domingo, 19 de junho de 2011

Sejam todos bem-vindos a este blog

Olá pessoal,
Este blog tem a finalidade de postarmos nossas atividades de educação física do IFMT - Campus Juína e trocarmos idéias relacionadas a educação física.
Façam bom proveito.

15 comentários:

  1. Encontrei duas lendas interessantes, nas quais a que mais me chamou atenção foi a de Sissa, onde um jovem e sábio impressiona seu Rei com o jogo de xadrez e consegue uma recompensa, recompensa essa, muito bem pensada que o deixaria muito poderoso, mas que não cabia aos bens do Rei. E impressionado com sua inteligência o Rei convida o jovem para ser seu conselheiro. E a partir dessa lenda percebe-se que a intenção é demonstrar como o xadrez é um jogo que exige muito pensamento, inteligência e paciência, assim possibilitando o jogador de montar uma estratégia e capturar o tão esperado Rei. Lembrando que foi praticamente isso que ocorreu na lenda. Aluna: Karyna Lorrainy da Silva; n°3; Turma: Meio Ambiente 2° B

    ResponderExcluir
  2. dizia a lenda que o xadrez é um jogo criados sobre as táticas das batalhais medievais e que cada pesa continha uma maldição de efetuar apenas um estilo de movimento tento por objetivo a captura do rei
    na índia outra lenda interessante é de que um filosofo indiano Lehur Sissa. Ele teria inventado o xadrez a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha,Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual.Admirado com a inteligência do filósofo, o governante convidou-o o para ser o vizir principal do reino. lucas vargas agropecuária 2º ano A

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Thalita Cella Jaques
    Turma: Meio Ambiente 2º ‘’B’’
    Nº Chamada: 25

    Lenda de Caíssa

    Desde os tempos primórdios até hoje surgiram varias mitologias que contam a respeito da criação do xadrez, uma delas é a Lenda de Caíssa, onde relata que há milhões de anos atrás, Caíssa era uma jovem deusa que fazia previsões do futuro, com isso teve uma brilhante ideia de criar um jogo, no qual se utilizava de muita estratégia, onde se tratava de dois exércitos: brancos e negros, cada exército era composto por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma rainha e um rei.
    O jogo foi criado, mas a jovem resolveu esconder seu jogo para que seus pais não descobrissem e posteriormente os destruir. Mas Caíssa não sabia onde esconder resolveu então joga-lo em qualquer lugar da Terra. Ela jogou e o jogo foi cair na Índia. Os indianos ao descobrirem o jogo ficaram admirados e tentaram joga-lo, porém sempre havia discussões entre os jogadores, então os indianos resolveram criar uma regra para que todos seguissem. Muitos anos depois Caíssa resolveu pegar seu jogo de volta e mostra-lo a seus pais, mas como o jogo já era conhecido ela resolveu deixa-lo de vez na Terra. Assim conta a lenda de como surgiu o xadrez

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Thais Cella Jaques
    Turma: Meio Ambiente 2º B
    Nº chamada: 24

    Mitos da criação do xadrez

    Existem vários, mitos lendas que relatam a história do xadrez.
    Como por exemplo o mito Segundo a lenda o homem que calculava nessa província chamada Taligana havia um poderoso raja que passou a te depressão por causa da perda de seu filho em uma batalha e que passou a não cuidar mais de si e nem do reino.
    Um dia o poderoso Raja foi visitado por Sessa que o apresentou ao Raja um tabuleiro no qual possuía 64 casas brancas e negras que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, principal vizir e o próprio rajá. E Sessa explicou para Raja que a pratica do jogo daria conforto espiritual a Raja, ou seja que acabaria com a depressão dele, na qual teve efeito.
    E Raja ficou muito agradecido e queria contribuir com a sua ajuda e Sessa pediu a Raja apenas um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quarta para terceira, oito para quarta e assim continuou sucessivamente até chegar na ultima casa do tabuleiro.
    E Raja espantado com o pedido atendeu o pedido de Sessa.
    Depois que foram feitos os cálculos os sábios de Raja ficaram admirados com o resultado que a quantidade de grão que havia atingido, porque segundo ele a safra do reino durante2.000 anos não seria suficiente para cobri-la.
    Eles ficaram admirados com a inteligência do brâmane.

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Samira Peruzzo
    Turma: Comércio
    Número da chamada: 22


    Xadrez
    O Xadrez é um jogo muito antigo, que é apreciado dês de a sua criação. Hoje em dia não se sabe ao certo como se deu o seu surgimento, mas existem muitas especulações e lendas sobre este assunto, lendas as quais, relatam as possíveis causas e motivos, que levaram a criação deste magnífico jogo, atualmente a versão mais aceita, é uma que surgiu na Índia durante a dinastia Gupta no século VI.
    Dizemos os historiadores que o jogo chamado chaturanga representava as quatro divisões militares da Ásia. Pouco tempo depois ele chegou a Pérsia com modificações nas peças e outro nome, La ele passou a ser chamado de shatranj. Quando os Persas foram dominados pelos árabes, este jogo começou a se espalhar pelo mundo. E ao chegar na Espanha seu nome foi modificado para acedrex, axedrez e, finalmente, ajedrez, atualmente chamado de xadrez. Dês do surgimento do xadrez, não houve muitas modificações, em sua forma de jogar, o objetivo do jogo e os movimentos das pecas são quase os mesmos de antigamente.
    Há uma lenda, que diz que o xadrez foi criado a pedidos de um rei, que queria se distrair com um jogo novo, ele então pediu a um filósofo para criá-lo e este criou o xadrez, que consiste em uma batalha que ocorre em um tabuleiro, é uma batalha entre dois exércitos um de peças brancas e outro de peças negras. Dis também q ele era jogado em um tabuleiro com pequenos quadrados de uma única cor.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Isamara Cezimbra Greim
    Turma 1°"A" Meio Ambiente


    Xadres - O nascimento de um esporte (1850-1945).
    O primeiro torneio moderno de xadrez ocorreu em Londres em 1851. O campeão foi o alemão Adolf Anderssen, relativamente desconhecido à época, sendo aclamado como o melhor enxadrista do mundo. O seu estilo enérgico e brilhante, tornou-se muito popular, sendo imitado pelos outros praticantes. Suas partidas repletas de sacrifícios, tais como a Imortal ou a Sempreviva, foram consideradas como as mais altas realizações da arte enxadrística. A Imortal é citada por alguns autores como a mais famosa partida da história do enxadrismo.

    ResponderExcluir
  7. Lendas do Xadrez
    A LENDA DE CAÍSSA
    Ha muitos anos atrás, uma jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso, ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei,a dama era amais forte de todos.
    A dama foi feita como referência à própria deusa. Por isso, não recebera nenhuma restrição.
    O rei foi feito como os grandes general. com o jogo feito, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destrui-lo-iam. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade. Mas devido à ausência de regras, houve muita discordância entre os jogadores. Por isso eles resolveram fazer regras, que fossem seguidas por qualquer pessoa. Depois de muitos anos, Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar à seus pais. Mas quando ela percebeu que o xadrez era muito conhecido e jogado, resolveu deixá-lo na Terra definitivamente.
    A LENDA DE SISSA
    Outra grande lesda famosa lenda atribui a criação do xadrez que diz que um grande filosofo teria inventado a fim de acabar com a agonia de um rajá que perdera seu filho numa batalha. Sissa apresentou o xadrez ao poderoso rajá, informando-o que sua prática traria conforto espiritual. Maravilhado com o xadrez, o rajá disse a Sissa para ele pedir qualquer coisa como recompensa. Sissa pediu simplesmente um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta e assim por diante, dobrando a quantidade em progressão geométrica, até chegar na casa de número sessenta e quatro. Com pedido tão simples e aparentemente tão humilde, o rajá cedeu e pediu aos tesoureiros do reino que o contabilizassem. Surpresa foi depois quando o rei foi informado que todas as riquezas da Índia seriam insuficientes para pagar a recompensa prometida.

    Aluno: Rai da silva Peres
    Turma: Turma m.a 1b

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que a historia do XADREZ
    tem suas origem controversa, no qual é possível afirmar foi inventado muito tempo atrais na Ásia. E assim Atualmente, a versão mais aceita é que foi surgiu na Índia com o nome de chaturanga, sendo então China, Rússia, Pérsia e Europa e entao a onde atingiu as regras atuais q nos uzamos para jgar o xadres. Diz que um dos primeiros registros literários surgiu no poema persa, escrito no século VI, e diz que a partir deste ponto sua evolução é melhor documentada sendo amplamente aceita no meio acadêmico. E assim Por volta do século XV o jogo estava difundido pelo velho continente e dentre as existentes do jogo a européia destacou-se mais, e asim devido a rapidez proporcionadas pela inclusão das damas e Bispos . e de tambem Apesar de já existirem literaturas anteriores na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogoos . E assim com as partidas começaram a ser registradas com maior frequencia. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa, e tambem em decorrência de grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, E assim em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacionalem Londres. E asim a popularidade das competições internacionais levou a criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhel Seteinitz em 1886 e tambem em 1924 foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE).O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo inteiro sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores ou profissionais), clubes, escolas. E assim há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, fala que é o dia do nascimento de Jose Raul Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. E no Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez instituiu o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez. E assim no Brasil, os campeonatos nacionais ocorrel desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes em campeonato disputado no Rio de Janeiro. E assim os primeiros campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960 na cidade de Brusquee a primeira campeã foi Dora Rúbio. O Xadrez Básico tornou-se um bests-selle no Brasil, tendo sido publicado pela primeira vez no ano de 1954.Na atualidade, um dos autores mais importantes é o MI Rubens Filguth que escreveu uma biografia de um dos mais importantes enxadristas brasileiros. E a obra de referência Xadrez de A a Z e foi e organizado a coletânea de ensaios A Importância do Xadrez, dentre outras obras.
    Aluna : Rayany Raylla Silva De Moraes Turma : comercio

    ResponderExcluir
  9. Parte 2 do trabalho
    Mitos da criação do xadrez

    O que eu entendi sobre a historia dos mitos sobre o xadrez é.Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. E assim Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
    E assim um certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
    Entao o rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
    Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
    E também diz uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) foi inspirado por Caissa, uma ninfa.

    Aluna: Rayany Raylla Silva De Moraes Turma: Comercio

    ResponderExcluir
  10. Vagner de Carvalho Daniel 1º A de Agropecuária11 de novembro de 2011 às 11:48

    LENDA DE CAÍSSA

    A lenda conta que uma Deusa que fazia previsões do futuro, e com isso ela resouveu criar um jogo que se elaborace uma guerra assim contendo todas as peças do chadrez atual.Nessa lenda todas as peças foram amaldiçoadas exeto a dama que se auto se representava.E assim a deusa com medo de seus pais descobrir o jogo e destrui-lo ela resouvel jogalo na terra, esse jogo na terra teve muintas disavenças entre seus jogadores pois não avia regras. Fazendo com que os proprios jagadores criacem as regras do jogo que poderia ser respeitada por todos, depois de muinto tempo a Deusa resouveu resgatar esse jogo e mostrar a seus pais ,percebendo que esse jogo era muito popular ela resouve deixar o jogo na terra. ASSIM SEGUNDO A LENDA DANDO ORIGEM AO NOSSO XADREZ ATUAL.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Pâmela S. da Silva. Nº 16
    Turma: M.A 2ºB.

    História do Xadrez

    Existem varias versões sobre o surgimento do xadrez, sendo uma delas de que o xadrez surgiu na Índia, sendo chamado de chaturanga,o mesmo foi se expandindo pela China, Rússia, Pérsia e Europa, onde o jogo foi sofrendo modificações até atingir as regras atuais.

    Lenda: O Monge Sissa

    A lendas conta que um rei entrara em depressão, após ter perdido o filho em uma guerra.
    Presenciando todo esse episódio de sofrimento, os ministros vão à procura do monge Sissa. Atendendo o pedido dos ministros, o monge vai até o reino e apresenta um novo jogo.
    No decorrer do jogo o rei percebe que a disposição das peças repetia a formação dos exércitos, na guerra em que morreu seu filho. Então, o rei entendeu que era necessário a morte de seu filho para que houvesse a vitória sobre o adversário.
    Muito grato pelo monge o fazer compreender a situação, o rei oferece uma recompensa ao monge. O monge pede ao rei grãos de trigo: um grão pela primeira casa do tabuleiro, dois grãos de milho pela, quatro pela terceira e assim sucessivamente. Aparentemente a recompensa parecia ser insignificante, mas quando os matemáticos do reino trouxeram o resultado ao rei, o mesmo ficou espantado pois a quantia era muito alta, além do que o rei poderia pagar.

    ResponderExcluir
  12. Yuri Rodrigues 1° A Agro11 de novembro de 2011 às 17:07

    A história do xadrez tem sua origem controversa, do qual é possível afirmar foi inventado na Ásia.
    Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa.
    Peão,Torre,Cavalo,Bispo,Rei e a Dama

    ResponderExcluir
  13. Nathalia Barros 1º B Meio Ambiente
    A historia do Xadrez
    O xadrez teve as suas regras atuais na China Russia, Persia, Europa. Mais o xadrez foi criado na Asia, que hoje é difundida que surgiu na Índia, a quem diz que a origem do xadrez é um do maior mistério no mundo, pois existe varias teorias de seu surgimento entre ele é que um Rajá militar chamou sua corte para que fiseses algo que o tirasse do tedio, surgindo assim o xadrez .
    Em um tabuleiro de xadrez pode se notar nas laterais letras e numeros, no qual serve para anotar as jogadas de cada competidor, para que aquele mesmo jogo possa ser rejogado,e todas essas tradição é mantido ate hoje .

    Beijao professor inté ;* - por: Nathalia

    ResponderExcluir
  14. Karoline Serigiolli -
    Turma: MEio Ambiente 2° B

    O nascimento de um esporte (1850-1945)
    O primeiro torneio moderno de xadrez ocorreu em Londres em 1851. O campeão foi o alemão Adolf Anderssen, relativamente desconhecido à época, sendo aclamado como o melhor enxadrista do mundo. O seu estilo enérgico e brilhante, tornou-se muito popular, sendo imitado pelos outros praticantes. Suas partidas repletas de sacrifícios, tais como a Imortal ou a Sempreviva, foram consideradas como as mais altas realizações da arte enxadrística. A Imortal é citada por alguns autores como a mais famosa partida da história do enxadrismo.

    ResponderExcluir
  15. Karoline Serigiolli -
    Turma: MEio AMbiente 2° B

    O primeiro torneio moderno de xadrez ocorreu em Londres em 1851. O campeão foi o alemão Adolf Anderssen, relativamente desconhecido à época, sendo aclamado como o melhor enxadrista do mundo. O seu estilo enérgico e brilhante, tornou-se muito popular, sendo imitado pelos outros praticantes. Suas partidas repletas de sacrifícios, tais como a Imortal ou a Sempreviva, foram consideradas como as mais altas realizações da arte enxadrística. A Imortal é citada por alguns autores como a mais famosa partida da história do enxadrismo.

    ResponderExcluir