durante 2.000 anos, sendo assim a vontade do jovem não pode ser realizada, mas impressionado com a sabedoria do mesmo, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, tem como retribuição o perdão da divida.
    E assim o Xadrez ficou conhecido e expandiu-se com o passar dos anos, originando em um esporte que teve o seu primeiro torneio em 1851, ocorrido em Londres. E de lá pra cá vem sendo divulgado cada vez mais.

    ResponderExcluir
  80. Aluna: Maria de Fátima Budnik Chinikoski
    Turma: Meio Ambiente 2º "B"

    Existem várias histórias e lendas sobre a origem do xadrez.
    Um dos primeiros registros literários surgiu no poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito no século VI, e a partir deste ponto sua evolução é melhor documentada sendo amplamente aceita no meio acadêmico.
    Na passagem do primeiro milênio da nossa era, o jogo já tinha se difundido por toda a Europa e atingido a Península Ibérica no Século X, sendo citado no manuscrito do Século XIII, o "Libro de los juegos", que discorria sobre o jogo.
    O jogo é baseado em um campo de batalha, onde vale a inteligência do jogador como se fosse uma espécie de "comendante" da batalha.
    As próprias peças são feitas com base nas batalhas que ocorriam. Cada jogador deve se considerar como o comandante e deve manipular seus peões e cavaleiros para o centro da batalha, visando proteger seu rei e derrubar o outro rei.
    Com essa técnica, o jogador esforça sua mente e eleva o seu QI, sabendo como jogar e também adquire, mesmo que sem saber, técnicas de batalha, que inspiraram na criação deste jogo.
    Em vários países eram jogados jogos com a mesma técnica ou finalidade, embora que tivessem algumas poucas diferenças, então foi difícil afirmar corretamente aonde se originou o jogo.
    Hoje existem dados que afirmam alguns locais com mais certeza, mas nada tão concreto.

    ResponderExcluir
  81. Emerson Felipe Bernacz (Meio Ambiente 1 A)10 de novembro de 2011 às 15:37

    Lenda do Surgimento do Xadrez.

    Conta-se que um rajá entediado dos jogos onde a sorte prevalecia pediu a um sábio de sua corte para que crie se um jogo novo um jogo em que prevaleciam as qualidades nobres.

    Passado algum tempo, o sábio se apresentou ao rajá com sua invenção, trata-se de um tabuleiro quadriculado no qual movimentava-se peças de diferente formato, cada peça representava um elemento do exército indiano: (Carros Bispos), Cavalos, Elefantes (Torres) e Soldados (Peões), além de um Rei e um vizir Rainha).
    O sábio explicou que escolheu a guerra como tema por que é nela que se presa à importância, da persistência, da coragem e da decisão.
    O rajá ficou encantado com o jogo e concedeu ao sábio o direito de um pedido de recompensa:
    E o sábio desejou como recompensa, um tabuleiro de Xadrez cheio de grãos de trigo, sendo que a primeira casa deveria ter um grão, a segunda deve ter dois, a terceira deve ter quatro, a quarta deve ter oito, e assim sucessivamente, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes.
    Só então o rajá ordenou aos seus matemáticos que calculassem a quantia exata que deveria ser paga, e descobriu que todo o trigo da Índia não era suficiente, aliás, todo o trigo cultivado no mundo, durante dezenas de anos, não seria suficiente! A quantia era 264 - 1 grão de trigo, que corresponde à soma da série:

    1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32 + 64 + 128 + 256 + 512 + 1.024 + 2.048 + 4.096 + ... + 9.223.372.036.854.775.808, isto é, 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo!
    O sábio disse que já sabia que sua recompensa não poderia ser paga, pois aquela quantidade daria para cobrir toda a superfície da Índia com uma camada de quase uma polegada de espessura."

    ResponderExcluir
  82. Surgiu na Índia há mais o menos mil e quinhentos anos atrás com o nome de Chaturanga que atualmente é conhecido como xadrez, na idade média ele foi introduzido nos países ocidentais, que desde então passou por mudanças até chegar à forma atual.
    Na Idade Média era chamado de jogo dos reis e rei dos jogos, já no século XV ocorreram mudanças, Gutenberg criou um tipo móvel, e assim foi possível a impressão de livros. Com a ampliação dos livros de xadrez a primeira democratização, a segunda ocorreu na Europa do Leste, a terceira começou com a revolução dos computadores e da internet.
    A história do xadrez é dividida por vários períodos; período primitivo que foi até 500
    dC ele não podia ser estudado, assim foi necessário observar outro jogos de tabuleiro já existentes; período sânscrito que foi de 500 a 600, eles jogavam o Chaturanga entre quatro pessoas e com o tempo dominou se jogar com apenas duas pessoas; período persa foi de 600 a 700, era chamado Chatrang e também foram descobertas peças do xadrez; período Árabe foi de 700 até 1200, ele era chamado de Shatranj e era muito popular entre os árabes e se espalhou pelo norte da África e Europa através da invasão da Espanha; período europeu foi de 1200 até 1600, ele foi dividido em duas cores para facilitar a visualização dos jogadores foram dados novos nomes e comandos para as peças; período moderno que foi de 1600 até os dias de hoje que passou por vários períodos; como o período clássico ou romântico, que é caracterizado como um jogo criativo, esportivo, aberto e com estilo; período científico de 1886 a 1946 foi marcado por várias idéias, essas idéias é como chamamos hoje de o xadrez posicional; período Hipermoderno de 1916 a 1946 surgiram leis para o jogo posicional; Período Eclético a partir de 1946 é caracterizado por melhoramento do modo de jogar com táticas e estratégias.

    Andreia Josiane Vieira
    1ºA de Agropecuária

    ResponderExcluir
  83. Emerson Felipe Bernacz 1 A Meio Ambiente10 de novembro de 2011 às 15:46

    Lenda do Surgimento do Xadrez.

    Conta-se que um rajá entediado dos jogos onde a sorte prevalecia pediu a um sábio de sua corte para que crie se um jogo novo um jogo em que prevaleciam as qualidades nobres.

    Passado algum tempo, o sábio se apresentou ao rajá com sua invenção, trata-se de um tabuleiro quadriculado no qual movimentava-se peças de diferente formato, cada peça representava um elemento do exército indiano: (Carros Bispos), Cavalos, Elefantes (Torres) e Soldados (Peões), além de um Rei e um vizir Rainha).
    O sábio explicou que escolheu a guerra como tema por que é nela que se presa à importância, da persistência, da coragem e da decisão.
    O rajá ficou encantado com o jogo e concedeu ao sábio o direito de um pedido de recompensa:
    E o sábio desejou como recompensa, um tabuleiro de Xadrez cheio de grãos de trigo, sendo que a primeira casa deveria ter um grão, a segunda deve ter dois, a terceira deve ter quatro, a quarta deve ter oito, e assim sucessivamente, dobrando o número de grãos na casa seguinte, até encher todas as casas do tabuleiro com o número de grãos correspondentes.
    Só então o rajá ordenou aos seus matemáticos que calculassem a quantia exata que deveria ser paga, e descobriu que todo o trigo da Índia não era suficiente, aliás, todo o trigo cultivado no mundo, durante dezenas de anos, não seria suficiente! A quantia era 264 - 1 grão de trigo, que corresponde à soma da série:

    1 + 2 + 4 + 8 + 16 + 32 + 64 + 128 + 256 + 512 + 1.024 + 2.048 + 4.096 + ... + 9.223.372.036.854.775.808, isto é, 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo!
    O sábio disse que já sabia que sua recompensa não poderia ser paga, pois aquela quantidade daria para cobrir toda a superfície da Índia com uma camada de quase uma polegada de espessura."

    ResponderExcluir
  84. Leonardo Elias Rockenbach da silva (1ºa agropecuaria)10 de novembro de 2011 às 16:06

    Existem vários mitos sobre o xadrez sendo uma das mais famosas a que La de um jovem brâmane indiano chamado de Lahur Sessa. Segundo a lenda contada em O HOMEN QUE CALCULAVA, do escritor matemático Malba Tahan, em uma província indiana havia um Raja que tinha perdido seu filho em batalha e ele estava em constante depressão, e um dia o raja foi visitado por Sessa que lhe apresentou um tabuleiro com 64 casa brancas e negras que representava a infantarias, e Sessa explicou que apratica do jogo iria lhe trazer conforto espiritual. E ira curar sua depressão, e é o que realmente a com teceu. E o Raja insistiu que ele pegasse uma reconpensapela invenção então Sessa pediu 1 grão de trigo para 1º casa 2 grão para a 2º 4 para 3º e assim susesivamente ate a ultima casa. O Raja espantado com a modéstia de Sessa ele mandou que fosse pago imediatamente. E os sábios do raja fazendo os cálculos disseram que a colheita de 2000 não daria o suficiente para paga a divida. Impressionado com a inteligência de Sessa ele convidou o para ser seu principal visir e ele foi perdoado da divida dos grãos.
    NOME: LEONARDO ELIAS ROCKENBACH DA SILVA
    SERIE: 1ºa Agropecuária

    ResponderExcluir
  85. Stephanie Yumi 1 Ano Comércio10 de novembro de 2011 às 16:14

    A lenda de Caíssa: Uma jovem deusa fazia previsões do futuro, então, ela resolveu criar um jogo de estratégia, que baseava numa guerra no qual o exército branco guerriava contra o exército negro. E cada exército era formado por vários operários que deveriam proteger o rei. Mas cada operário ( peão, torre, cavalo, bispo ) recebeu maldições que hoje conhecidas como regras normais de
    habilidade de cada peça.
    Dama então é a referência à deus Caíssa, porém não recebeu nenhuma restrição.
    O rei, que comandava em todos os seus operários, recebeu a maldição de não aproximar-se uma casa próxima do rei adversário.
    Logo que a deusa criou o jogo, queria guardar num local seguro pois os seus pais iriam destruí-lo. Porém ela mandou para um lugar qualquer da terra, então o xadrez foi parar na Índia, que ganhou
    uma grande popularidade. Mas que ouve muitas descordâncias por ausência de regras. Então eles proporcionaram muitas regra que pudesse prosseguir por qualquer pessoa. Depois de muito tempo, a deusa quis resgatar o xadres para mostrar aos pais. Mas ela observou que o xadrez era muito conhecido, resolveu deixar este jogo na Terra definitivamente.

    ResponderExcluir
  86. Daniele Ramos dos Santos.10 de novembro de 2011 às 16:16

    Xadrez.


    A história do xadrez relata duas lendas , a lenda da Deusa de Caíssa , na qual conta a seguinte história .
    A milhares de ano uma jovem deusa fazia previsões do futuro, então ela resolveu criar um jogo de estratégia no caso o xadrez.
    Este jogo bazeav´-se em uma guerra entre um exército branco e um negro.Depois do jogo feito ela precisava esconde-lo por causa de seus pais, foi ai que ela a jogou em um lugar qualquer da Terra, então o xadrex foi parar na Índia onde tomou popularidade.
    A segunda lenda é a do filósofo Lehur Sissa que teria criado o jogo para um rajá que perdera seu filho em uma batalha, ao ver o jogo o rajá gostou muito do que viu , então ofereceu a ele uma recompensa .
    Sissan fez um pedido ao rajá que aparentemente era a mais simples , ele pediu grãos de milho ,mais a surpresa veio quando os tesoureiros fizeram as contas e viram que toda a riqueza da índia não seria suficiente para pagá-lo .
    Impressionado com tanta inteligência de Sissan
    o governante a convidou para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  87. Bom, o xadrez tem várias histórias ( lendas ) de como se iniciou, uma delas é a deu um jovem matemático que levou sua invenção para um (rajá) que estava em depresão pois tinha perdido seu filho a pouco tempo em uma batalha.
    Esta invenção tinha 64 ( quadrados )que era todo o espaço do " TABULEIRO", este jovem matemático disse ao rajá que este jogo era pra ele passar o tempo e superar a sua perda, e ao mesmo tempo mostrar como entender o campo de batalha em sí.

    1º "A" ano meio ambiente

    ResponderExcluir
  88. Ola galera, :D

    'O filho do rei da Indía havia morrido na guerra, e seu pai estava muito triste. Então um homem chamado Sessa criou um jogo para animar o rei.
    O rei gostou tanto do jogo que mandou Sessa escolher um presente, então Sessa pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois grãos para a segunda casa e assim até chegar até a casa de numero 64 sempre dobrando o valor de grãos. Era impussivel pagar esses grãos pois a quantidade era muito alta.'



    'Uma Deusa chamada Caaissa criou um jogo com dois exervitos inimigos e jogou uma maldição em todas as peças menos na Dama, ja que a Dama foi feita para representar ela! Com medo de seus pais destruirem o jogo Caaissa escondeu o jogo na terra.'


    Agropecuária 2°A

    ResponderExcluir
  89. Íngria de Oliveira Pardin10 de novembro de 2011 às 16:33

    Mitos e Lendas do Xadrez

    O jogo de tabuleiro conhecido como xadrez possui várias histórias que relatam sobre sua criação. Suas “origens” abrangem desde a Índia ao Egito Antigo, e claro com variações tanto na história de concepção como nas regras.
    A lenda mais conhecida da história do xadrez é que um indiano criou o jogo para entreter um rajá entediado e triste pela morte de seu filho, que ficou maravilhado com o jogo e insistiu em oferecer uma recompensa ao indiano que pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
    Quando fizeram as contas perceberam que não teriam como pagar, pois o reino entraria em decadência e a população passaria fome, surpreso com a inteligência do indiano o rajá o convidou pra trabalhar no reino, que por sua vez aceitou e perdou a dívida do trigo.
    Atualmente podemos perceber a grande influência deste jogo de estratégia na sociedade, (tanto que agora é objeto de estudo obrigatório nas redes de escolas públicas), em alguns filmes podemos perceber a presença do jogo tradicional. O Xadrez Bruxo, uma versão adaptada do xadrez tradicional de Joanne Rowling, escritora da série Harry Potter, no qual as peças se moviam por comando de voz de seu jogador, que por sua vez ocupava uma das casas do tabuleiro. Como as peças tinham vida sofriam diretamente o ataque do adversário.

    Discente: Íngria de Oliveira Pardin.
    Número da Chamada:01.
    Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.
    Turma: 2° Ano B.

    ResponderExcluir
  90. Olá galera!

    'O filho do rei da India havia morrido na guerrae seu pai estava muito triste. Então um homem chamado Sessa criou um jogo para animar o rei.
    O rei gostou tanto do jogo que mandou Sessa escolhor um presente, ele pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois grãos de trigo para a segunda casa e assim até chegar a casa de numero 64 sempre dobrando o numero de grãos. Era impussivel pagar esses grãos pois a quantidade era muito alta.'

    'Uma Deusa chamada Caaissa criou um jogo com dois exércitos inimigos e jogou uma maldição em todas as peças menos na Dama que era a pessa que à representava.
    Com medo de seus pais destruirem o jogo Caaissa escondeu o jogo na terra!'


    Agropecuária 2°A

    ResponderExcluir
  91. Paulo Ricardo da Silva Cardozo10 de novembro de 2011 às 17:16

    O xadrez é um jogo miletar milenar criado na India através de um aperfeiçoamento de modalidades parecidas onde as principais mudanças ocorreram no movimentos dos peões que pessoas de uma casa para duas casas no primeiro movimento, a segunda mudança ocorreu movimentos dos bispos que só podiam movimentar duas casas na diagonal e agora se movimentão livrementre e a principal mudança foi a Rainha que se tornou a mais poderesa peça do jogo ja que antes se movimentava apenas uma casa na diagonal e o jogada en passant.
    Após a criação do xadrez na India o xadrez se difundia por todo o mundo, sendo regras criadas por cada país, tendo então a globalização de regras no século XIX, tendo a partir dai uma longa disputa pelo titulo mundial se inicial, cuja desputa se estende até hoje.

    Meio Ambiente 2ºB

    ResponderExcluir
  92. Roberto Dener Macedo 1ºB M.A10 de novembro de 2011 às 17:18

    Existem varias lendas sobre o xadres e a que mais me interessou foi a lenda da Caíssa.
    Caíssa era uma jovem deusa que previa o futuro com isso ela resolveu criar um jogo de estra tégia o xadres e ele se baseava-se em uma guerra com um exército branco contra o exército preto.
    O xadres possui de peça o peão a torre o cavalo e bispo além da rainha e o rei.
    Hoje o xadres é um jogo de muita estratégia e requer muito pensamento do jogador por qual quer movimento errado o jogador pode per a "batalhar", o njogador deve ter também muita agilidade para combater o seu adversario.

    ResponderExcluir
  93. RONALDO VITOR 1ºB M.A10 de novembro de 2011 às 17:40

    O XADRES TEM VARIAS FORMAS PARA EXPLICA-LO UMA DELAS E A LENDA DE CAISSA.ELA TERIA INVENTADO A FIM DE ACABAR COM A AGONIA DE UM RAJA GUE PERDERA SEU FILHO NUMA BATALHA.NA MINHA OPINIAO ELA TROUXE A VIDA DOS SOLDADOS GUE GUERIAM PARA O TABULEIRO.

    ResponderExcluir
  94. Tatiane Perpétuo Faúla M.A 1° B10 de novembro de 2011 às 17:44

    História do Xadrez

    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
    O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
    Diz uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) foi inspirado por Caissa, uma ninfa.

    ResponderExcluir
  95. Existem vários mitos sobre o xadrez.
    O mais comum deles e aceitável é de um jovem filho do rei que foi para uma batalha e acabou morrendo, seu pai “rei” ficou muito triste após a morte de seu filho e acabou se descuidando do de si e do reino. Tinha um jovem chamado Sessa que ao ver o rei triste decidiu criar um jogo com peças brancas e pretas representando o a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal e o rei que tem que estar em cheque “cercado sendo atacado”. O rei muito feliz com o jogo deu uma recompensa para Sassa, e assim começou o xadrez e foi passando de geração em geração se expandindo pelos continentes ate chegar no mundo todo é ser considerado um dos melhores jogos inventados ate hoje, praticando o raciocínio da pessoa e ajudando em numeras outras coisas.
    Nome: Jessica Daiane Turma : comércio 1º ano

    ResponderExcluir
  96. Diomar Wilson Muxfeldt Júnior - Meio Ambiente 1A10 de novembro de 2011 às 18:16

    Mito Lahur Sessa

    Certo dia numa visita a Rajá, Sessa o apresentou um jogo de tabuleiro com 64 casas brancas e negras, com peças que representavam a cavalaria, infantaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. De acordo com Sessa o jogo traria ajuda espiritual a Rajá, e realmente
    o tirou de sua depressão.
    Rajá então, quis dar uma recompensa a Sessa, que então pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa,
    porém quando o cálculo da quantidade de grãos foi feita, Rajá e os sábios ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

    ResponderExcluir
  97. Ítalo Gerald Almeida 1° ano Meio Ambiente A10 de novembro de 2011 às 18:56

    Eu gostei Muito da Lenda de Sissa muito interesante pois ele foi muito bondoso de criar o xadrez para o rajá por ele ter perdido seu filho em uma batalha.E em troca Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. O rajá achou tão simples o pedido que pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem.O rajá depois ficou impressionado que soube que que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida. O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à subtração de 2 elevado à 64 de uma unidade, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615 grãos.

    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.
    No final das contas Sissa se deu muito bem,pela sua inteligência.

    ResponderExcluir
  98. Beatriz dos Anjos oliveira Meio Ambiente 1° A11 de novembro de 2011 às 03:12

    Xadrez
    Existe varias lendas sobre o xadrez, mas a que eu considero mais importante, e mais realista é a do O cerco à Tróia:
    O genial grego Palamedes, para manter agradavelmente ocupados os companheiros de guerra que encontrava-se em Áulida esperando poder zarpar rumo à Tróia, inventou um jogo O XADREZ,Petteia, ou Pessoi, que seria o ancestral do Xadrez jogado atualmente.
    O xadrez considerado um jogo de raciocinio,que para ser jogado tem que ter muita atenção e coordenação mootorra.

    ResponderExcluir
  99. Rai da Silva Peres 1B Meio Ambiente11 de novembro de 2011 às 03:54

    Aluno: Rai da silva Peres
    Turma: Turma m.a 1b

    Lendas do Xadrez
    A LENDA DE CAÍSSA
    Ha muitos anos atrás, uma jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso, ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei,a dama era amais forte de todos.
    A dama foi feita como referência à própria deusa. Por isso, não recebera nenhuma restrição.
    O rei foi feito como os grandes general. com o jogo feito, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destrui-lo-iam. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade. Mas devido à ausência de regras, houve muita discordância entre os jogadores. Por isso eles resolveram fazer regras, que fossem seguidas por qualquer pessoa. Depois de muitos anos, Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar à seus pais. Mas quando ela percebeu que o xadrez era muito conhecido e jogado, resolveu deixá-lo na Terra definitivamente.

    ResponderExcluir
  100. Pablo da Silva Pinto-1º B meio ambiente - IFMT Campus Juína11 de novembro de 2011 às 04:14

    Pablo da silva pinto -1ºB Meio Ambiente.
    Durante uma guerra o generoso monarca perde seu filho, o príncipe Adjamir, e a partir deste fato se encerra em seus aposentos e só aparece para atender aos ministros e sábios,Como estivesse com boa disposição atendeu ao jovem. Seu nome era Lahur SessaEle apresenta ao rei sua invenção, um grande tabuleiro quadrado, dividido em 64 casas iguais; sobre esse tabuleiro colocavam-se 2 coleções de peças distinguidas pelas cores brancas e pretas e curiosas regras que lhe permitiam movimentar-se de várias formas.
    essa foi a origem do xadres que jogamos hoje.

    ResponderExcluir
  101. Mariana Gomes 1º"B" Meio Ambiente.
    Num reino a distante a muito tempo atrás, um rei que vivia triste e que ja havia experimentado tudo que tinha de prazes, e nada o satisfez, então chamou filosófo da corte e o ordenou que inventasse algo para alegra-lo, e se nao obtivesse resultado ele perderia sua cabeça então, depois de um tempo o filosófo apresentou um tabuleiro de xadrez, e suas peças.
    O rei gostando do jogo lhe perguntou como queria ser recompensado, e o filosófo falou no primeiro quadrado do tabuleiro um grão de arroz. No 2º dois grãos de arroz. No 3º quatro grãos de arroz. No 4º dezesseis grãos de arroz.
    O rei espantado com o pedido do filósofo, pois, ele esperava que o filósofo pedisse algo precioso, e o rei ordenou que se os chefes dos celeiros satisfazessem os pedido do filósofo, certo dia os chefes chegou para o rei e avisarão que nao havia mais arroz o suficiente, para pagar a divida ao filósofo o povo se revolto depôs o rei, colocando o filósofo no governo daquele reino.

    ResponderExcluir
  102. Milena Raquel Vital dos Santos /1°b M.A.11 de novembro de 2011 às 04:37

    o xadrez é jogo que conquistou várias culturas. sendo assim, cada povo adaptava o jogo á sua cultura.
    a lenda árabe conta que, um rajá estava entediado e pediu para que um jovem chamado Sissa criasse um jogo que lhe intretesse.
    Mas nessa epoca aconteceu uma guerra, e o filho dele morreu lutando, sabendo disso o jovem Sissa criou o jogo conforme o acontecido na guerra. o rajá adrou o jogo e perguntou ao rapaz oque ele queria como recompensa. O rapaz tentou recusar, mas de tanto o Rajá insistir, ele disse que lhe desse um grão de trigo para cada casa do tabuleiro.
    O rajá mandou seus matemáticos calcularem, e chegou à conclusão de nem com todas as plantações existentes no mundo naquela época seriam capazes de suprir essa quantidade.

    ResponderExcluir
  103. Gustavo Henrique CArdoso 1Comercio11 de novembro de 2011 às 05:34

    1º Ano Comércio
    Gustavo Henrique Cardoso
    História E Lendas Do Xadrez
    Os historiadores dizem que o jogo foi inventado na Ásia há muito tempo, e caminhou pela Rússia, Pérsia e Europa, até ter as regras de hoje. Existem também várias lendas sobre o xadrez, a mais difundida é que tenha sido criado na Índia, durante a dinastia gupta por volta do século VI. Esta teoria é fundamentada nos primeiros registros literários persas e análise da etimologia das palavras empregadas no jogo e sua evolução conjunta com o xadrez.
    Uma outra versão bastante aceita para a origem é de que ele tenha se originado na China em 204 -203 a.C. por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Um jogo conhecido como "Xiangqi" que tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças tem inscrições em caracteres chineses e são colocadas em "pontos".
    Sobre o jogo de xadrez existem várias lendas, uma delas é a do Cerco á Penélope: “Depois que Tróia foi vencida e destruída, Ulisses vagou no mundo por dez anos, antes de conseguir regressar à sua pátria, a ilha de Ítaca. Durante sua ausência, alguns príncipes, os Aquinos, instalaram-se na corte de Ítaca e, julgando Ulisses já morto, passaram a cortejar-lhe a esposa, Penélope. Conta-se que os Aquinos para transcorrer mais alegremente seus dias ociosos, depois dos lautos jantares, punham Penélope como prêmio dos seus jogos de... Xadrez. Os Aquinos eram 108, e estavam divididos em dois esquadrões. Jogavam com um tabulareiro semelhante ao moderno, e, no centro dele, deixavam umas casas vazias: numa delas era colocada uma peça, que simbolizava Penélope. Cada um dos Aquinos devia procurar, com sua peça, tocar e remover Penélope da casinha. Ele pensava, que se o conseguisse, teria muita probabilidade de desposar a rainha. O jogo do Xadrez, porém, não deu sorte aos Aquinos, pois, quem leu a Odisséia, já sabe que eles foram todos mortos por Ulisses, ao seu regresso.”
    A história do xadrez na Índia conta que as peças no jogo antecessor ao xadrez eram muito limitadas em seus movimentos: o elefante (o antecessor do moderno bispo) somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais, o vizir (o antecessor da dama) somente uma casa nas diagonais, os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e não existia ainda o roque. Os peões somente podiam ser promovidos a vizir que era a peça mais fraca, depois do peão, em razão da sua limitada mobilidade.
    As histórias do xadrez são muito interessantes ,mas ninguém Sabe ao certo como ele surgiu, as lendas são muitas, entretanto a que eu mais acredito é que ele tenha surgido na Índia.

    ResponderExcluir
  104. THAYNÁ MENEGAZ 1º TEC. MEIO AMBIENTE
    Ha varias teorias sobre a origem do xadrez, uma delas é a teoria da China.
    Um chefe militar chamado Han Xin, esse chefe militar dava xadrez para sua tropa jogar durante o acampamento de inverno.Um jogo conhecido como "Xiangqi" que tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo.

    ResponderExcluir
  105. Lendas do Xadrez

    * Caissa
    há milhares anos uma jovem fazia previsões de como seria o futuro, devido isso ela resolveu criar um jogo "O xadrez". O jogo criado foi baseado em uma guerra, em que um exercito branco "guerreava" com um exercito preto.
    As peças criadas foram: os peões podendo se mover para frente e capturar nas diagonais e andar duas casa na primeira jogada e depois somente uma, as torres podendo se mover nas horizontais e verticais, os cavalos podendo se mover em L ou duas casas para frente e uma pro lado, bispos podendo se mover nas diagonais, dama podendo se mover para qualquer lado e quantas casas pudesse, e o rei em qualquer lado mais somente uma casa.
    * Sissa
    o filósofo indiano Lehur Sissa criou o xadrez pala confortar o rajá, o rajá ficou maravilhado com tal coisa que deixou o filósofo pedir o que ele quisesse, então ele pediu 1 grão de trigo pela primeira casa, 2 grãos pela segunda, 4 pela terceira casa, 8 pela quarta e assim por diante, o rajá cedeu o pedido, mais quando foi informado que nem toda a riqueza da Índia não dariam para pagar o tal pedido.
    O rajá impressionado a com inteligencia do filósofo resolveu convidá-lo para ser o Vizir principal do reino.

    já tinha feito mais acho que nao deu certo to enviando novamente com outras palavras.

    ResponderExcluir
  106. Flávia Firmini. Meio Ambiente 2ºA11 de novembro de 2011 às 08:45

    Lenda de Císsa: foi criado por uma deusa ue previa o futuro,eladecidiu criar um jogo de estrategia, ima batalha onde dois exércitos se atacam. Cada exército era composto por 14 peças, 12 delas tinham cada uma maldisão, a peça ue tem mais poder é a dama a própria deusa, a peça mais importante é o reiue era o comandante e tinha a maldição de não poder ficar na casa ao lado do rei adversario. O jogo foi escondido para seus pais não detruí-lo, e foi enviado a terra onde foi criado regras e conhecido mundialmente. Lenda de Sissa: Foi criado pro um filósofo para acabar com a tristeza de um raja, que tinha perdidoseu filho em uma batalha , e iria trazer conforto espiritual. O rajá imprecionado com o xadrez falou a Sissa que podia escolher a reconpensa ue quiser, Sissa pedio uma grão de trigo pela primeira casa, dois na segunda, a cada casa o dobro de quantidade assim por 64 casas. O rajá percebeu que a quantia pedida era mais do que a riquesa da Índia. Admirado com a inteligencia de Sissa o rajá convidou para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  107. Jeane da Costa Gomes - 1º Ano Comércio11 de novembro de 2011 às 08:48

    O xadrez
    O xadrez é um jogo composto por dois exércitos branco e negro onde simula uma batalha, com intuito de proteger o rei e derrotar o adversário, composto por um tabuleiro e peças, cada qual com seus movimentos fixos e específicos.
    Não se sabe exatamente onde se originou este jogo, mas acredita-se que tenha sido na Índia.
    Há, portanto lendas no qual relata supostamente sua criação como a lenda de caíssa uma deusa que fazia previsões do futuro e que criou um jogo estratégico, conta outra lenda a respeito de palamedes em grego que como forma de entreter e distrair os príncipes e soldados no período do cerco criou o xadrez, mas a mais conhecida e que tem mais versões é de sessa um indiano que supostamente teria inventado o xadrez com a intenção de animar e curar a depressão que o rei estava sentindo por ter perdido seu filho em batalha, no entanto essas lendas são hipóteses de como teria originado o xadrez, porem não a nada concreto de sua criação apenas suposições.

    Jeane da costa gomes

    ResponderExcluir
  108. Discente:Maicon Dione Sampaio de Mello
    Curso/Turma:Técnico em Meio Ambiente 2° ano "B"
    Número da Chamada: 11
    Período: Integral

    Bom, consegui achar duas lendas:
    A lenda de Caíssa, que conta que uma jovem deusa tinha o poder de prever o futuro e resolveu inventar um jogo que se baseava numa guerra contendo como guerreiros peões, cavalos, torres, bispos, uma rainha e um rei. Cada uma dessa peças contem um movimento e forma de capturar o adversário específico, pois segundo a lenda receberam uma maldição que não poderiam fazer outro movimento, exceto a Rainha que representa a deusa.E o rei foi dado uma maldição que não poderia se aproximar uma casa do rei adversário. Caíssa queria guardar esse jogo em um local seguro para que seus pais não o destruisse, mais com a ausencia de regras começou a causar problemas. Intão foi implantado regras nesse jogo e Caíssa resolveu deixar esse jogo na Terra.
    E também existe a lenda de Sissa:Que diz que o xadrez foi inventado por um filósofo que apresentou esse jogo pra rajá(rei) afim de confortá-lo depois de seu filho ter sido morto na guerra. Rajá ficou tão maravilhado que concedeu que Sissa pedisse qualquer coisa, então ele pediu um grau de trigo pela primeira casa assim dobrando o pedido em cada uma até chegar em 64 casa(1,2,4,8,16...). O Rei pediu para contabilizarem um pedido que parecia simples e humilde tornou-se muito grande.Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.
    Espero que tenha gostado. Abraço

    ResponderExcluir
  109. Kathlyn Schmidt - 1° ano de Comércio
    "Conta-se que o rajá indiano Balhait, entediado com jogos em que a sorte acabava prevalecendo sobre a perícia e a habilidade do jogador, pediu a um sábio de sua corte, chamado Sissa, que inventasse um jogo que valorizasse qualidades nobres, como a prudência, a diligência, a lucidez e a sabedoria, opondo-se às características de aleatoriedade e fatalidade observadas no nard (antigo jogo indiano com dados).

    ResponderExcluir
  110. A Lenda de Cássia
    Segundo essa lenda Cássia era jovem que pensava muito no futuro enquanto isso resolveu criar um jogo de estratégia em que um exercito branco se se confronta com o negro.
    Cada exército é formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei, cada peça, foram amaldiçoados e por isso tem regras de movimentos das mesmas. Cássia tinha que guardá-lo em local seguro por isso enviou para qualquer lugar da terra, o jogo foi parar na índia. Depois de anos Cássia resolveu resgatá-lo, mas percebeu que era um jogo popular na terra e resolveu deixá-lo definitivamente.

    O jogo (ou partida de xadrez) é disputado em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla as dezesseis peças . O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário[4]. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
    Muitas teorias comprovam a correlação entre o jogo e o desenvolvimento psicológico e intelectual de quem o pratica. O xadrez propicia, simultaneamente, lazer prazeroso combinado ao desenvolvimento de capacidades intelectuais como: tomada de decisão, conceito de tática e estratégia, capacidade de estabelecer hipóteses, capacidade de relativizar conceitos como espaço, tempo e recursos materiais, além de inúmeras outras capacidades já identificadas
    Como diz a lenda é um jogo criado com o intuito de pensar no futuro por isso mexe com vários sentimentos.

    ResponderExcluir
  111. Welliton Lucas Dias - agropecuaria 2 "A"11 de novembro de 2011 às 12:01

    Lenda de Sissa

    Esta lenda fala sobre o invenção do xadrez.
    Sissa inventou este jogo com o objetivo de agradar o rei e combater seu tédio, mostrando depois que um rei sem seu povo está morto, pois não tem poder nem valor.
    O rei ofereceu para Sissa qualquer coisa que ele quisesse. Sissa decidiu pedir dois grãos de trigo pela primeira casa do tabuleiro, quatro grãos pela segunda, oito pela terceira, e assim sucessivamente até completar as sessenta e quatro casas.
    Quando chegasse a sessenta e quatro casas o rei não daria conta de pagar Sissa.

    ResponderExcluir
  112. Tayara Secco, 1º B - Meio Ambiente

    A história da criação do xadrez é muito discutida, não se há certeza ao certo. Mas a mais famosa é que foi contado por Beremiz Samir, o homem que calculava:
    Em uma época que a Índia era reinada por um rico e generoso rei chamado Jadava. Durante a guerra perdeu seu filho, o príncipe Adjamir, e apartir disso esse rei viviva na melancolia. Como rei tinha várias responsabilidades de fazer decisões até que um dia um garoto chamado Lahur Sessa, lhe apresentou um grande tabuleiro quadrado, dividido em 64 casas iguais; sobre esse tabuleiro colocavam-se 2 coleções de peças distinguidas pelas cores brancas e pretas e com regras que lhe permitiam movimentar-se de várias formas. Sessa explicou o jogo com paciência ao seu soberano e para aqueles curiosos que estavam ao redor. O rei aprendeu rápido e insistiu dar uma recompensa ao garoto, o pedido foi o pagamento em grãos de trigo, 1 grão de trigo pela 1ª casa do tabuleiro, 2 pela segunda, 4 pela terceira, 8 pela quarta, até a 64ª casa do tabuleiro, formando assim uma progressão geométrica. Todos riram do estranho pedido, pois ninguém menos que Sessa poderia saber e pedir tesouros e palácios. Diante disso o rei chamou os melhores algébricos para que calcula-se essa porção. Obtiveram um número imensurável que seria 2 vezes maior que a montanha do Himalaia e que os campos da Índia não produziria em 2000 séculos essa quantidade de trigo.
    Sessa não querendo deixar Jadava constrangido em frente ao seu público abriu mão de seu pedido e disse: Os homens mais avisados iludem-se não só diante da aparência enganadora dos números, mas também com a falsa modéstia dos ambiciosos.
    Infeliz daquele que toma sobre os seus ombros o compromisso de uma vida dividida cuja grandeza não pode avaliar. Mais avisado é o que muito pondera e pouco promete.
    Com essas palavras Sessa conseguiu um lugar no reino como um de seus conselheiros.

    ResponderExcluir
  113. Ítalo Ricardo Serrano Fachetti Durel 2°Ano A11 de novembro de 2011 às 15:32

    A criação do xadrez é cercada de mitos, alguns dizem que ele surgiu de uma versão que foi criada na índia e depois foi disseminada pelo mundo até chegar a Europa e tornar-se como nós o conhecemos hoje. Más a várias outras lendas de como foi criado o xadrez uma dessas lendas é a de que um jovem filósofo indiano chamado Lehur Sissa o tivesse criado isso ocorreu por que havia um poderoso hajá que tinha perdido seu filho em batalha e por isso vivia em depressão profunda Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar à casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.
    Outra lenda é a da deusa Caíssa essa jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso ela resolveu criar um jogo de estratégia como se fosse uma guerra, onde o exército das pesas negras confrontava o das pesas brancas. Feito o jogo, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destruiriam no. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade.

    ResponderExcluir
  114. Lenda de Sissa : Certo rei estava agoniado pois acabara de perder seu filho em uma batalha, entao ordenou que o sábio do reino criasse algo que o distraísse, entao o sábio o apresentou o xadrez. Maravilhado com o jogo, ordenou a Sissa que pedisse algo em recompensa. Sissa pediu um grão de trigo pela primeira casa, dois pela segunda, quatro pela terceira e assim sucessivamente até completar as
    sessenta e quatro casas do tabuleiro. Tão surpreso com o pedido ordenou que os tesoureiros do reino os contabilizassem, surpresa foi depois quando ficou sabendo que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida. O número de grãos que sissa havia pedido corresponde a 18.446.744.073.709.551.615 grãos.

    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante
    convidou-o para ser o vizir principal do reino.

    Marcelo Frisanco, 2º ano de Agropecuária

    ResponderExcluir
  115. Andriele Terres 1A M.A.11 de novembro de 2011 às 17:00

    Uma famosa lenda atribui a criação do xadrez ao filósofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.
    O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à subtração de 2 elevado à 64 de uma unidade, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615 grãos.
    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  116. Weslley Thiago Pereira de Jesus - Agropecuária 2 A11 de novembro de 2011 às 17:35

    Não se sabe ao certo o país que deu origem ao xadrez, mas acredita-se que civilizações antigas são o berço do jogo, principalmente a Índia, pois existem registros antigos do jogo na região.
    Existe diversos mitos e lendas da criação do xadrez, mas as principais é a de Sissa, um matemático indiano que criou o jogo para alegrar seu rei e a lenda de Caíssa, uma deusa que criou o jogo e o deixou na Terra.
    O xadrez sofreu muitas mudanças desde sua criação até os dias atuais, incruindo peças e movimentos, mas ainda sim é jogado e apreciado por muitas pessoas pois é um jogo de raciocínio e atenção.

    ResponderExcluir
  117. Rayany Raylla S De Moraes Turma: comercio11 de novembro de 2011 às 17:49

    Aluna: Rayany Raylla S de MORAES
    TURMA: COMERCIO
    parte (1)
    HISTORIA DO XADREZ
    Eu entendi que a historia do XADREZ
    tem suas origem controversa, no qual é possível afirmar foi inventado muito tempo atrais na Ásia. E assim Atualmente, a versão mais aceita é que foi surgiu na Índia com o nome de chaturanga, sendo então China, Rússia, Pérsia e Europa e entao a onde atingiu as regras atuais q nos uzamos para jgar o xadres. Diz que um dos primeiros registros literários surgiu no poema persa, escrito no século VI, e diz que a partir deste ponto sua evolução é melhor documentada sendo amplamente aceita no meio acadêmico. E assim Por volta do século XV o jogo estava difundido pelo velho continente e dentre as existentes do jogo a européia destacou-se mais, e asim devido a rapidez proporcionadas pela inclusão das damas e Bispos . e de tambem Apesar de já existirem literaturas anteriores na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogoos . E assim com as partidas começaram a ser registradas com maior frequencia. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa, e tambem em decorrência de grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, E assim em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacionalem Londres. E asim a popularidade das competições internacionais levou a criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhel Seteinitz em 1886 e tambem em 1924 foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE).O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo inteiro sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores ou profissionais), clubes, escolas. E assim há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, fala que é o dia do nascimento de Jose Raul Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. E no Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez instituiu o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez. E assim no Brasil, os campeonatos nacionais ocorrel desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes em campeonato disputado no Rio de Janeiro. E assim os primeiros campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960 na cidade de Brusquee a primeira campeã foi Dora Rúbio. O Xadrez Básico tornou-se um bests-selle no Brasil, tendo sido publicado pela primeira vez no ano de 1954.Na atualidade, um dos autores mais importantes é o MI Rubens Filguth que escreveu uma biografia de um dos mais importantes enxadristas brasileiros. E a obra de referência Xadrez de A a Z e foi e organizado a coletânea de ensaios A Importância do Xadrez, dentre outras obras.

    ResponderExcluir
  118. Rayany Raylla S De Moraes Turma: comercio11 de novembro de 2011 às 17:52

    Aluna: Rayany Raylla S De Moraes
    turma: comercio
    Parte 2 do trabalho
    Mitos da criação do xadrez

    O que eu entendi sobre a historia dos mitos sobre o xadrez é.Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. E assim Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    E assim um certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
    Entao o rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
    E também diz uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) foi inspirado por Caissa, uma ninfa.

    ResponderExcluir
  119. Carolina Marchezan Avelino
    Meio Ambiente I 2°"A"

    O xadrez é um jogo de tabuleiro que simula uma guerra, onde o grande objetivo é capturar o rei adversário usando estratégia. O xadrez vem de origem duvidosa, pois ainda não se tem um fundamento correto associado a sua criação, já chegaram a afirmar que a origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Há várias lendas que diz a respeito, mas a mais conhecida é uma que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Diz á lenda que em uma província indiana, um poderoso rajá havia perdido seu filho em uma batalha. Certo dia Sessa levou até ele um tabuleiro com 64 casas brancas e pretas, e peças que representava a infantaria, a principal peça era o próprio rajá. Dizia Sessa que o jogo faria com que rajá encontrasse a cura para sua depressão, e o que realmente aconteceu. Admirado com a invenção de Sessa o poderoso rajá decidiu retribuir o presente. Sessa pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. E o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida. Logo após serem feitos todos os cálculos possíveis os sábios do rajá ficaram impressionado com tamanha inteligência do jovem brâmane, pois descobriram que toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobrir tamanha divida. E ao poderoso rajá ficou uma única solução, que foi convidar Sessa para ser o principal vizir de seu reino. Sessa aceitou o convite e perdoou rajá por sua grande divida em trigo.
    Hoje a teoria mais aceita é que ele se originou na índia por volta do século VI D.C Era conhecido como “o jogo do exercito” ou “Chaturanga” e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Os árabes se interessaram pelo jogo e começaram a estudar-lo e descobriram que o jogo estava relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isso e foram os primeiros a escreverem suas regras.
    Mas pode ser que isso não passe de lendas ou teorias. E o que realmente há de mais antigo e real é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah, ao que parece a pintura representa duas pessoas jogando xadrez em data de aproximadamente 3000 antes da era cristã.
    Pelo fato de o xadrez ser um jogo de desenvolvimento mental e que habilita a percepção, coisas que fazem muito bem a mente, hoje ele é um esporte. E em 17 de Março de 1999 foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como um esporte olímpico.

    ResponderExcluir
  120. Maria de Fátima Budnik Chinikoski Turma: Meio Ambiente 2º "B"12 de novembro de 2011 às 14:56

    Aluna:Maria de Fátima Budnik Chinikoski
    Turma: Meio Ambiente 2º "B"

    Existem várias histórias e lendas sobre a origem do xadrez.
    Um dos primeiros registros literários surgiu no poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito no século VI, e a partir deste ponto sua evolução é melhor documentada sendo amplamente aceita no meio acadêmico.
    Na passagem do primeiro milênio da nossa era, o jogo já tinha se difundido por toda a Europa e atingido a Península Ibérica no Século X, sendo citado no manuscrito do Século XIII, o "Libro de los juegos", que discorria sobre o jogo.
    O jogo é baseado em um campo de batalha, onde vale a inteligência do jogador como se fosse uma espécie de "comendante" da batalha.
    As próprias peças são feitas com base nas batalhas que ocorriam. Cada jogador deve se considerar como o comandante e deve manipular seus peões e cavaleiros para o centro da batalha, visando proteger seu rei e derrubar o outro rei.
    Com essa técnica, o jogador esforça sua mente e eleva o seu QI, sabendo como jogar e também adquire, mesmo que sem saber, técnicas de batalha, que inspiraram na criação deste jogo.
    Em vários países eram jogados jogos com a mesma técnica ou finalidade, embora que tivessem algumas poucas diferenças, então foi difícil afirmar corretamente aonde se originou o jogo.
    Hoje existem dados que afirmam alguns locais com mais certeza, mas nada tão concreto.

    ResponderExcluir
  121. Aluna:Lígia Nunes Liberal
    Turma: Meio Ambiente 2°B
    Existem várias controversas quanto ao local de origem do xadrez, mas acreditasse que ele tenha surgido na Índia por volta do séc.VI.O xadrez pode ser que tenha derivado- se de um antigo jogo chamado “CHATURANGA”, com algumas regras diferentes do jogo atual.
    As lendas mais conhecidas em relação ao xadrez é a lenda de Caíssa e Sissa.A lenda Caíssa descreve a história de uma jovem deusa que enquanto previa como seria o futuro resolveu criar um jogo de estratégias, sendo que o mesmo baseava-se numa guerra entre exércitos.Cada exército tinha seus componentes e cada um deles sua obrigações.A deusa desejava guardar o jogo em um lugar seguro na Terra.Assim o xadrez foi parar na Índia, ganhando popularidade e regras, visto que estava havendo discordância entre os jogadores.
    Já a lenda de Sissa relata que o xadrez foi criado pelo filósofo Lehur Sissa, a fim de trazer conforto espiritual a um rajá que tinha perdido seu filho em uma batalha. Maravilhado com o jogo, o rajá disse para Sissa escolher qualquer coisa em recompensa. simplesmente ele pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro,dobrando a quantidade de grão até chegar a casa de n° 64.Vendo a simplicidade do pedido, rajá pediu que os tesoureiros de seu reino contabilizassem o quanto iria dar de grãos de trigo.
    Surpreso ficou o rajá quando ficou sabendo que as riquezas da Índia não seria suficientes para pagar a promessa feita. Admirado com a esperteza de Sissa, o rajá convidou ele pra morar vizinho ao reino dele.

    ResponderExcluir
  122. Wilker Valandro Meio Ambiente 1ºB

    A LENDA DE SISSA
    A famosa lenda atribui a criação do xadrez ao filósofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.

    O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à subtração de 2 elevado à 64 de uma unidade, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615 grãos.

    Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino.

    ResponderExcluir
  123. Thais Carolina K. Oliveira19 de novembro de 2011 às 12:13

    Thais Carolina K. Oliveira . Agropecuaria 1"A"

    A Lenda de Sissa

    Existem várias lendas sobre o surgimento do XADREZ, uma delas diz que o xadrez foi inventado para distrair um rei que estava enfermo.
    O xadrez é conciderado um jogo para o nosso raciocínio lógico .Essa lenda nos conta que esse rei muito entusiasmado disse ao sábio criador do jogo do xadrez que pedisse o que quisesse de recompensa.Então o sábio pediu uma moeda de prata para a primeira casinha do tabuleiro, e que a cada casinha aumentada dobrasse o número de moedas.A principio o rei achou muito pouco, mas pediu que seus súditos dessem o que ele pediu, mas na hora de calcular eles descobriram que o que o sábio havia pedido era muito maior do que se podia imaginar, e que seria impossível paga-lo.E o jovem acabou abrindo mão do pedido, o rei o nomeou seu conselheiro .
    Diz a lenda que o rei não soube o que mais admirar, se a invenção do xadrez ou a engenhosidade do pedido de Sissa

    ResponderExcluir
  124. Marciana da Luz Morales 2º B MA21 de novembro de 2011 às 11:08

    Alguma das lendas da criação do xadrez é de um sábio chamado Sessa, que inventou um jogo que representava uma guerra e pediu como recompensa ao rei um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, sempre dobrando a quantidade da casa anterior. Essa lenda foi contada diversas vezes. Outra versão desta lenda é que um governante da Índia havia perdido seu filho em uma batalha, entrou em uma grande depressão, assim Sessa, apresentou a ele um tabuleiro com 64 casas brancas e negras e com varias peças representando cavalos, carros de combate, o próprio Rei e outros, como gratificação o Rei deu a ele um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda e assim aumentando sucessivamente, devido a esse jogo ter tirado ele da depressão.
    Alguns autores como Murray afirma que o xadrez surgiu na índia, mas ao longo tempo, algumas descobertas colocam em dúvida esta teoria.
    Existem diversas teorias sobre o surgimento do xadrez, uns dizem que nasceu na Pérsia, outros na China e que estes influenciaram de forma marcante o surgimento do xadrez.

    ResponderExcluir
  125. Aluna : Thaisa Batista da Silva Turma : Meio Ambiente Serie : 1° B23 de novembro de 2011 às 04:13

    A lenda de Caíssa
    Diz à lenda que uma deusa fazia suas previsões para saber do futuro e então acabou criando um jogo de estratégia, onde o exercito branco confrontava-se com o exercito negro, cada exercito tinha oito peões, dois cavalos, duas torres, dois bispos um rei e uma dama. Cada um tinha movimentos diferentes, os peões: só podiam andar duas casas na primeira jogada e comer na diagonal. Cavalos: só podem atacar em L e podem pular casas. Torres: recebeu a habilidade de fazer roque (movimentação de duas peças com o principal objetivo de proteger o rei, ele pode ser pequeno ou grande), só podem andar na horizontal ou vertical. Bispos: só poderiam andar na diagonal. Dama: foi feita em referência a própria deusa e não recebeu nenhuma restrição. Rei: ele só se movimenta uma casa na sua direção vertical, horizontal, vertical e diagonal desde que não estejam sobre ataque. Quando a deusa terminou de fazer seu jogo com medo de que seus pais o vissem e destruísse ela resolveu jogar em um local qualquer na Terra, o xadrez foi parar na Índia onde ganhou grande popularidade.

    ResponderExcluir
  126. Nome: Vinicius M. Hoffmann 2Agro23 de novembro de 2011 às 08:24

    O xadrez ele é um jogo consideravelmente difícil, pois exige que as pessoas pensem de mais, pois ele não e um jogo de sorte e sim de estratégia, um jogo muito popular na Europa e que ainda os alunos que praticam xadrez tem melhor desempenho nas aulas, ninguém sabe ao certo de onde surgiu mais em consenso os cientistas concordou que o local mais provável é a índia mais era um jogo com regras diferentes das de hoje se chamava chaturanga, mais a cientistas que acreditam que seja na China.
    A varias lendas sobre a origem também que um brâmane indiano chamado Lahur Sessa criou o jogo porque um poderoso rajá ele estava em depressão, pois perdeu seu filho em uma batalha e para animar esse rajá ele criou o jogo, e conseguiu então para agradecer o criador do jogo de tabuleiro o rajá quis agradecer então pediu que Lahur fizesse um pedido então o mesmo pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa então depois de vários cálculos os sábios viram que nem todos os grãos do reino durante 2000 anos não seria possível cumprir esse pedido então o rajá convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo

    ResponderExcluir
  127. Mariana Gomes Frisanco
    Agropecuaria 1º A .
    Nº de chamada (lista atual) : 13

    Xadres

    O mito mais famoso é o de Sessa, um jovem brâmane indiano.
    Havia um poderoso rajá que perdera seu filho em batalha, e entrou em constante depressão. Certo dia Sessa foi visitar o rajá, e mostrou um tabuleiro com 64 casas, sendo elas negras e brancas, com suas peças representando a cavalaria, o rajá, o vizir, os carros de combate...
    Sessa explicou o jogo ao rajá, e disse que iria curas sua depressão, e traria paz espiritual a ele.
    O rajá muito agradecido, quis dar uma recompensa, Sessa então, pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, e que o numero de grãos dobrasse a cada casa. O rajá primeiramente achou muito pouco, mais concordou, no fim, foram fazer as contas, os sabios do rajá ficaram impressionados , pois toda a safra do reino durante 2.00 anos não seria suficiente para pagar a divida. o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa.

    ResponderExcluir
  128. luno: Samuel Abiézer de Carvalho Série: 1° ano Comércio25 de novembro de 2011 às 05:55

    Os historiadores não sabem ao certo aonde surgiu o xadrez, estimulasse que foi inventado na Índia com o nome de chaturanga, ou na China nos séculos 204 -203 a.C. pelo líder militar Han Xin, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. O jogo era conhecido como Xiangqi.
    Outra lenda é que o xadrez foi inventado para alegrar um rei que tinha perdido seu filho na guerra.
    O xadrez é uns dos jogos mais antigos e famosos do mundo, com varias competições nacionais e internacionais. Ele é um jogo que mexe com as habilidades lógica, estratégica e tática, com um nível de conhecimento muito alto e de certa complexidade.

    ResponderExcluir
  129. Samantha Dias Flores Hermes Agropecuária 1º "A"28 de novembro de 2011 às 05:21

    Contasse que o rajá Balhait estava cansado de jogas de sorte e pediu para eu um sábio de seu reino fizesse um jogo em que a inteligência , prudências e sabedoria prevalecesse.
    Após um tempo o sábio apresentou ao rajá um tabuleiro e varias pecas representando a guerra pois é onde se precisa de mais atenção e prudência.
    O rajá se encantou e disse ao sábio que pedisse oq quisesse como recompensa.
    Então o sábio pediu o tabuleiro cheio de trigo, sendo eu na primeira casa houvesse um grão, na segunda dois, na terceira quatro, na quarta oito e assim sucessivamente ate preencher todas as casas do tabuleiro.
    O rajá ofereceu um saco de trigo achando que ali havia grãos de sobra mais o sábio disse que queria o que lhe cabia, nem a mais nem a menos
    Então o rajá ordenou a seus matemáticos que calculassem o quanto de trigo devia ser pago, foi só então que lhe disseram que todo o trigo da índia não seria suficiente para pagar o sábio!
    Para o alivio do rajá o sábio disse que sabia que a recompensa não poderia ser paga pois com aquela quantia daria para cobrir a superfície da índia com quase uma polegada de espessura de trigo.

    ResponderExcluir